A origem da Língua Inglesa – Conheça Aqui!
Atualmente, a língua inglesa é o principal idioma do mundo, mas você sabia que antes de chegar ao inglês moderno, o idioma passou por outras duas fases?
Além disso, pelo menos cinco idiomas e dialetos fazem parte de sua origem, entre eles o latim e algumas línguas germânicas. Veja mais sobre a origem do inglês!
É sabido que, nos dias de hoje, o idioma inglês (língua inglesa) é o mais conhecido e utilizado no mundo para a comunicação entre diferentes povos. Entretanto, nem sempre foi assim.
Para o idioma inglês atingir o papel que possui atualmente na sociedade, muitas transformações linguísticas ocorreram ao longo do tempo. Diversos povos influenciaram a língua inglesa e ajudaram o idioma a ter a representatividade que possui hoje.
Pensando nisso, nós, do time de inglês do Cambly, decidimos relatar a origem do inglês e contar um pouco sobre como foi a transformação do idioma desde o seu início até a idade contemporânea. Confira!
A história da língua inglesa
A formação da língua inglesa teve influência de diversos povos que ocuparam a região da Bretanha há pelo menos 700 a.c. O arquipélago que chamamos hoje de ilhas britânicas foi ocupado por celtas, saxões, romanos e outros povos em diferentes períodos.
De acordo com a história, a língua inglesa teve origem no século V, quando os povos germanos ocupam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões.
O idioma que começou a nascer nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de “Old English”, “Anglo-Saxão” ou ainda “Englisc” no original, significando “língua dos anglos”.
A evolução dos três períodos
Estima-se que a língua inglesa possua uma história de mais de 1500 anos de vida. Durante esse tempo, três períodos ficaram destacados:
- Old English – a primeira forma do idioma, entre os séculos V e XI;
- Middle English – o desenvolvimento médio da língua, entre os séculos XI e XVI;
- Modern English – o inglês contemporâneo, do século XVI até a atualidade.
Apesar de terem importante ligação, o old english e o modern english parecem idiomas completamente diferentes devido às transformações ocorridas ao longo do tempo, principalmente por conta da influência do latim e do francês no inglês contemporâneo.
Consolidação da língua inglesa
A partir do século XI, a atual Inglaterra começou a possuir uma unidade nacional. Nesse período, os reinos anglo-saxões se consolidavam e exerciam forte influência na região.
Durante os séculos XI e XV, houve a invasão viking e também dos francos, o que transformou ainda mais a língua inglesa. Talvez tenha sido o período de maior transformação do idioma inglês até a chegada do latim.
Contudo, o grande impulso para a consolidação do inglês ocorreu na segunda metade do século XV, quando a língua passou a ser documentada. Nesse período, livros e documentos oficiais passaram a ser escritos com maior frequência na atual Inglaterra.
O Latim
A partir da idade moderna, quando a igreja católica passou a dominar a Europa, o Latim passou a ter forte influência nas línguas europeias. Com o inglês, não foi diferente.
Nesse período, o Latim era a língua oficial utilizada em documentos, missas, na literatura e na ciência. Por conta disso, houve uma miscigenação linguística e a língua inglesa passou por uma nova importante transformação.
Principais idiomas que deram origem à língua inglesa
Desde a ocupação celta na antiguidade até o domínio do Império Romano na Europa, diversos idiomas tiveram influência na língua inglesa. Os principais foram:
- Celta britânico;
- Anglo-frísio;
- Saxão;
- Franco-Normando;
- Latim.
Os três períodos da língua inglesa
Como dito anteriormente, a língua inglesa teve três períodos ao longo do tempo. No século V, o inglês antigo; a partir do século XI, o inglês médio; e a partir do século XV, o inglês moderno, que perdura até os dias de hoje.
Confira, abaixo, um pouco mais sobre os três períodos do idioma inglês:


Inglês antigo
O inglês antigo (old english), iniciado no século V, teve como principal influência os dialetos das tribos anglo-saxônicas que ocuparam a Grã-Bretanha nesse período.
Nessa época, o dialeto que teve maior relevância foi o Saxão Ocidental, tornando-se o grande expoente linguístico do período.
Um exemplo de clássico histórico escrito no inglês antigo é o poema Beowulf, cujo autor é desconhecido.
Inglês médio
O inglês médio (middle english), começou a ter influência na Grã-Bretanha a partir do século XI, após as invasões Vikings e Franco-Normandas.
Nesse período, as línguas nórdicas e o francês tiveram grande influência no idioma inglês.
O Canterbury Tales, de Geoffrey Chaucer, é a obra mais famosa escrita usando o Inglês Médio.
Inglês moderno
O inglês moderno (modern english) se consolidou a partir do século XV, período do renascimento, momento em que as línguas nacionais passaram a ter uma grande importância para a consolidação dos Estados europeus.
O desenvolvimento da literatura inglesa, com Shakespeare e outros escritores escrevendo em Inglês Moderno também foi um fator importante para a consolidação da língua. Nesse momento, já havia uma padronização do idioma como um todo.
O Inglês moderno se espalhou pelo mundo graças ao Império Colonial britânico. No século XIX, uma área equivalente a 25% dos territórios mundiais pertencia aos britânicos. A sucessão da Inglaterra pelos EUA como maior potência mundial deu continuidade à influência da língua Inglesa no mundo.
Faça inglês com o Cambly!
Agora que você já sabe qual é a origem da língua inglesa, que tal aprender inglês com o time do Cambly? Dessa forma, você poderá se comunicar fluentemente ao redor do mundo! Clique aqui e conheça nossos professores nativos!
Quer conhecer a metodologia Cambly gratuitamente por 15 minutos? Entre em nosso portal e utilize o código blog15minutos!
Leia também: Inglês: A língua oficial da internet
Awesome!
Awesome
Excelente artigo.
Muito bom! informativo relacionando dois assuntos incríveis de estudar.
Muito interessante, gosto de pesquisar sobre como os idiomas mudam ao longo do tempo
GOSTEI DE SABER