15 Dicas de Como Encontrar um Propósito Dentro da Carreira

Muitas pessoas, em algum ponto da carreira, passam a encarar o trabalho como uma obrigação. A sensação de desmotivação e perda de rumo toma conta.

Essas pessoas sentem a necessidade de pertencer a alguma coisa maior e deixar sua marca no mundo. Enfim, encontrar propósito dentro da carreira.

Nessas horas, você deve parara um pouco e pensar. É necessário ver o que você precisa fazer, profissionalmente. Apenas fazendo esse tipo de meditação, é possível ter sucesso profissional.

Por isso, hoje falaremos sobre 15 dicas para você encontrar um propósito dentro da carreira e mudar a sua vida profissional. Como também, descubra como aprender inglês pode estar relacionado com todas essas dicas. Confira!

business-english-meeting

É Possível Encontrar Um Propósito Dentro da Carreira?

Sim. Mas, para isso, é necessário que se mudem algumas visões. É necessário que se tenha em mente que não é preciso dissociar trabalho e prazer.

Para tal, ajuda bastante se você encarar o seu ambiente de trabalho como um lugar de transformação. Tanto de situações, quanto de pessoas.

Esse tipo de atitude pode, não só dar mais sentido ao seu trabalho, como à sua vida pessoal. A sensação de realização é apenas um dos benefícios.

Quais São Os Benefícios De Se Encontrar Propósito Dentro da Carreira?

Quando temos um propósito bem definido, ele pode agir como um motor, para te motivar a encontrar e tirar o máximo de seus pontos fortes.

Assim, você sempre dará o seu melhor. E, a partir daí, existem muitas vantagens, sendo as principais:

  • Maior definição de seus objetivos;
  • Maior felicidade;
  • Sensação de realização plena;
  • Mais motivação para e ao trabalhar;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais foco no que faz;
  • Sabendo seus objetivos, suas chances de atingi-los serão maiores;
  • Senso de pertencimento.

15 Dicas de Como Encontrar Um Propósito Dentro da Carreira

Para alcançar seus objetivos, é necessário que seu trabalho faça sentido. Por isso, veja essas 15  dicas para encontrar propósito dentro da carreira, bem como, o aprendizado do inglês está relacionado com esse assunto.

1 – Mude sua visão do trabalho

Como já falamos, para encontrar propósito dentro da carreira, é necessário que você encare o seu trabalho como uma ferramenta de transformação. Isso já o colocar em um patamar, completamente, diferente da maioria das pessoas. E isso é o primeiro passo para que você se destaque em relação a elas.

Nesse sentido, aprender inglês pode ajudar a trazer uma nova visão de mudo e do seu ambiente de trabalho. Tudo isso devido ao contato com novas culturas e os conhecimentos de outros países acerca da sua área de atuação.

2 – Reflita sobre si mesmo

O seu desenvolvimento pessoal passa por você. É necessário que você tenha em mente que tipo de pessoa deseja ser no trabalho. Esse tipo de atitude deve ser tomada ao mesmo tempo em que você muda o seu jeito de encarar o ambiente de trabalho. Reflita sobre sua carreira e decida se é realmente o que você quer. Se a resposta for sim, encontre maneiras de se aprimorar e fazer a diferença na profissão.

encontre proposito na carreira com ingles no cambly

3 – Não tenha medo de se perguntar

Quando em um processo de reflexão, precisamos nos fazer algumas perguntas. Não se acanhe em se perguntar o motivo de você fazer o que faz. Ou o que te faz levantar, todos os dias, para labutar. Também, se pergunte o que te deixa feliz. E, também, se o que você faz hoje, lhe fará chegar onde quer. E responda as perguntas com sinceridade.

4 – Tenha objetivos bem definidos

Ter objetivos é o que motiva a todos nós a fazer alguma coisa. Eles, também, nos direcionam a encontrar propósito dentro da carreira, pois nos dão clareza. Logo, ter objetivos claros é mais um passo importante.

5 – Avalie seu perfil profissional

Esse é um passo importante para que você defina seus objetivos. Se o seu perfil profissional estiver em desacordo com os seus objetivos, é necessário que se façam algumas adaptações em algum dos pontos.

6 – Tenha Metas

Depois dessa extensa avaliação e da definição de objetivos, para encontrar propósito dentro da carreira, é hora de traçar suas metas. O cenário ideal é ter metas de curto, médio e longo prazos, para sempre ter um norte durante sua jornada. Essas metas precisam ser realistas. Mas devem lhe impor algum tipo de desafio.

7 – Mantenha-se estudando

O número de pessoas se formando e ingressando no mercado de trabalho, cresce a cada dia. Dessa forma, estar, sempre se atualizando é uma questão de sobrevivência. Afinal, o profissional mais adaptado é o que continua trabalhando, pois mostra seu valor frente a empresa.

E, manter-se trabalhando é vital, se você deseja encontrar propósito dentro da carreira. Além disso, não se esqueça que, conforme você estuda, seus horizontes se abrem e seus objetivos podem se tornar mais claros. Ou, até, se modificarem, no meio do caminho. Por isso, aprender inglês também está diretamente ligado com essa dica.

8 – Saia da zona de conforto

Se você deseja se desenvolver e alcançar patamares mais altos, em sua carreira, se acomodar não é uma opção. É quando buscamos novos conhecimentos e desafios, que nos desenvolvemos. Pessoal e profissionalmente. Até hoje, não foi encontrada outra maneira de fazer isso. Aprendendo inglês, as opções se expandem consideravelmente quando quiser se elevar na carreira.

9 – Aprenda habilidades novas

Estudar é, sem qualquer sombra de dúvidas, fundamental para encontrar propósito dentro da carreira. Mas somente isso não basta. Além do seu perfil técnico aperfeiçoado, é necessário que se tenha habilidades comportamentais desenvolvidas. Dessa maneira, você pode ser considerado um profissional completo.

Entre essas habilidades, podemos destacar: a capacidade de se comunicar em equipe; a aptidão em inovar; a inteligência emocional, sob forte tensão; a resiliência, em situações de crise; o comprometimento; a flexibilidade; a autonomia; a postura multidisciplinar; o pensamento crítico; a ética e a resolução de problemas complexos.

Entretanto, não se esqueça também que, se tem uma habilidade que é exigida hoje em dia na maioria das corporações e das carreiras profissionais, é saber falar inglês.

Relevancia do Ingles na Carreira Cambly business english

10 – Tenha um bom networking

Manter uma boa rede de contatos, através da troca de experiências e de informações, relativas ao trabalho (ou, dependendo da situação, não) é uma ferramenta mais poderosa do que você imagina. E ela pode te levar aos seus objetivos mais rápido do que você imagina.

Isso porque, para encontrar propósito dentro da carreira, por vezes, você vai ter que recorrer a esse networking. Por mais que você se esforce, não é possível ascender, profissionalmente, sem a ajuda de ninguém. Nem pessoalmente, se você analisar direito.

Mas, também, é necessário que você faça a sua parte. Não deixe para procurar a sua rede de contatos, apenas, quando precisar de ajuda. Toda relação precisa ser alimentada para que se fortaleça com o tempo. Caso contrário, ela pode se perder e ser esquecida.

Aprender inglês expandirá muito mais a sua rede de networking!

11 – Tome atitudes práticas

Depois de tanta preparação, chegou a hora de começar a trabalhar. Seu planejamento de nada vai valer, se você sentir-se inseguro, quando for colocá-lo em prática. Isso pois, quanto mais você adia o início do projeto, mais adia os seus resultados.

É importante tirar da cabeça aquela ideia de que você vai começar a agir, quando tiver superado os seus problemas. Ninguém consegue superar todos os problemas. E, a medida que você for trabalhando, vai começar a resolver suas dificuldades e adquirir mais conhecimento.

Por isso, o seu projeto precisa ter uma data para começar. E uma data para terminar. Assim, vai ficar mais fácil saber se você está dentro do seu cronograma. E, caso seja necessário, rever algumas coisas, ao longo do caminho.

12 – Não desanime

Todos nós enfrentamos problemas. Você deve estar encarando alguns agora mesmo. E, infelizmente, teremos problemas até o fim da vida. Por isso, para se encontrar propósito dentro da carreira, é necessário que se tenha coragem para enfrentar essas dificuldades de frente. Isso, mantendo a calma e estando no controle da situação.

Uma das maneiras de manter-se firme em seu projeto é, sempre, prestar atenção ao planejamento que você fez. A não ser que você perceba que ele o está afastando dos seus objetivos. Se esforce, ao máximo, para segui-lo. Isso vai lhe dar mais força para não desanimar na primeira dificuldade.

Lembre-se de que ninguém é imune a quedas. Mas o que define uma pessoa de sucesso é a sua capacidade de continuar se levantando. Não importa quantas vezes você caia.

13 – Passe confiança às outras pessoas

Ter confiança em si mesmo é fundamental para que você chegue mais perto de seus objetivos. Isso porque é impossível alcançar seus objetivos sem que você acredite que possa. Lembre-se que, nem todos que desejaram, conseguiram. Mas todos que conseguiram desejaram.

O pensamento positivo é fundamental nesses casos. Mesmo que as dificuldades apareçam, você deve persistir. E, no caminho, é uma boa ideia, transmitir esse otimismo a outras pessoas. Isso vai, no futuro, motivar você, quando notar o impacto positivo que você causa.

investir em Ingles pode melhorar a sua carreira

14 – Preste atenção ao seu progresso

Para manter a sua confiança e alcançar seus objetivos, depois de encontrar propósito dentro da carreira, a avaliação do seu progresso é um passo muito importante. Isso vai lhe mostrar como você está, em relação à sua meta.

Para isso, acompanhe cada uma das etapas da sua grande meta. Veja se você alcançou o que planejou, no tempo em que você planejou. Se preciso, veja onde você pode melhorar. E, depois de ajustar suas atitudes, continue em frente.

15 – Saiba o que é importante para você

Por vezes, não somos nós ou nossas atitudes que temos que mudar para encontrar propósito dentro da carreira. Ou alcançar nossos objetivos, depois de encontrá-los. Às vezes, temos de mudar nossos planos ou objetivos.

Isso acontece porque mudamos. As circunstâncias mudam. Ou, por vezes, nossa visão de mundo se torna mais clara. Não tenha vergonha de reajustar seu curso. Tenha em mente qual é seu, verdadeiro, objetivo. E siga em direção a ele.

***

Ter prazer no trabalho e encontrar propósito dentro da carreira não é algo que todos conquistam em sua vida profissional. Infelizmente. Mas, como você viu, isso é possível. Mas, para tal, é preciso, muitas vezes, parar e pensar. Para, daí, agir e seguir em direção às suas metas.

Dito isto, você percebeu que todas as dicas, além de alguma delas estarem ligadas diretamente com o aprendizado do inglês, também servem para a motivação dos estudantes do idioma?

Então, assim como encontrar um propósito dentro da carreira, para atingir a fluência, você deve encontrar o seu propósito no aprendizado do inglês e seguir essas dicas para alcançar os seus objetivos. E se você precisar de ajuda no caminho, pode contar com o aplicativo Cambly!

Esperamos ter ajudado, muito obrigado e até a próxima!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: