April Fools’ Day: conheça os costumes do 1º de abril

O April Fools’ Day é a versão em inglês do nosso Dia da Mentira e, como no Brasil, também é realizado no dia 1º de abril.

Leia aqui no Blog Inglês Online esse super post para ficar conhecendo alguns dos costumes dessa data muito apreciada pelos falantes da língua inglesa.

O April Fools’ Day ou April Fool’s Day é uma tradição dos países de língua inglesa que também é comum a muitos países ocidentais. É “comemorado” no dia 1º de abril, assim como o nosso Dia da Mentira, e também envolve a realização de brincadeiras e pegadinhas (“pranks” ou “pratical jokes”), que podem ser inocentes e amigáveis ou nem tanto…

Segundo tutores nativos do Cambly – curso de inglês online – um dos costumes parecidos com o 1º de abril brasileiro é gritar ou falar “april fool” para revelar a brincadeira depois que a pessoa “caiu” – como falar “1º de abril!” aqui. Inclusive, o nome da data pode ser traduzido para o português como “dia do(s) tolo(s) de abril”.

Em países como Estados Unidos e Reino Unido, é comum grandes empresas e veículos de comunicação entrarem na tradição, publicando matérias e notícias falsas – desmentidas na edição seguinte.

Para você estudante de inglês, selecionamos alguns outros costumes do April Fools’ Day, especialmente entre os norte-americanos. Afinal, mais do que aprender regras gramaticais, quando aprendemos um novo idoma, estamos aprendendo sobre a cultura e a história de povos nativos.

Criança pregando uma peça no pai.

Como surgiu o April Fools’ Day?

A versão mais aceita e documentada para o 1º de abril vem da Europa renascentista (pós-Idade Média), quando a data se consolidou. Até o século XVI, em muitas cidades europeias, a chegada de um novo ano era comemorada por um feriado que tinha início no dia 25 de março e se encerrava, particularmente na França, em 1º de abril.

O costume atual só se consolidou no em meados do século XVI, tendo como um dos marcos um decreto real francês de 1564, oficializando o dia que hoje é adotado praticamente no mundo todo. Mas algumas pessoas resistiram à mudança, e aqueles que já comemoravam o Ano Novo no 1º de janeiro criaram a data para tirar sarro. Em 1582, o papa Gregório XIII promulgou o novo calendário (que ficou conhecido como gregoriano), disseminando o seu uso pelas demais nações cristãs.

Além da história mais aceita, também existe uma versão “pegadinha” para como surgiu o April Fools’ Day (veja abaixo).

Tradições que cercam a data

Horário das brincadeiras

Uma tradição que tem origem no Reino Unido e se espalhou pelos países de língua inglesa é gritar “april fool!” para a vítima de uma brincadeira, que passa a ser um “april fool“. Mas não só isso, a pegadinha deve ser feita até o meio-dia, ou a pessoa autora pode ser considerada, ela mesma, o(a) “tolo(a) de abril”.

Esse costume ainda é mais ou menos mantido na Inglaterra e em muitos lugares que herdaram desse país a tradição do April Fools’ Day, como os Estados Unidos.

Pranks e hoaxes

Talvez a maior tradição do April Fools’ Day, e a parte pela qual todo mundo espera anualmente. Além das brincadeiras feitas por pessoas individualmente e entre amigos, é comum, em países como os EUA e o Reino Unido, empresas e veículos de grande alcance praticarem pranks ou até hoaxes (plural de “hoax”, um “embuste” ou “trote”) bastante elaborados.

No passado, essas brincadeiras se limitavam ao alcance da empresa, afetando leitores ou espectadores de um só país, em geral. Hoje em dia, com a Internet, qualquer prank ou, pior, hoax tem o potencial de atingir bem mais pessoas, cientes ou não de que é uma pegadinha.

Uma pegadinha típica do April Fools' Day.

Brincadeiras que ficaram famosas

Vamos ver algumas das brincadeiras mais famosas já praticadas no April Fools’ Day, realizadas em rádios, emissoras de TV, jornais, revistas e sites.

A história nada oficial do April Fools’ Day

Em 1983, um professor de História da Universidade de Boston (EUA) pregou uma peça na agência de notícias Associated Press. Ele inventou uma versão fictícia para a história do surgimento da data que virou um artigo publicado em jornais. O órgão de imprensa só percebeu o “engano” semanas depois.

Na versão “alternativa” do professor Joseph Boskin, o imperador Constantino nomeia um bobo da corte, Kugel, para governar por um dia após ser desafiado pelos seus bobos (“jesters” ou “fools“, em inglês), que dizem poder fazer um trabalho melhor no trono. Kugel passa um decreto clamando por um dia com menos sensatez, que viria a ser repetido anualmente.

Reportagens anuais da NPR

A National Public Radio (NPR), nos EUA, sempre apresenta uma grande reportagem no dia 1º de abril. Essas matérias começam de forma razoável e vão ficando mais e mais estranhas. Alguns exemplos recentes foram os segmentos sobre o ‘iBod’, um dispositivo portátil de controle corporal, e sobre uma iniciativa do Imposto de Renda (IRS) dos EUA de enviar produtos de consumo em vez de restituições em cheque, para garantir que as pessoas usassem.

Taco Liberty Bell

Esta é uma brincadeira que ganhou até sua própria página na versão em inglês da Wikipédia.  Em 1996, a rede de restaurantes Taco Bell pagou por um anúncio de página inteira no jornal The New York Times para anunciar que havia comprado o Sino da Liberdade (Liberty Bell), uma relíquia da história dos EUA, para “reduzir a dívida do país”. A partir daí, o sino passaria a se chamar “Taco Liberty Bell“.

Um aviso para não ser um dos tolo do April Fools' Day.

Pegadinhas do Google

O Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e sinônimo absoluto de buscador, prega várias peças de April Fools’ Day todos os anos. Existe até uma lista delas na Wikipédia (em inglês).

A empresa até já escolheu a data para lançar produtos, o que, de forma muito compreensível, acabou gerando dúvidas sobre os anúncios. O maior exemplo foi o lançamento do Gmail, em 2004, quase na madruga do 1º de abril. Muitas pessoas acharam que se tratava de um hoax, já que um e-mail com 1gb de espaço era algo inédito até então.

Notícias reais confundidas com brincadeiras

Assim como o lançamento do Gmail, outras notícias e fatos reais ocorridos no 1º de abril já foram confundidas com brincadeiras feitas pela imprensa. Foi o caso de um tsunami nas Ilhas Aleutas, em 1º de abril de 1946, que matou pelo menos 165 pessoas no Alaska e no Havaí.

Outro exemplo foi a morte do comediante estadunidense Mitch Hedberg, ocorrida em 29 de março de 2005, mas só reportada três dias depois. Casos como esses geram polêmica e visões negativas sobre a data, que não são incomuns. Apesar disso, April Fools’ Day já é uma grande tradição em países de língua inglesa, que dificilmente acabará.

E você, o que pensa do April Fools’ Day? Já conhecia alguns dos costumes que o cercam em países de língua inglesa? Se quiser saber mais outras datas importantes, como o St. Patrick’s Day ou outras curiosidades, acompanhe nosso Blog Inglês Online – o seu lugar para aprender inglês de maneira real com nativos.

29 comentários em “April Fools’ Day: conheça os costumes do 1º de abril

  • 23 de abril de 2019 em 09:13
    Permalink

    Quero muito Aprender inglês.

    Resposta
    • 26 de abril de 2019 em 12:54
      Permalink

      Não sabia de todos esses costumes, só conhecia alguns, gostei

      Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:18
    Permalink

    hahaha so interesting! I’ll note it hahahaha

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:14
    Permalink

    Particularmente eu não gosto do April Fools’s Day, mas é interessante conhecer os costumes de outros países.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 13:33
    Permalink

    Eu também não consegui resistir as pegadinhas de primeiro de abril

    Resposta
    • 29 de abril de 2019 em 18:23
      Permalink

      Legal saber as origens do dia da mentira e saber que existe esse dia em outros países.

      Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 18:22
    Permalink

    Minha gente eu achava que só tinha dia da mentira no Brasil! haha

    Resposta
    • 24 de abril de 2019 em 11:52
      Permalink

      Não sabia que tinha tanta história por traz do primeiro de avril 😯

      Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 22:27
    Permalink

    Wow ! Amei o post!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 23:25
    Permalink

    Muito interessante saber as origens! 🙂

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 01:34
    Permalink

    Hilário o lance de jornais tb entrarem na brincadeira hahah

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 01:44
    Permalink

    Por incrível que pareça, me lembro da data de lançamento do gmail em 2004

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 12:00
    Permalink

    Muito divertido

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 15:46
    Permalink

    Muito legal conhecer a história do primeiro de abril. Tem muitas empresas que aproveitam o momento sazonal para gerar oportunidades. TOP

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 17:55
    Permalink

    oq eu acho legal na cultura dos americanos, é que eles realmente levam a sério todas as datas

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 09:26
    Permalink

    Eu fazia muitas pegadinhas quando eu era mais nova rsrs

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 17:51
    Permalink

    Muito bacana, inglês é uma língua muito interessante e incrível

    Resposta
  • 28 de abril de 2019 em 13:36
    Permalink

    Amei a pegadinha do Taco bell. No tinha idéia que esse dia era tão popular assim.

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 20:43
    Permalink

    Conhecer os costumes do país cuja língua você quer aprender é mais um fator de motivação. Muito interessante.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: