Chegou o momento para você trabalhar o accent reduction (redução de sotaque em inglês)! Confere aqui!
Quer diminuir o seu sotaque brasileiro ao falar inglês e se comunicar como um nativo? Acompanhe as dicas de redução de sotaque em inglês que preparamos para você alcançar o ápice da comunicação na língua inglesa!
Uma das maiores dificuldades de brasileiros que buscam aprender inglês é se comunicar no novo idioma sem o sotaque de sua língua materna, ainda mais levando em consideração as fortes acentuações linguísticas que possuímos por conta da pluralidade regional existente no país.
No entanto, é possível sim, diminuir bastante o sotaque local para se comunicar na língua inglesa como um nativo. É uma jornada que demanda tempo, mas a redução de sotaque é considerada importante para aqueles que desejam eliminar barreiras e preconceitos no exterior.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você trabalhe a redução de sotaque brasileiro quando for falar inglês. Porém, não pense que você está falando errado ou sendo mal entendido por conta do sotaque, é apenas uma questão facilitadora de adaptação à comunicação nativa.
Por que trabalhar a redução de sotaque em inglês?
Antes de tudo, é necessário ter em mente que os nativos dos EUA, da Inglaterra, do Canadá ou de qualquer outro país de língua inglesa também possuem sotaques distintos de acordo com a localidade em que foram criados. Portanto, o objetivo aqui é a redução do sotaque brasileiro e trabalhar a pronúncia.
Trabalhar a redução de sotaque é importante, principalmente, para fugir de esteriótipos e preconceitos, aumentando assim a possibilidade de ser compreendido como um nativo. Dessa forma, você será mais respeitado no mercado de trabalho e em qualquer ambiente que frequente.
Como trabalhar a redução de sotaque em inglês e falar como um nativo?
Antes de pontuarmos algumas dicas, vamos falar sobre o que geralmente demonstra que não somos nativos quando nos comunicamos em inglês. Entenda:
A pronúncia de algumas letras, como o ‘r’;
a ênfase dada, principalmente, às vogais e consoantes;
pronúncia de verbos regulares no passado, com terminação em “ed”, e para as consoantes “g” e “j”;
geralmente enfatizamos emoções e preferimos transmitir algumas mensagens através da ênfase em frases ou palavras soltas, o que não ocorre no inglês.
Treine exaustivamente a pronúncia correta
O ponto mais importante para trabalhar a redução do sotaque é treinar exaustivamente a pronúncia correta das palavras. É um trabalho, possivelmente, de anos – de acordo com as possibilidades de cada um – no entanto, com a disciplina necessária, você irá falar inglês como um nativo.
Para trabalhar a redução do sotaque brasileiro na comunicação em inglês, o time de inglês do Cambly elencou dicas práticas, que podem ser incorporadas ao dia a dia:
– Ouça o inglês e tente imitar o sotaque. Se possível, leia um texto junto com a fala, ou seja, seguindo o script;
– Assista a filmes, séries e desenhos animados com o áudio e legenda em inglês para comparar as diferenças entre a escrita e a fala. Além disso, busque alguns padrões fonéticos;
– Ouça podcasts e programas de rádio em inglês pela Internet;
– Trabalhe o hábito de assistir a programas em inglês na TV a cabo;
– Compre um livro de pronúncia com áudio. Há ótimos materiais com venda online;
– Grave a sua voz. Analise as gravações e anote seus erros mais frequentes;
– Crie uma lista de palavras, expressões e frases que são frequentemente pronunciadas de forma incorreta. Trabalhe nesta lista, lendo e relendo até que fale corretamente;
– Leia em voz alta constantemente. Grave o conteúdo enquanto estiver lendo. Ouça e repita as palavras inúmeras vezes;
– Busque compreender os símbolos fonéticos que ficam após as palavras nos dicionários e antes das respectivas explicações. Ajuda a melhorar sua percepção das diferenças sonoras e peculiaridades da sua língua e da língua estrangeira que está estudando;
– Consulte dicionários on-line para checar a pronúncia das palavras;
– Faça um curso de accent reduction (redução de sotaque), ou seja, de redução da interferência da sua língua materna.
Trabalhe a sua pronúncia com Cambly
Além disso, você pode trabalhar a redução de sotaque e a sua pronúncia com os professores nativos do Cambly. Você pode fazer quantas aulas quiser sobre o tema e acelerar o seu processo rumo à fluência.
Encontre seu professor nativo ideal, de acordo com as características que deseja, e treine exaustivamente a pronúncia com ele. Você pode, inclusive, tentar se adaptar ao sotaque do país que gosta mais, escolhendo um tutor de acordo com a nacionalidade.
Great tips!
Post excelente!!
Adorei cambly
Muito legal.
nesse ponto o cambly é ótimo pra aperfeiçoar o sotaque, visto que há muita variação de professores 🙂
Realmente para se obter a redução de sotaque é necessário treinar exaustivamente. Excellentes dicas!!
SOTAQUE É PRA SEMPRE ACHO…RS