A melhor idade para aprender inglês

Aprender inglês é uma habilidade que pode ser desenvolvida independentemente da idade, mas você sabia que existe uma melhor idade para aprender inglês?

Por conta disso, o nosso time do Blog Inglês Online preparou um artigo para que você saiba qual é a melhor idade para aprender inglês e o que fazer para acelerar o processo de aprendizado.

Atualmente, aprender inglês é uma tarefa praticamente indispensável para adultos e crianças. Em um mundo globalizado como vivemos nos dias de hoje, não ter o mínimo domínio da língua inglesa pode ser um empecilho para chegar a algumas realizações.

Contudo, aprender inglês pode ser um grande desafio para algumas pessoas, enquanto para outras pode ser uma tarefa fácil. Por isso, para minimizar a dificuldade de aprendizado, muitos especialistas indicam que a melhor idade para aprender inglês é na infância. É isso mesmo, matricular uma criança no Inglês pode ajudar muito a ter o domínio do idioma na fase adulta.

Estudos comprovam que até os 4 anos o ensino de uma nova língua, como o inglês, pode ser facilitado. Isso acontece pois é nessa idade que a mielina – substância protetora do cérebro – se fixa nos neurônios. Entretanto, dos 3 aos 10 anos o aprendizado continua super facilitado.

criança com computador melhor idade para aprender inglês

Infância: a melhor idade para aprender inglês

Há controvérsias sobre qual é a melhor idade para aprender inglês. Entretanto, a maioria dos especialistas afirma que a infância é o momento ideal para aprender uma segunda língua.

Embora as crianças não tenham muita responsabilidade, na infância é possível utilizar diversos métodos lúdicos para preencher o cérebro infantil com novos conhecimentos sobre qualquer assunto. Por isso, aprender inglês pode ser mais fácil e divertido.

Além disso, a influência da língua nativa em crianças é menor, o que permite que o aprendizado de outra língua ocorra de forma mais natural. Isso acontece porque quanto menor a ligação com a língua nativa, menor será a incidência de traduções durante as aulas de inglês.

Uma excelente dica para as crianças aprenderem inglês é o Cambly Kids.  Essa plataforma de inglês online, bastante intuitiva para os pequenos que conta a presença de professores nativos. Realmente incrível, principalmente por ser totalmente inovadora e divertida na forma de ensindar inglês para crianças. Super vale conferir!

A absorção de conteúdo na infância

O principal motivo de especialistas afirmarem que a melhor idade para se aprender inglês é na infância é que, quando crianças, a absorção de conteúdo é facilitada. Um dos motivos é a ausência da mielina, já comentada acima.

Por conta da criatividade infantil, aprender inglês pode se tornar uma tarefa muito mais interessante para uma criança do que para um adolescente ou adulto. É uma época da vida em que os estímulos cerebrais estão em constante atividade.

Após os 4 anos, mesmo com a fixação da mielina, as crianças ainda possuem uma capacidade muito grande de aprendizado e de absorção de conteúdo. Estima-se que entre os 3 e 8 anos seja a melhor idade para aprender inglês.

Benefícios de se aprender inglês na infância

Um dos principais benefícios de se aprender inglês na infância é a pronúncia. Nessa idade, o aparelho fonético das crianças reproduz sons mais facilmente, o que permite ao aluno reproduzir melhor as palavras oralmente, com muito mais propriedade.

Outro ponto positivo é a exposição do aluno ao inglês desde cedo. O que promove o despertar da musicalidade, da sociabilidade, da articulação de sons e de outras funções. Isso permite que o aluno descubra novos caminhos para o futuro.

Quanto mais cedo o aluno for exposto às aulas de inglês, melhor, já que o cérebro se desenvolve a partir de exercícios. Confira alguns benefícios em se aprender inglês na infância:

  • Atingir mais cedo a consciência metalinguística;
  • Concluir raciocínios lógicos mais facilmente;
  • Organizar pensamentos relacionados a cálculos;
  • Aumentar a capacidade de concentração;
  • Realizar melhor determinadas tarefas;
  • Ter mais foco.

adolescentes - melhor idade para aprender inglês

Inglês na adolescência

Apesar de a infância ser a melhor idade para aprender inglês, a adolescência também é uma ótima idade para iniciar o aprendizado. Nessa fase, séries, filmes e músicas podem ajudar bastante os adolescentes na absorção de conteúdo.

Como a adolescência é uma fase de descobertas, o inglês pode auxiliar muitos jovens a descobrirem novas culturas e a se relacionarem com novas pessoas. Além disso, aprender inglês será, sem dúvidas, um ponto positivo na vida profissional do estudante.

A escola também pode ajudar a estimular o interesse pelo idioma. Afinal, o ensino do inglês está presente na grande maioria das escolas do Brasil. Esse primeiro contato pode ser um pontapé inicial para que os adolescentes queiram se dedicar a aprender o idioma.

Vale ainda destacar que os adolescente, em sua maioria, estão se preparando para o vestibular. Ter o domínio do Inglês pode fazer toda a diferença na hora de conquistar uma vaga numa boa universidade brasileira.

Inglês na idade adulta

Contudo, adultos que desejam aprender inglês não devem ficar desmotivados. Apesar de dados mostrarem que a melhor idade para aprender inglês é durante a infância, a idade adulta tem algumas vantagens para acelerar o aprendizado.

Aprender inglês, atualmente, não é luxo e permite que adultos evoluam em suas vidas profissional e pessoal. Por isso, caso você ainda não esteja familiarizado com a língua, tenha em mente que é possível, sim, aprender inglês na idade adulta.

Para dar um empurrãozinho, contar com a ajuda dos professores nativos da Cambly, como o Michael, poderá lhe ajudar a acelerar o processo de aprendizado, aprendendo inglês de maneira ágil para atingir os seus objetivos.

melhor idade para aprender inglês

Vantagens de aprender inglês na idade adulta

Apesar da crianças estar mais aberta a aprender um novo idioma, aprender inglês na idade adulta também tem as suas vantagens, portanto. Não desista por pensar estar velho demais para aprender uma nova língua. Afinal, a maturidade pode trazer alguns pontos positivos.

Confira, abaixo, algumas vantagens em se aprender inglês na idade adulta:

  • Maturidade;
  • Responsabilidade;
  • Disciplina;
  • Organização;
  • Foco (aqui está o que pode realmente fazer toda a diferença).

Aprenda inglês com o Cambly

Como já falamos, apesar de aprender inglês na infância ser uma melhor opção, a melhor idade para aprender inglês é quando se está focado para atingir o objetivo. Por conta disso, foco, determinação e disciplina serão essenciais para atingir a fluência na língua.

E para ajudar crianças, adolescentes e adultos a aprenderem a falar inglês, o Cambly com certeza é o mais indicado!  Com os melhores professores nativos. Isso mesmo, somente professores nativos de países como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Ingleterra, Irlanda, Austrália, etc. Confira, por aqui, alguns de nossos melhores professores e faça uma aula grátis, usando o nosso código promocional.

Basta inserir o código blog15minutos e aproveitar! Com certeza, você vai ficar apaixonado pela plataforma de ensino de inglês online.

Confira também, nossas dicas de inglês para iniciantes e comece a aprender inglês desde já! Clique aqui para ter acesso ao artigo que nosso time preparou para você.

72 comentários em “A melhor idade para aprender inglês

  • 23 de abril de 2019 em 09:11
    Permalink

    Realmente nao ha idade para se aprender

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:12
    Permalink

    Quero começar a fazer inglês.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:13
    Permalink

    Aprender Inglês na infância, sem dúvida a melhor escolha para os filhos.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:17
    Permalink

    Quando comecei a estudar inglês eu tinha uns 13/14 anos, consegui absorver muita coisa, mas hoje em dia, sem praticar não lembro de muita coisa 😭

    Resposta
    • 24 de abril de 2019 em 17:55
      Permalink

      Sim, a prática é realmente importante para se manter fluente no inglês! Por isso, é sempre bom fazer aulas de conversação com nativos.

      Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:20
    Permalink

    Criança aprende muito rápido, por isso o ideal é que aprendam outras linguas ainda na infância. Artigo muito bom 👏

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:28
    Permalink

    Tenho uma filha de 5 anos, ela começou a estudar inglês aos 4. Fico impressionada com a memória e pronúncia dela. Ela realmente tem mais facilidade, e espero que com esse início cedo ela tenha mais intimidade com o idioma desde o início da alfabetização

    Resposta
    • 24 de abril de 2019 em 17:53
      Permalink

      É realmente impressionante como crianças aprendem inglês com mais facilidade e naturalidade. 😉

      Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:36
    Permalink

    nossa já quero colocar minha filha pra estudar.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:37
    Permalink

    Fui para um Intercambio com 34 anos e realmente acredito que na infância é a melhor coisa. Mais tarde é possível, mas um pouco mais trabalhoso rs devido nossos afazeres da vida adulta.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:37
    Permalink

    amei todas as dicas

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:55
    Permalink

    Estou tentando aprender depois dos 20 anos 😬

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:56
    Permalink

    A melhor idade é: não existe idade.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:19
    Permalink

    muito bom

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:24
    Permalink

    Yeah, I’m young and getting amazing results! I have been studying for 1 year and half.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:29
    Permalink

    Falta mais investimento dos pais para a aprendizagem do inglês, seja como aulas particulares ou em grupos.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:36
    Permalink

    É sempre bom ver algo que motiva a aprender mesmo quando adulto!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:48
    Permalink

    Realmente a infância é o melhor momento para aprender. Mas eu mesma comecei a aprender na adolescência. Como meus pais não tinham condições de me pagar um curso eu comecei a aprender com o material da escola pública e traduzindo letras de músicas com o dicionário de pois não tínhamos Internet tbm nos anos 00 E eu consegui aprender todo o básico sozinha ☺️

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:56
    Permalink

    Eu tentei aprender aos 12 mas não tinha muita disciplina terminei deixando de lado hoje eu aprendo na internet me esforçando ao máximo procurando conteúdos em sites e vou fazer 23 anos decidi de uma vez por todas que esse ano eu iria conseguir aprender ingles

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:59
    Permalink

    Excelente texto. Minha filha, 4, tem aulas de inglês. Ela tem uma facilidade com assuntos que sejam ligados a arte, o que faz dela uma boa candidata a obter a fluência antes mesmo dos 12.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:02
    Permalink

    para se tornar completamente fluente, o aprendizado deve começar antes dos 10 anos

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:10
    Permalink

    Eu nunca tive a oportunidade de estudar ingles quando criança, mas acredito que agora é o momento por isso me esforço tanto para isso.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:15
    Permalink

    Meu sonho era ter sido uma criança bilingue :/

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:22
    Permalink

    Eu quero ganhar o sorteio, o Cambly é o melhor aplicativo para aprender inglês! 🙂

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:17
    Permalink

    Espero que ainda dê tempo.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:18
    Permalink

    Quando adultos podemos fazer o uso das LLS ( language learners strategies)

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:43
    Permalink

    Ler livros em inglês auxilia muito no aprendizado.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 13:22
    Permalink

    Shooowwwww!! Awesomeeee

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 14:26
    Permalink

    Aprender desde criança torna mais facil a imersão e a adaptação, ocorrendo de forma natural. porém quando mais velhos temos maiores disciplinas e vontades de aprender coisas novas, o que facilita no aprendizado e na garra.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 15:00
    Permalink

    Acredito que toda idade é a idade certa para aprender uma segunda língua. Portanto, parabéns ao Cambly por contemplar todas as idades em seu ensino-aprendizagem.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 15:36
    Permalink

    A melhor idade para aprender inglês é agora! Não existe barreiras no conhecimento.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 16:00
    Permalink

    Gostei das abordagens, e concordo 100%. Tenho esse exemplo dentro de cada .

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 17:12
    Permalink

    Existem algumas vantagens em aprender uma segunda língua quando adulto em relação à criança. Você pode usar a leitura para aprender o idioma. Outro método que ajuda no aprendizado é o sistema de repetição espaçada, ajudar a reter o conteúdo.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 17:45
    Permalink

    top

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 17:52
    Permalink

    Show! minha bebê está com 9 meses e já estou vendo como iniciá-la no inglês!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 17:55
    Permalink

    queria muito ter aprendido na infância

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 18:47
    Permalink

    Acho triste quem não aprende por conta da idade..

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 18:51
    Permalink

    I agreed that I can learn and speak fluently English even though in my 40 years old!!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 18:58
    Permalink

    Sempre há tempo de aprender uma língua!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 19:53
    Permalink

    Muito bom nao sabia a idade certa para saber falar em inglês

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 20:25
    Permalink

    Acredito que, quanto mais cedo começarmos maior será nossa facilidade. Tenho 27 anos e estou estudando há 9 meses e provei que realmente é necessário um esforço maior.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 22:04
    Permalink

    How….. Super legal a matéria !

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 01:19
    Permalink

    Ah, como eu queria ter pais bilíngues/estrangeiros. Hoje vejo pais criando seus filhos e os ensinando duas línguas ao mesmo tempo… o melhor disso tudo é que, na infância, aprende-se a língua sem a necessidade de estudar :DDDDDD

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: