O Feriado Mais Verde do Mundo: St. Patrick’s Day

Saint Patrick’s Day é um feriado nacional irlandês que, atualmente, já se espalhou pelo mundo todo.

Vamos aprender algumas das palavras usadas para contar a história e as tradições da data?

O Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício) é o feriado mais importante da Irlanda. Comemorado em 17 de março, o dia marca a provável data de morte do santo, que é padroeiro do país e acredita-se que viveu entre 385 e 461 d.C. Segundo o professor irlandês do Cambly, Derry B,  em inglês, a data também é conhecida como Patty’s Day e Paddy’s Day, ambos apelidos do nome Patrick.

Uma prova dessa grande identificação da Irlanda com St. (abreviatura de saint) Patrick, e de que ele se tornou um dos maiores símbolos do país, é que o termo paddy (paddies, no plural) também passou a ser usado, principalmente pelos ingleses, para se referir a pessoas de origem irlandesa.

Mas quem foi St. Patrick? E quais são as principais tradições e símbolos que cercam esse feriado que já se tornou um patrimônio não só irlandês, mas mundial? Destacando alguns dos nome e palavras em inglês usados para descrever as tradições e a história que cercam a data.

Parada de Saint Patrick's Day

A vida de Saint Patrick

Conversando com o professor nativo da Irlanda, Derry, ele nos contou que Saint Patrick é tido como o responsável por levar o Cristianismo à Irlanda (Ireland). No século V, ele viajou à ilha como missionário para espalhar a fé católica romana, vindo a se tornar um bispo. A maioria do que se sabe da vida do santo vem da Declaration (“declaração”), um documento que teria sido escrito por ele próprio.

Segundo a Declaration, Patrick nasceu numa família rica da Britânia (Roman Britain), província do Império Romano. Aos 16 anos, foi sequestrado por saqueadores irlandeses (irish raiders) e levado para a Irlanda não-cristã. Depois de seis anos trabalhando como um pastor (shepherd), Deus teria dito a ele que um navio na costa o levaria para casa.

De volta à Inglaterra, Patrick se tornou um sacerdote (priest), voltando à Irlanda posteriormente para catequizar seus habitantes. É aceito que St. Patrick só morreu depois de ter convertido milhares de irlandeses, sendo enterrado na cidade que hoje é conhecida como Downpatrick.

Vitral de Saint Patrick

Tradições do Saint Patrick’s Day

Roupas verdes

Talvez a principal tradição do Dia de São Patrício seja o uso da cor verde em roupas e enfeites. A cor foi sendo associada e adotada pelos irlandeses através dos séculos, mas o uso de fitas (ribbons) verdes e shamrocks (ver abaixo) na data comemorativa vem desde a década de 1680, pelo menos.

Uma música de 1798 chamada The Wearing of the Green (“O Uso de Verde”, no sentido de vestir) ajudou a consolidar a associação do verde com o orgulho irlandês. A letra fala da repressão à Rebelião Irlandesa (Irish Rebellion), no mesmo ano: they are hanging men an women for the weaing of the green (“estão enforcando homens e mulheres pelo uso do verde”).

A partir da consolidação do verde como uma cor nacional da Irlanda, as representações de St. Patrick também passaram a adotar quase que exclusivamente a mesma cor dos rebeldes irlandeses em seu manto.

Shamrock

Shamrocks irlandeses na floresta

O shamrock é o trevo (clover) de três folhas que é um dos símbolos da Irlanda e de St. Patrick’s Day. O nome vem da língua própria falada pelos irlandeses e significa “planta pequena” ou “jovem”.

Sua ligação com St. Patrick vem do fato de que o santo teria usado a planta de três folhas para explicar a Santíssima Trindade (Holy Trinity) aos pagãos irlandeses. O sacerdote também costuma ser representado com um ramo (sprig) de shamrocks.

No dia 17 de março, é comum ver pessoas usando camisetas, chapéus ou acessórios com o shamrock, ou até com a própria planta.

Entrega de shamrocks pela família real britânica

Na Inglaterra, há uma tradição mantida pela família real de presentear vasos de shamrocks aos membros da Guarda Irlandesa (Irish Guards). O costume anual teve início em 1901, por parte da Rainha Alexandra, e hoje é atribuição da Duquesa de Cambridge.

Comemorações pelo mundo

Atualmente, o St. Patrick’s Day deixou de ser uma festa apenas irlandesa para se tornar uma data celebrada em várias partes do mundo. Em muitos países, são realizados desfiles (parades) e festivais com elementos que representam a nacionalidade irlandesa.

As maiores comemorações pelo Dia de São Patrício acontecem em Dublin, capital da Irlanda, Nova York, que possui uma grande colônia irlandesa, e Birmingham (Inglaterra). Na América Latina, a Argentina realiza a maior versão do evento, que chega a ser o quinto maior do mundo. Atualmente, muitos dos eventos realizados, como os dos EUA, por exemplo, estão mais próximos de carnivals, semelhantes ao Mardi Gras local.

As celebrações também envolvem cultos e missas para cristãos praticantes e devotos do padroeiro da Irlanda. Apesar de o St. Patrick’s Day ocorrer durante Quaresma (Lent), o consumo de álcool é permitido durante o dia. Isso ajuda a a explicar o alto consumo de bebidas alcoólicas que ficou associado à data.

Mulher e cachorro usando o verde no Saint Patrick's Day

Palavras usadas e seus significados

Veja abaixo as palavras usadas para descrever a história e as tradições em torno de St. Patrick’s Day e seus significados em português e explicações.

  • Carnival: período de festas que antecede a Quaresma. O nome vem do latim e é compartilhado por culturas que adotaram o costume, com variações. Em inglês, a palavra também se refere a um circo, em geral viajante (traveling carnival).
  • Clover: um trevo (pode ser de três ou quatro folhas).
  • Declaration: uma declaração ou proclamação.
  • Ireland: Irlanda
  • Irish: irlandês ou irlandesa (serve para pessoas, objetos, etc).
  • Leprechaun: (pronúncia /LÉP-re-coun/) Figura mitológica do folclore irlandês. Um homem com estatura entre 30 e 50 cm.
  • Masses (plural): missas, nome que os cultos da Igreja Católica costumam receber.
  • Mardi Gras: apesar de já incorporado ao inglês, o termo vem do francês e significa “Terça Gorda”, uma das datas do carnaval. É usado para descrever o que seria o nosso carnaval nos EUA.
  • Paddy ou paddies (plural): gíria criada pelos ingleses para se referir aos irlandeses, muitas vezes, de forma pejorativa.
  • Parade: um desfile ou parada, como as realizadas em feriados nacionais.
  • Priest: um padre ou sacerdote.
  • Ribbons: fitas que podem usadas como enfeite ou para amarrar coisas.
  • Saint: santo.
  • (Church) service: culto religioso realizado em igreja ou templo, quase sempre presidido por um membro do clero.
  • Shamrock: palavra de origem gaélica para o trevo de três folhas, símbolo da Irlanda.
  • Sprig: pequeno ramo de alguma planta.

Você já conhecia algumas dessas palavras em torno da tradição do St. Patrick’s Day?

Ah, para quem quiser saber um pouco mais sobre a Irlanda e St. Patrick’s, temos um presentinho para você! Acesse aqui e ganhe 5 minutos de aula grátis com um dos tutores nativos do Cambly! A plataforma é excelente para que deseja entrar em contato com tutores de diferentes países de língua inglesa como a Irlanda.

 

39 comentários em “O Feriado Mais Verde do Mundo: St. Patrick’s Day

  • Pingback:April Fools' Day: conheça os costumes do 1º de abril - INGLÊS ONLINE -

  • 23 de abril de 2019 em 09:25
    Permalink

    Muito bom!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:27
    Permalink

    👏👏👏👏

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:48
    Permalink

    Muito legal essa cultura. Sempre ouvia falar, mas agora obtive clareza sobre esse dia!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:49
    Permalink

    Nossa que interessante! Adorei

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:11
    Permalink

    Ótimo conteúdo.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:12
    Permalink

    Só consigo pensar em pub e bebida! YAY

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:28
    Permalink

    Muito bom aprender a cultura e a história de outros povos.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:09
    Permalink

    Oh I didn’t know it. Very interesting!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:18
    Permalink

    Muito interessante!!!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:52
    Permalink

    Realmente se tornou bem famoso, acredito que aqui no sul o pessoal realmente aderiu ao St. Patrick’s Day como se fosse feito todos os anos desde que existe o estado hsuahsuah

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:09
    Permalink

    MUITO BOM ESSE POST, PARABÉNS

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:39
    Permalink

    Excelente conteúdo! St. Patrick’s Day é um dia muito divertido e perfeito para se reunir com os amigos.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 18:21
    Permalink

    É uma das datas comemorativas da tradição americana que mais acho legal.. Mas meu sonho mesmo é passar o 4th of July nos EUA!

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 11:42
    Permalink

    Feriado incríveel!

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 11:49
    Permalink

    Aqui no Brasil não temos muito o costume de comemorar, porém é interessante ver a diferença entre paises sobre datas comemorativas e enteder o porque da celebração. nos gera conhecimento.

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 12:01
    Permalink

    Participei do St. Patrick’s Day em Porto Alegre, foi uma experiência incrivel ter a oportunidade de conhecer essa parte da cultura Inglesa.

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 17:15
    Permalink

    Tenho muita vontade de comemorar o dia de St Patrick na Irlanda.

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 18:05
    Permalink

    Muita vontade de participar desse dia em algum local que realmente “comemore”

    Resposta
  • Pingback:Os Dias da Semana em Inglês: de onde vêm? - INGLÊS ONLINE -

  • 24 de abril de 2019 em 21:00
    Permalink

    muito bom!

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 08:52
    Permalink

    Voltei porque o post é top

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 09:28
    Permalink

    Eu nunca comemorei essa data, mas parece ser algo que está chegando com tudo no Brasil

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 14:57
    Permalink

    Muito legal esse feriado!

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 18:33
    Permalink

    Legal aprender sempre mais

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 20:52
    Permalink

    Muito bom. Saber sobre a cultura ajuda muito na compreensão dos costumes e na imersão na língua. Obrigada

    Resposta
  • 7 de outubro de 2019 em 09:09
    Permalink

    Show de bola essa reportagem.

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 22:47
    Permalink

    show de bola!

    Resposta
  • 19 de outubro de 2019 em 10:48
    Permalink

    Esse tipo de post só aumenta minha vontade de fazer um intercâmbio na Irlanda 🙂

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: