A Importância do Inglês para Engenheiros

O mercado de trabalho para profissionais de Engenharia está, desde sempre, em expansão. Sendo assim, cada vez mais, faz-se necessário que você se mantenha informado de novas técnicas e tendências. Qualquer que seja a sua especialização dentro da Engenharia.

É aí que entra o inglês. O inglês para engenheiros, é de vital importância, para que se mantenha as relações de trabalho com profissionais e empresas por todo o mundo. Isso vai permitir uma maior comunicação e troca de experiências e saberes entre todos.

Sendo assim, hoje, falaremos um pouco mais da importância do inglês para engenheiros. Destacaremos suas aplicações e como você poderá aprimorar seus conhecimentos. Confira abaixo.

Ingles para engenheiros em grupo

O Inglês para engenheiros em projetos

A atuação em setores a cada dia mais globalizados exige do profissional de Engenharia, a habilidade de se comunicar com toda a equipe. Muitas vezes, essa equipe está distribuída por todo o globo, por diferentes razões, como busca de talentos e redução de custos.

Dessa maneira, o inglês, para engenheiros, se mostra a única forma de se comunicar com todo o time. Seu uso como língua franca facilita muito a interação entre todos da equipe. Isso economiza que um dos lados tenha de aprender o idioma do outro e vice-versa.

Além disso, existe um certo equilíbrio na escolha do inglês. Ele é escolhido por ser uma língua de fácil aprendizado, não favorecendo nenhum dos integrantes da equipe, intencionalmente. Sua facilidade favorece a adoção, mesmo que nenhum dos membros do time a tenha como língua materna.

Mesmo que a equipe trabalhe em um mesmo lugar, o inglês pode ser usado, se se tratar de uma equipe multicultural. O maior exemplo disso é a usina hidrelétrica de Itaipu. Lá, a equipe é formada tanto por brasileiros quanto por paraguaios. Entretanto, a única língua falada em toda a usina é o inglês.

Ingles para engenheiros e novas tecnologias

Novas Tecnologias

Pode ser que, ao menos por enquanto, toda a sua equipe seja falante de português e esteja trabalhando no mesmo local. Mas, para trabalhar no setor de Engenharia, é necessário que se tenha acesso à tecnologia. Então, novamente, vemos a importância do inglês para engenheiros.

Invariavelmente, a sua empresa vai precisar buscar por novas tecnologias. Seja para resolver novas demandas. Seja para alcançar maior eficiência ao lidar com as antigas. E essas tecnologias, provavelmente não surgirão na sua empresa. Mesmo que ela tenha um setor de Pesquisa e Desenvolvimento, é necessário que se consulte outras pessoas.

Sendo possível que surjam novas tecnologias em qualquer lugar do mundo, é necessário que você as compreenda para poder usá-las. E, como a quase totalidade dessas novas tecnologias é divulgada em inglês, é necessário que se saiba o idioma.

Também, se a sua empresa desenvolveu essa nova tecnologia e quer divulgar (e lucrar com) ela, ela vai precisar se comunicar em inglês, para engenheiros do mundo todo. Dessa maneira, a língua funciona como uma via de mão dupla.

E mais. Se você for o responsável por tornar essa tecnologia disponível em sua empresa, isso vai impactar, positivamente, em sua carreira. Pode ser uma grande oportunidade para você e para seu escritório.

Compreensão de novas culturas

Não é só o conhecimento técnico que é necessário para o deu desenvolvimento. Seja ele pessoal ou profissional. Por vezes, devemos nos comunicar com pessoas de diferentes países e, consequentemente, outras culturas.

As situações onde isso pode ocorrer são várias. Desde reuniões de trabalho, viagens ou, mesmo um curso ou aperfeiçoamento que tenha um estudante ou professor estrangeiro. E esses encontros podem se revelar uma excelente amostra da importância do inglês para engenheiros.

Isso pois você terá contato com outras formas de pensar. Não apenas outras tecnologias. Mas outras formas de entender e usar essas tecnologias. Até mesmo o jeito como as pessoas se relaciona podem influenciar nessas diferenças.

Sabendo isso, você pode transpor essas novas formas de ver o mundo para a sua vida e sua empresa, criando uma filosofia mais adequada para os seus objetivos. Também pode descobrir como as pessoas utilizam o seu produto e o que esperam dele para, assim, ter uma melhor aceitação no mercado global.

Ingles para engenheiros aulas no Cambly

Inglês para engenheiros que buscam oportunidades de trabalho

Há muito tempo, o inglês deixou de ser um diferencial, para tornar-se essencial para aqueles que buscam um trabalho melhor. Não basta ser um bom profissional em sua área. Saber um segundo idioma é essencial por todas as razões que já falamos.

Em verdade, se a empresa trabalha com uma tecnologia muito restrita, o conhecimento do inglês se mostra mais importante que o da própria tecnologia. Pois é mais fácil que se ensine a tecnologia que o inglês. Especialmente se você for um estudante de Engenharia ou um estagiário.

Além de abrir portas aqui no Brasil, o inglês, para engenheiros, se mostra como oportunidades de trabalho e estudo mesmo no estrangeiro. Mas, para isso, o seu nível deve ser o suficiente para uma comunicação efetiva.

A importância do inglês no mercado de trabalho é tão grande que é notada desde a graduação. Embora a bibliografia básica tenha de ser toda em português, muitos textos adicionais são disponibilizados já em inglês. Desde o primeiro semestre. E esse é apenas o começo.

Para o trabalho de conclusão de curso, além de parte da pesquisa poder ser em inglês, parte do trabalho precisa ser. O Abstract é a tradução do Resumo de seu TCC. Embora ele possa ser feito em qualquer idioma que não o português, o mais recomendável é que se faça em inglês. Ou seja, até para terminar seu curso, você precisa saber inglês.

***

O inglês, para engenheiros, não se restringe, somente, a leitura de manuais ou a interpretação de menus em um software. Mesmo termos falados no dia a dia de um escritório são em inglês, mostrando que o idioma é uma parte essencial de nossa vida pessoal e profissional.

Ingles para engenheiros no Cambly

Por isso, a Cambly oferece aulas em inglês, com professores nativos, especializados em qualquer tema. Incluindo Engenharia. Dessa forma, você vai poder aprender a língua de uma maneira que ela tenha uma aplicação prática na sua profissão. É o inglês adequado para a sua área de atuação e seu estilo de vida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: