A origem da Língua Inglesa – Conheça Aqui!

Atualmente, a língua inglesa é o principal idioma do mundo, mas você sabia que antes de chegar ao inglês moderno, o idioma passou por outras duas fases?

Além disso, pelo menos cinco idiomas e dialetos fazem parte de sua origem, entre eles o latim e algumas línguas germânicas. Veja mais sobre a origem do inglês!

É sabido que, nos dias de hoje, o idioma inglês (língua inglesa) é o mais conhecido e utilizado no mundo para a comunicação entre diferentes povos. Entretanto, nem sempre foi assim.

Para o idioma inglês atingir o papel que possui atualmente na sociedade, muitas transformações linguísticas ocorreram ao longo do tempo. Diversos povos influenciaram a língua inglesa e ajudaram o idioma a ter a representatividade que possui hoje.

Pensando nisso, nós, do time de inglês do Cambly, decidimos relatar a origem do inglês e contar um pouco sobre como foi a transformação do idioma desde o seu início até a idade contemporânea. Confira!

 

inglaterra_origem_da_linuga_inglesa_no_mundo_inglaterra

 

 

A história da língua inglesa

A formação da língua inglesa teve influência de diversos povos que ocuparam a região da Bretanha há pelo menos 700 a.c. O arquipélago que chamamos hoje de ilhas britânicas foi ocupado por celtas, saxões, romanos e outros povos em diferentes períodos.

De acordo com a história, a língua inglesa teve origem no século V, quando os povos germanos ocupam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões.

O idioma que começou a nascer nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de “Old English”, “Anglo-Saxão” ou ainda “Englisc” no original, significando “língua dos anglos”.

A evolução dos três períodos

Estima-se que a língua inglesa possua uma história de mais de 1500 anos de vida. Durante esse tempo, três períodos ficaram destacados:

  • Old English – a primeira forma do idioma, entre os séculos V e XI;
  • Middle English – o desenvolvimento médio da língua, entre os séculos XI e XVI;
  • Modern English – o inglês contemporâneo, do século XVI até a atualidade.

Apesar de terem importante ligação, o old english e o modern english parecem idiomas completamente diferentes devido às transformações ocorridas ao longo do tempo, principalmente por conta da influência do latim e do francês no inglês contemporâneo.

 

 

inglaterra_origem_da_linuga_inglesa_no_mundo

 

Consolidação da língua inglesa

A partir do século XI, a atual Inglaterra começou a possuir uma unidade nacional. Nesse período, os reinos anglo-saxões se consolidavam e exerciam forte influência na região.

Durante os séculos XI e XV, houve a invasão viking e também dos francos, o que transformou ainda mais a língua inglesa. Talvez tenha sido o período de maior transformação do idioma inglês até a chegada do latim.

Contudo, o grande impulso para a consolidação do inglês ocorreu na segunda metade do século XV, quando a língua passou a ser documentada. Nesse período, livros e documentos oficiais passaram a ser escritos com maior frequência na atual Inglaterra.

O Latim

A partir da idade moderna, quando a igreja católica passou a dominar a Europa, o Latim passou a ter forte influência nas línguas europeias. Com o inglês, não foi diferente.

Nesse período, o Latim era a língua oficial utilizada em documentos, missas, na literatura e na ciência. Por conta disso, houve uma miscigenação linguística e a língua inglesa passou por uma nova importante transformação.

Principais idiomas que deram origem à língua inglesa

Desde a ocupação celta na antiguidade até o domínio do Império Romano na Europa, diversos idiomas tiveram influência na língua inglesa. Os principais foram:

  • Celta britânico;
  • Anglo-frísio;
  • Saxão;
  • Franco-Normando;
  • Latim.

Os três períodos da língua inglesa

Como dito anteriormente, a língua inglesa teve três períodos ao longo do tempo. No século V, o inglês antigo; a partir do século XI, o inglês médio; e a partir do século XV, o inglês moderno, que perdura até os dias de hoje.

Confira, abaixo, um pouco mais sobre os três períodos do idioma inglês:

 

origem_da_linuga_inglesa_no_mundo_cambly

Inglês antigo

O inglês antigo (old english), iniciado no século V, teve como principal influência os dialetos das tribos anglo-saxônicas que ocuparam a Grã-Bretanha nesse período.

Nessa época, o dialeto que teve maior relevância foi o Saxão Ocidental, tornando-se o grande expoente linguístico do período.

Um exemplo de clássico histórico escrito no inglês antigo é o poema Beowulf, cujo autor é desconhecido.

Inglês médio

O inglês médio (middle english), começou a ter influência na Grã-Bretanha a partir do século XI, após as invasões Vikings e Franco-Normandas.

Nesse período, as línguas nórdicas e o francês tiveram grande influência no idioma inglês.

Canterbury Tales, de Geoffrey Chaucer, é a obra mais famosa escrita usando o Inglês Médio.

Inglês moderno

O inglês moderno (modern english) se consolidou a partir do século XV, período do renascimento, momento em que as línguas nacionais passaram a ter uma grande importância para a consolidação dos Estados europeus.

O desenvolvimento da literatura inglesa, com Shakespeare e outros escritores escrevendo em Inglês Moderno também foi um fator importante para a consolidação da língua. Nesse momento, já havia uma padronização do idioma como um todo.

O Inglês moderno se espalhou pelo mundo graças ao Império Colonial britânico. No século XIX, uma área equivalente a 25% dos territórios mundiais pertencia aos britânicos. A sucessão da Inglaterra pelos EUA como maior potência mundial deu continuidade à influência da língua Inglesa no mundo.

Faça inglês com o Cambly!

Agora que você já sabe qual é a origem da língua inglesa, que tal aprender inglês com o time do Cambly? Dessa forma, você poderá se comunicar fluentemente ao redor do mundo!  Clique aqui e conheça nossos professores nativos!

Quer conhecer a metodologia Cambly gratuitamente por 15 minutos? Entre em nosso portal e utilize o código blog15minutos!

Leia também: Inglês: A língua oficial da internet

 

4 comentários em “A origem da Língua Inglesa – Conheça Aqui!

  • 24 de setembro de 2019 em 08:58
    Permalink

    Awesome!

    Resposta
  • 24 de setembro de 2019 em 09:34
    Permalink

    Excelente artigo.

    Resposta
  • 24 de setembro de 2019 em 11:13
    Permalink

    Muito bom! informativo relacionando dois assuntos incríveis de estudar.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: