15 Oportunidades Para Carreiras Internacionais

O inglês é a língua franca do mundo. Embora seja, como primeira língua, a segunda mais falada do mundo, é o segundo idioma de todos. Ou seja, mesmo que você esteja falando com alguém que você não entende o idioma (e vice-versa), o inglês vai permitir o diálogo entre vocês.

Por isso mesmo, saber inglês lhe abre portas para trabalhar no exterior e expandir os seus horizontes profissionais. Isso é normal, visto que a comunicação com seus colegas de trabalho, para facilitar a comunicação, será quase que totalmente em inglês.

Pensando nisso, preparamos essa lista com 15 profissões onde o inglês abre oportunidades para carreiras internacionais. Veja se a sua carreira dos sonhos não está nessa lista e fique com a gente!

Relevancia do Ingles na Carreira Cambly business english

Por Que o Inglês É Importante Nessas Carreiras Internacionais?

Porque auxilia na comunicação. Em carreiras internacionais, o contato com pessoas de diversas culturas é frequente. Portanto, o inglês serve para que você possa falar com qualquer pessoa, não importando a origem dela. Visto que o idioma é uma ponte entre dois outros, geralmente, mais complexos.

Além disso, é a chance de conhecer mais pessoas e, por consequência, novas culturas. O que pode abrir as portas para um maior crescimento pessoal e profissional.

15 Oportunidades de Carreiras Internacionais em Destaque nos Últimos Tempos

Confira agora a lista das 15 oportunidades para carreiras internacionais:

1 – Comércio Exterior

Aqui, vemos diversas opções para carreiras internacionais. Se você quer começar a trabalhar com o comércio com outros países, existe a possibilidade de fazer um curso tecnológico em Comércio Exterior, que é mais curto (e mais barato) que a maioria dos cursos superiores.

Escolhendo essa carreira, o profissional em Comércio Exterior precisa estar atento às tendências do mercado global, necessitando ler as notícias, diretamente, na fonte, ou seja, na maioria em inglês. Assim, ele evita erros e perda de tempo. Dessa forma, pode identificar como e quando uma empresa pode agir para fechar os melhores negócios.

Por vezes, a profissão obrigará o tecnólogo em Comércio Exterior a viajar, a trabalho, para fechar parcerias com maior facilidade. Mesmo que mais curtas que viagens a lazer, é necessário que se tenha conhecimento da língua inglesa e da cultura do país que você visita.

2 – História

O trabalho do historiador é, com base em documentos e evidências do passado, poder compreender melhor o panorama atual. Isso pode permitir a outros profissionais traçarem políticas públicas ou, até mesmo, publicitários realizarem campanhas mais bem-sucedidas.

Esse estudo vai entrar em contato com documentos em outros idiomas ou, até mesmo, outros estudos, que estejam em inglês. Além disso, para ter maior alcance, é necessário que o historiador também publique seus achados nesse idioma.

Relevancia do Ingles na Carreira com Cambly

3 – Relações Internacionais

Esse é, definitivamente, o curso para quem deseja uma carreira internacional, como o próprio nome já dá uma pista. O profissional de Relações Internacionais (a popular RI) está, diariamente, em contato com agências de diversos países, sejam elas consulados, embaixadas ou empresas multinacionais que possuam relação com o Brasil.

Para manter o bom relacionamento entre os países, cabe a esse profissional planejar ações diplomáticas, que beneficiem todos os envolvidos. Isso pode envolver viajar ou mesmo morar em outros países. E isso ocorre com bastante frequência.

4 – Turismo

Quem escolhe o curso de turismo, com certeza, viajará bastante. Isso pois o curso se destina a permitir que outras pessoas aproveitem o melhor do lugar e da cultura de outros países.

Logicamente, que a vida do profissional de turismo não se resume a viajar a lazer. Além do inglês (e, eventuais, outras línguas locais) é necessário o conhecimento em diversos segmentos. Estes incluem conhecer os destinos, melhores hotéis, roteiros interessantes e eventos que valham a pena entrar nos roteiros das agências de viagem.

5 – Ciências Aeronáuticas

Essa é uma opção que todos esperavam estar em nossa lista de carreiras internacionais, certo? Por definição, um profissional da aviação viaja constantemente, visto que seu trabalho é levar pessoas e cargas de um lugar até outro. Pode parecer bastante simples, falando dessa maneira. Mas é muito mais do que isso.

A área de atuação de um aviador é bastante extensa. Podendo ele atuar, por exemplo, como comandante de uma aeronave (o popular piloto) ou copiloto que, na prática, possui as mesmas responsabilidades perante a empresa. Também existe a possibilidade se tornar uma pilo particular, que vai atuar em voos menores e mais rápidos.

Mas, independente do segmento escolhido, é importante conhecer o inglês. Isso pois, não raro, a comunicação ocorre nesse idioma. O rádio utilizado nas aeronaves pode interceptar transmissões de todo o mundo, sendo o inglês a língua oficial. Além disso, muitos termos da aviação derivam desse idioma.

6 – Interpretação

A profissão de intérprete e tradutor pode, sim, levar a uma carreira internacional. Especialmente se você for para a área dos negócios. Isso porque muitos executivos precisam conversar em outro idioma sem ter o tempo de conhecê-lo bem. É aí que entra o tradutor ou intérprete.

O trabalho desse profissional é diminuir ou, até mesmo, eliminar as barreiras entre uma língua e outra. Geralmente, o inglês, que, apesar de bastante conhecido, é temido por muitas pessoas. Além disso, o tradutor pode atuar no próprio país, auxiliando estrangeiros.

Relevancia do Ingles na Carreira com Cambly

7 – Letras

Outra dessas carreiras internacionais que se assemelha à Tradução e Interpretação é a carreira de Letras. Desde, é claro, que opte por uma formação especializada em outro idioma, como o inglês, por exemplo.

O profissional de Letras vai atuar prestando serviços para quem deseje adquiri um conhecimento no idioma que ele domina. Estes podem ser feitos de maneira autônoma ou em dentro de empresas, por exemplo. Vai depender da necessidade que uma companhia tenha de um profissional com conhecimento tanto em Letras quanto em Inglês.

8 – Arqueologia

Outra dessas carreiras internacionais, não muito lembradas, é a de arqueólogo. Isso pois as visitas a sítios arqueológicos podem, muitas das vezes, envolver viagens a outros cantos do mundo.

Mesmo que seja possível analisar os objetos coletados dentro de museus e institutos de pesquisa, por vezes, é necessário se deslocar até o local do achamento dos artefatos. Lá, ele realizará um trabalho detalhado de pesquisa, que pode envolver conversar com os locais sobre a história do lugar para compreender mais sobre a sociedade que viveu ali.

9 – Geologia

Tanto em carreiras internacionais, quanto em nacionais, o geólogo precisa estar em contato com o seu objeto de pesquisa. E ela envolve verificar o impacto e a interação de diversas forças naturais com o solo, como a ação das águas, do vento e do próprio homem.

Esses estudos podem dar origem a relatórios sobre o impacto ambiental da atividade humana em um determinado local, sugerindo políticas públicas ou globais. Além de guiar como ocorrerão obras arquitetônicas ou de engenharia.

Como acidentes geográficos não respeitam limites políticos, algumas viagens para outros países podem ser necessárias, bem como a interação com os locais. Isso se o geólogo não trabalhar para uma multinacional, com obras em todo o mundo. Daí, as viagens são inevitáveis.

10 – Biologia

Outra área presente em nossa lista de carreiras internacionais é a do profissional de Biologia. O biólogo, frequentemente, precisa de viagens para tornar possível a coleta de dados para suas pesquisas.

Estar em campo é fundamental para que se analise o comportamento e interação entre os mais diversos seres vivos. E que papel eles desempenham no meio ambiente. Essa pesquisa pode ser feita em diversos locais, como parques, florestas e mares, podendo o levar a águas internacionais ou outros países, se necessário.

11 – Oceanografia

Continuando nas áreas de ciências da vida, o estudo da diversidade da vida de lagos, rios e mares vai implicar, na invariável visita do oceanógrafo ao campo.

Além de cidades litorâneas, isso pode envolver rio que marca as fronteiras de um país com o outro ou águas internacionais, visto que algumas espécies se deslocam muito. O idioma para o melhor entendimento deve ser o inglês, pois evita mal-entendidos ou incidentes internacionais.

12 – Moda

Essa é outra profissão que sempre aparece em listas de carreiras internacionais. Isso pois viajar para estar sempre a par das tendências da moda é de praxe. E esse processo envolve entrar em contato com novas culturas para absorver o melhor que cada uma pode oferecer.

Além disso, é normal participar de eventos de moda do mundo todo e conversar com pessoas de diversas partes. Assim, ocorre uma troca constante de conhecimento.

13 – Jornalismo

Mesmo que estejamos falando de um jornalista, que não seja um correspondente internacional, as notícias continuam ocorrendo no mundo todo. Assim, é inevitável, ter que lidar com notícias em outros idiomas.

E, dependendo do rumo que a sua carreira tomar, você pode acabar sendo deslocado para cobrir notícias em outros países. Muitos jornalistas passam a morar em outras nações para toda a vida.

14 – Fotografia

Além dos trabalhos individuais, muitos fotógrafos viajam acompanhando outros profissionais citados nessa lista, como jornalistas, biólogos e profissionais da moda. Isso pois o registro é fundamental.

E, assim, como esses outros profissionais, a comunicação durante uma viagem internacional passará pelos mesmos problemas. Logo, é necessário o mesmo conhecimento do idioma e cultura locais.

15 – Eventos

Para finalizar a nossa lista de oportunidades de carreiras internacionais, existe a ampla área de Eventos, que pode ter diversas formações, como a tecnológica. Profissionais dessa área podem viajar para promover, realizar ou cobrir eventos grandes.

De qualquer maneira, o contato com outras pessoas é inevitável. E, além disso, muito bem-vindo. Isso pois conhecer outras culturas, gera eventos mais ricos e inclusivos. E com uma maior chance de aceitação.

 Carreiras Internacionais com Cambly

Como Dar Início a Carreiras Internacionais?

Estudando inglês. De preferência, com um professor que seja voltado para a sua área para que você aprenda, primeiro, o que mais vai usar no seu trabalho.

No fim das contas, em carreiras internacionais, apesar de todos os assuntos serem possíveis, alguns tópicos e situações são mais frequentes que outros.

Por isso, fazemos o convite para que você faça uma aula com o aplicativo Cambly, pedindo para o professor nativo fale com você sobre a área que você deseja seguir (ou já segue). Ele lhe mostrará o caminho para que você se internacionalize na sua profissão.

Esperamos tê-lo ajudado, muito obrigado e até a próxima!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: