8 motivos para fazer intercâmbio no Canadá

Quer aprender inglês fora do país, mas não sabe qual é o país ideal para você? Apresentamos 8 motivos para fazer intercâmbio no Canadá!

intercambio no canada com Cambly

O sonho de muitos estudantes de inglês é fazer intercâmbio para algum país de língua inglesa. Existem diversas opções para que isso ocorra, no entanto, muitas vezes, alguns países acabam sendo esquecidos. É o caso do Canadá. Países como EUA e Inglaterra possuem maior visibilidade, por isso, acabam sendo um alvo mais recorrente.

Porém, estudar inglds no Canadá pode ser uma ótima escolha por diversos fatores. Por isso, nosso artigo de hoje exalta 8 motivos para fazer intercâmbio no Canadá e ainda apresenta algumas curiosidades sobre um dos países mais multiculturais do globo. Confira!

intercambio no canada

1 – Fazer intercâmbio no Canadá é financeiramente acessível

Fazer intercambio no Canadá é mais barato do que em outros países. Apesar da passagem ser mais cara, o preço inferior das escolas e do custo de vida compensam, tornando, assim, o destino mais barato para quem quer aprender inglês.

Além disso, existem cidades como Winnipeg, por exemplo, que possuem ótima qualidade de vida e um custo de cotidiano bastante acessível para estudantes e residentes.

2 – Você pode trabalhar e estudar!

Enquanto muitos países não permitem que você trabalhe durante os estudos, no Canadá há programas e cursos que além de te ajudarem com conhecimentos para o mercado de trabalho, te dão a oportunidade de aperfeiçoar seu nível de inglês trabalhando.

O governo do país entende que é possível conciliar os dois e disponibiliza infinitos tipos de ofícios para estudantes, o que facilita muito a vida de quem tem vontade de aprender inglês, mas precisa ter dinheiro para custear um curso.

3 – O país é multicultural e respeita a diversidade

O Canadá é um território de imigrantes e, muitas vezes, abre vagas de emprego encorajando pessoas de outros países a se mudarem para lá. Em função disso, é um lugar acolhedor, que respeita a diversidade cultural, pregando sempre a tolerância e o respeito. Ainda, devido à hospitalidade de todos, os estudantes se sentem em casa.

4 – É um dos países mais seguros do mundo

A ONG Vision of Humanity desenvolveu uma pesquisa que listou os lugares mais seguros do mundo e o Canadá ficou em sétimo lugar. O país tem uma taxa muito baixa de homicídios: para referência, em 2015, o Brasil teve quase 60 mil casos. O Canadá, por sua vez, registrou 604.

Acidentes de carro e desastres naturais também têm números muito baixos quando comparados a outros países, o que torna o Canadá um local que dá segurança aos estudantes.

5 – É repleto de belezas naturais

É indiscutível que o destino possui diversas belezas naturais que encantam os olhos e proporcionam experiências incríveis, como saltar de bungee jump, em Whistler (que fica a duas horas de Vancouver), fazer uma visita às Montanhas Rochosas (Rocky Mountains) e observar os encantos que as águas da Niagara Falls oferecem.

6 – O Canadá tem ótimos festivais para se divertir e aproveitar a cultura local

Em média, acontecem 200 festivais ao longo do ano no país, que abrangem os mais diversos temas: música, teatro, gastronomia, carnaval e arte, principalmente. Fato é que sempre há um festival perto de você que proporciona incriveis experiências culturais.

Um dos mais famosos é o Celebration of the Light, uma competição de fogos de artifício em Vancouver. Em Montreal, todo mês de julho acontece o Festival Internacional de Jazz, considerado o maior do mundo, e que engloba artistas de diversos gêneros musicais do mundo todo, inclusive conhecidas bandas brasileiras.

7 – Oportunidade de aprender 2 idiomas

No Canadá, dois idiomas são considerados oficiais, o inglês e o francês. O primeiro é predominante na maior parte do país, enquanto província de Quebec o francês é a língua oficial. Além disso, quem vai para aprender francês tem a vantagem do valor ser muito mais acessível do que viajar para a França.

O inglês canadense é ‘clean’ e uniforme, sem muitas gírias, o que ajuda bastante no aprendizado e na compreensão da língua durante a estadia.

8 – O país foca na educação

O Canadá está na décima colocação entre os melhores 36 países do mundo no quesito educação. O dado é do ranking mundial em educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico  (OCDE).

De acoedo com a pesquisa – que avalia o desempenho em leitura, matemática e ciências dos alunos de ensino médio – a média de pontuação dos estudantes canadenses é de 523, ou seja, acima da média estipulada pelo OCDE, que é de 486.

intercambio no canada com Cambly Ingles

Estudar no Canadá: qual cidade devo escolher?

As cidades do Canadá muito diferentes entre si. Há opções para todos os gostos e objetivos. Você pode começar o processo de escolha fazendo algumas perguntas para você mesmo. Exemplos: Pretente voltar ao país de origem ou imigrar? Gosta de frio? Dias chuvosos e cinzas te incomodam?

Entre as cidades mais populares na escolha dos brasileiros, estão:

  • Vancouver – pelo clima menos rigoroso e natureza exuberante;
  • Toronto – por ser uma cidade cosmopolita e com muitas oportunidades;
  • Winnipeg – pelo menor custo de vida;
  • Montreal – pela possibilidade de aprender francês e atividades culturais;

Contudo, o Canadá é um país enorme (é o segundo maior país do mundo). Por isso, uma pesquisa mais a fundo sobre as cidades e províncias poderá te ajudar a tomar esta decisão.

Em breve, prepararmos um artigo especial sobre as melhores cidades do Canadá para fazer intercâmbio.

Algumas curiosidades sobre o Canadá

  • A capital do Canadá é Ottawa. Ela é segunda cidade mais fria entre as capitais do mundo.
  • Geograficamente falando, o Canadá conta com dez províncias e três territórios. Ele é o segundo maior país do mundo.
  • O Canadá tem a quarta densidade populacional mais baixa do planeta. São somente três pessoas por quilômetro quadrado.
  • Metade do território canadense é coberto por florestas. O país também tem mais lagos do que qualquer outro do mundo. No total, 9% de toda a água doce do planeta está no Canadá.
  • Após Paris, Montreal é a segunda maior cidade do mundo a falar francês.
  • O Canadá é aberto a imigrantes e foi constatado que aproximadamente metade da população nasceu em outros países.
  • A expectativa média de vida de quem mora no Canadá é de 81,16 anos.

Leia também: 10 músicas para aprender inglês britânico

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: