Alfabeto em inglês (sons, escrita e pronúncia)

Você sabia que um dos principais passos para se tornar fluente na língua inglesa é dominar o alfabeto e aprender a pronunciá-lo corretamente?

Por isso, nosso time de professores nativos do Cambly preparou para você um artigo especial sobre alfabeto em inglês, com ótimas dicas para que você se torne fluente no idioma!

Uma das primeiras lições que escolas, colégios, cursos e livros de ensino da língua inglesa passam aos seus alunos que desejam começar a aprender o idioma é o alfabeto em inglês. Em princípio, é uma tarefa fácil, mas que se não levada a sério pode prejudicar o estudante. Conhecer the English Alphabet pode ser a base para dominar a língua inglesa.

Muitos alunos não dão a atenção devida ao aprendizado do alfabeto em inglês e, por conta disso, acabam tendo a pronúncia das palavras prejudicada no futuro. Vale deixar claro que as letras são as mesmas, mas os sons são bem diferentes.

É necessário prestar atenção tanto à leitura por extenso da pronúncia quanto ao som para aprender corretamente como pronunciar as letras do alfabeto e, por conseguinte, as palavras em inglês que serão aprendidas no futuro.

menino-aprendendo-alfabeto-em-ingles

A origem do alfabeto em inglês

Antes de tudo, é necessário explicitar a origem das letras do alfabeto em inglês. Você sabia que antes de sofrer influência de idiomas latinos, o idioma inglês, assim como seu alfabeto, foi derivado do idioma anglo-saxão?

O idioma anglo-saxão e o seu alfabeto foram utilizados por aproximadamente cinco séculos (Séc V – Séc X). Nessa época, o povo anglo-saxão – mistura de povos germânicos (anglos, saxões e dinamarqueses) – habitava parte da Grã-Bretanha.

Contudo, na era atual, não existem muitos exemplos da escrita anglo-saxônica. Atualmente, é possível encontrar apenas fragmentos e frases curtas. Inicialmente, o seu alfabeto possuía 33 letras, assim como o idioma das runas, seu percussor.

Influência do idioma latino

Entretanto, a partir do século VII – vale destacar que o idioma anglo-saxão se manteve em paralelo com o idioma latino por um longo período -, o idioma latino foi disseminado por missionários cristãos na região e ganhou força.

Após esse período, o alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, passou a comandar a escrita dos povos da Grã-Bretanha e da maioria das línguas da Europa ocidental e oriental.

Assim como ocorreu na Europa, as Américas também sofreram influência do idioma latino e possuem origem similar, tanto que o alfabeto em inglês é similar ao espanhol e português.

Nasce o inglês arcaico

A história sugere que o alfabeto em inglês arcaico tenha nascido no ano de 1001. Nessa época, quando foi ordenado e classificado, o alfabeto em inglês possuía 24 letras, diferentemente de sua atual formatação, com 26.

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • V
  • X
  • Y
  • Z
  • &

Acima, encontra-se o primeiro alfabeto em inglês arcaico. Você poderá perceber que as letras J, U e W não existiam. Enquanto isso, o símbolo “&”, que significa “and” em inglês, era considerado uma letra do alfabeto.

a-z-aprender-alfabeto-em-ingles

Inglês moderno

Após a modernização da língua inglesa, o alfabeto passou a ter 26 letras. O símbolo “&” deixou de existir no alfabeto em inglês e foram incluídas as letras J, U e W.

O “W”, em específico, possui uma história curiosa. Antigamente, ela era representada por duas letras “u”. Não à toa, era chamada de double u, ou seja, “u em dobro”. Contudo, após o século XVI, a letra “W” se tornou independente.

Após essa breve história, podemos ir ao que interessa, correto? Então, confira, a seguir, todas as letras do alfabeto em inglês e a sua pronúncia correta por extenso.

Alfabeto em inglês e sua pronúncia

Se você tem dificuldades para pronunciar corretamente as letras do alfabeto em inglês, não se preocupe. Preparamos especialmente para você a representação escrita de cada letra minuciosamente.

Letra A – Pronúncia: Êi
Letra B – Pronúncia: 
Letra C – Pronúncia: 
Letra D – Pronúncia: 
Letra E – Pronúncia: Í
Letra F – Pronúncia: Éf
Letra G – Pronúncia: Djí
Letra H – Pronúncia: Êitch
Letra I – Pronúncia: Ái
Letra J – Pronúncia: Djêi
Letra K – Pronúncia: Kêi
Letra L – Pronúncia: Él
Letra M – Pronúncia: Êm
Letra N – Pronúncia: Ên
Letra O – Pronúncia: Ôu
Letra P – Pronúncia: Píi
Letra Q – Pronúncia: Quíu
Letra R – Pronúncia: Ár
Letra S – Pronúncia: Éss
Letra T – Pronúncia: Tíi
Letra U – Pronúncia: 
Letra V – Pronúncia: Víi
Letra W – Pronúncia: Dâbliu
Letra X – Pronúncia: Écs
Letra Y : Pronúncia: Uái
Letra Z : Pronúncia: Zíi

Contudo, apenas ler as letras do alfabeto por extenso pode não ser suficiente para que você aprenda corretamente a pronunciá-las. Por isso, deixaremos abaixo algumas dicas para que você domine completamente o alfabeto em inglês.

crianca-com-alfabeto-em-ingles

Dicas para pronunciar e soletrar o alfabeto em inglês

Pronuncie corretamente as letras “t”, “d”, “m” e “n”

Conversando com alguns dos professores de inglês online do Cambly, eles chamaram nossa atenção para a pronúncia do “t” e do “d” . Esssa pronuncia necessita ser seca, como se alguém do interior estivesse falando. Por exemplo, sem o chiado que a palavra “tia” costuma ter, evitando a fonética do “ch”. Repita alto, seguidas vezes, “tia” e não “tchia”.

Além disso, vale lembrar que “m” e “n” tem sons sutilmente diferentes – como se você os pronunciasse em português, mas esquecesse o “e” no final de “eme” e “ene”.

Busque vídeos no Youtube

No youtube é possível achar diversos vídeos sobre o tema. Apenas insira na área de busca da plataforma “alfabeto em inglês” e aproveite as ótimas dicas, com o áudio adequado, para melhorar a sua pronúncia.

Selecionamos aqui um video com a popular canção The Alphabet Song, na versão da Seasame Street & India Aire para ajudar a entender como pronuniciar e ainda ajudar a fixar os sons das letras em inglês:

 

Ouça músicas sobre alfabeto em inglês

Essa opção parece infantil, mas funciona tanto para crianças como para adultos. A repetição do alfabeto em inglês inteiro durante a música, repetidas vezes, fará com que o seu cérebro memorize automaticamente a pronúncia correta das letras em inglês.

Treine com os professores nativos do Cambly

Outra saída interessante para aprender a pronunciar corretamente o alfabeto em inglês é separar alguns minutos de aula com os professores nativos do Cambly, como o Collum G, para treinar.

Ficou curioso e quer fazer alguns minutos gratuitos de aula de inglês online com nossos professores nativos? Utilize o código Blog15minutos!

Confira, também, nosso artigo de inglês básico sobre Números em Inglês!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: