A melhor idade para aprender inglês

Aprender inglês é uma habilidade que pode ser desenvolvida independentemente da idade, mas você sabia que existe uma melhor idade para aprender inglês?

Por conta disso, o nosso time do Blog Inglês Online preparou um artigo para que você saiba qual é a melhor idade para aprender inglês e o que fazer para acelerar o processo de aprendizado.

Atualmente, aprender inglês é uma tarefa praticamente indispensável para adultos e crianças. Em um mundo globalizado como vivemos nos dias de hoje, não ter o mínimo domínio da língua inglesa pode ser um empecilho para chegar a algumas realizações.

Contudo, aprender inglês pode ser um grande desafio para algumas pessoas, enquanto para outras pode ser uma tarefa fácil. Por isso, para minimizar a dificuldade de aprendizado, muitos especialistas indicam que a melhor idade para aprender inglês é na infância. É isso mesmo, matricular uma criança no Inglês pode ajudar muito a ter o domínio do idioma na fase adulta.

Estudos comprovam que até os 4 anos o ensino de uma nova língua, como o inglês, pode ser facilitado. Isso acontece pois é nessa idade que a mielina – substância protetora do cérebro – se fixa nos neurônios. Entretanto, dos 3 aos 10 anos o aprendizado continua super facilitado.

criança com computador melhor idade para aprender inglês

Infância: a melhor idade para aprender inglês

Há controvérsias sobre qual é a melhor idade para aprender inglês. Entretanto, a maioria dos especialistas afirma que a infância é o momento ideal para aprender uma segunda língua.

Embora as crianças não tenham muita responsabilidade, na infância é possível utilizar diversos métodos lúdicos para preencher o cérebro infantil com novos conhecimentos sobre qualquer assunto. Por isso, aprender inglês pode ser mais fácil e divertido.

Além disso, a influência da língua nativa em crianças é menor, o que permite que o aprendizado de outra língua ocorra de forma mais natural. Isso acontece porque quanto menor a ligação com a língua nativa, menor será a incidência de traduções durante as aulas de inglês.

Uma excelente dica para as crianças aprenderem inglês é o Cambly Kids.  Essa plataforma de inglês online, bastante intuitiva para os pequenos que conta a presença de professores nativos. Realmente incrível, principalmente por ser totalmente inovadora e divertida na forma de ensindar inglês para crianças. Super vale conferir!

A absorção de conteúdo na infância

O principal motivo de especialistas afirmarem que a melhor idade para se aprender inglês é na infância é que, quando crianças, a absorção de conteúdo é facilitada. Um dos motivos é a ausência da mielina, já comentada acima.

Por conta da criatividade infantil, aprender inglês pode se tornar uma tarefa muito mais interessante para uma criança do que para um adolescente ou adulto. É uma época da vida em que os estímulos cerebrais estão em constante atividade.

Após os 4 anos, mesmo com a fixação da mielina, as crianças ainda possuem uma capacidade muito grande de aprendizado e de absorção de conteúdo. Estima-se que entre os 3 e 8 anos seja a melhor idade para aprender inglês.

Benefícios de se aprender inglês na infância

Um dos principais benefícios de se aprender inglês na infância é a pronúncia. Nessa idade, o aparelho fonético das crianças reproduz sons mais facilmente, o que permite ao aluno reproduzir melhor as palavras oralmente, com muito mais propriedade.

Outro ponto positivo é a exposição do aluno ao inglês desde cedo. O que promove o despertar da musicalidade, da sociabilidade, da articulação de sons e de outras funções. Isso permite que o aluno descubra novos caminhos para o futuro.

Quanto mais cedo o aluno for exposto às aulas de inglês, melhor, já que o cérebro se desenvolve a partir de exercícios. Confira alguns benefícios em se aprender inglês na infância:

  • Atingir mais cedo a consciência metalinguística;
  • Concluir raciocínios lógicos mais facilmente;
  • Organizar pensamentos relacionados a cálculos;
  • Aumentar a capacidade de concentração;
  • Realizar melhor determinadas tarefas;
  • Ter mais foco.

adolescentes - melhor idade para aprender inglês

Inglês na adolescência

Apesar de a infância ser a melhor idade para aprender inglês, a adolescência também é uma ótima idade para iniciar o aprendizado. Nessa fase, séries, filmes e músicas podem ajudar bastante os adolescentes na absorção de conteúdo.

Como a adolescência é uma fase de descobertas, o inglês pode auxiliar muitos jovens a descobrirem novas culturas e a se relacionarem com novas pessoas. Além disso, aprender inglês será, sem dúvidas, um ponto positivo na vida profissional do estudante.

A escola também pode ajudar a estimular o interesse pelo idioma. Afinal, o ensino do inglês está presente na grande maioria das escolas do Brasil. Esse primeiro contato pode ser um pontapé inicial para que os adolescentes queiram se dedicar a aprender o idioma.

Vale ainda destacar que os adolescente, em sua maioria, estão se preparando para o vestibular. Ter o domínio do Inglês pode fazer toda a diferença na hora de conquistar uma vaga numa boa universidade brasileira.

Inglês na idade adulta

Contudo, adultos que desejam aprender inglês não devem ficar desmotivados. Apesar de dados mostrarem que a melhor idade para aprender inglês é durante a infância, a idade adulta tem algumas vantagens para acelerar o aprendizado.

Aprender inglês, atualmente, não é luxo e permite que adultos evoluam em suas vidas profissional e pessoal. Por isso, caso você ainda não esteja familiarizado com a língua, tenha em mente que é possível, sim, aprender inglês na idade adulta.

Para dar um empurrãozinho, contar com a ajuda dos professores nativos da Cambly, como o Michael, poderá lhe ajudar a acelerar o processo de aprendizado, aprendendo inglês de maneira ágil para atingir os seus objetivos.

melhor idade para aprender inglês

Vantagens de aprender inglês na idade adulta

Apesar da crianças estar mais aberta a aprender um novo idioma, aprender inglês na idade adulta também tem as suas vantagens, portanto. Não desista por pensar estar velho demais para aprender uma nova língua. Afinal, a maturidade pode trazer alguns pontos positivos.

Confira, abaixo, algumas vantagens em se aprender inglês na idade adulta:

  • Maturidade;
  • Responsabilidade;
  • Disciplina;
  • Organização;
  • Foco (aqui está o que pode realmente fazer toda a diferença).

Aprenda inglês com o Cambly

Como já falamos, apesar de aprender inglês na infância ser uma melhor opção, a melhor idade para aprender inglês é quando se está focado para atingir o objetivo. Por conta disso, foco, determinação e disciplina serão essenciais para atingir a fluência na língua.

E para ajudar crianças, adolescentes e adultos a aprenderem a falar inglês, o Cambly com certeza é o mais indicado!  Com os melhores professores nativos. Isso mesmo, somente professores nativos de países como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Ingleterra, Irlanda, Austrália, etc. Confira, por aqui, alguns de nossos melhores professores e faça uma aula grátis, usando o nosso código promocional.

Basta inserir o código blog15minutos e aproveitar! Com certeza, você vai ficar apaixonado pela plataforma de ensino de inglês online.

Confira também, nossas dicas de inglês para iniciantes e comece a aprender inglês desde já! Clique aqui para ter acesso ao artigo que nosso time preparou para você.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

70 comentários em “A melhor idade para aprender inglês

  • 24 de abril de 2019 em 09:35
    Permalink

    Muito bom o texto. Parabéns.

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 10:10
    Permalink

    My daughter is studying at a bilingual school here in Brazil. She is six years old. I see how she and her friends learn faster than some adults.

    Rating: 5.0/5. From 1 vote.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 10:36
    Permalink

    ótima informação!!!!Aprendo muito aqui!!!

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 13:14
    Permalink

    Very good 🙂

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 16:55
    Permalink

    Com certeza, mais cedo melhor !

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 17:11
    Permalink

    Quanto mais cedo melhor, mas para aprender não tem idade .

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 17:58
    Permalink

    criança pega tudo tão mais rápido né…

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
    • 28 de abril de 2019 em 17:57
      Permalink

      Quando a pessoa quer e está determinada não existe idade certa ou errada. Só ir atrás dos seus objetivos sempre.

      No votes yet.
      Please wait...
      Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 18:21
    Permalink

    Muito bom!

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 20:25
    Permalink

    Muito bom, esclarecedor.

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 22:02
    Permalink

    Estou tentando desde a escola e nada até agora os meus 38

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 11:02
    Permalink

    The best time to learn English is NOW. 🙂

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 28 de abril de 2019 em 19:55
    Permalink

    Não importa a idade se há dedicação.

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 21:22
    Permalink

    Criança aprende mais fácil

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 21:23
    Permalink

    Esse POST é bom assunto interessante

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 21:35
    Permalink

    Bom

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 22:28
    Permalink

    É a verdade

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 23:53
    Permalink

    Só ter disciplina para estudar

    No votes yet.
    Please wait...
    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: