Artigos em Inglês: como usar corretamente?

Os artigos do inglês podem causar dúvidas, já que suas regras são diferentes das usadas no português

Veja o que saber na hora de usar a palavra mais usada na língua inglesa, “the”, e os artigos indefinidos

A língua inglesa, assim como o português, possui dois tipos de artigos, os definidos e os indefinidos, que devem ser usados em situações e para efeitos diferentes. Os primeiros implicam que o falante acha que o ouvinte conhece a pessoa ou coisa a que está se referindo (por ser algo óbvio, de conhecimento geral ou já ter sido mencionado). Nesses casos, usa-se o artigo em inglês “the”, que equivale aos artigos “o”, “a”, “os” e “as” em português.

Já nos casos em o falante acredita que o ouvinte não conhece o objeto a que se refere – ou que não precisa saber sua identidade -, o uso dos artigos indefinidos “a” e “an” é o apropriado. Em português, eles equivalem aos nossos “um”, “uma”, “uns” e “umas”. Também é possível construir frases nominais (noun phrases) em que nenhum artigo é utilizado.

Parece simples, não? Vamos ver a seguir, em maiores detalhes, as diferenças entre cada um dos artigos e como usá-los corretamente.

 

 

 

Artigos em Inglês: usando o “the”

O “the” é o único artigo definido da língua inglesa, e também a palavra mais usada do idioma, representando 7% de todas as palavras escritas. É usado para dar a entender que a pessoa ou coisa é única, conhecida pelo ouvinte ou leitor, já foi mencionada, implicada ou está sendo discutida. Veja um exemplo e ainda pratica seu listening com nosso audio em inglês e melhore sua pronúncia:

 

 

  • The girl with freckles was looking at the sun.

No contexto do exemplo dado, se supõe que a referência só pode ser a uma menina e a um sol específicos.

The girl with freckles was looking at the sun

Na língua inglesa, o artigo “the” pode ser usado com substantivos no singular e no plural, sem precisar ser flexionado. Por exemplo, fala-se “The house” para se referir a uma casa e “The houses” para mais de uma casa. O artigo é sempre o mesmo, diferentemente do português e de outras línguas, em que há flexão de gênero e de número.

Porém, o artigo definido não deve ser usado com substantivos genéricos: “Trains move on tracks” (falando de trens em geral), diferente de “The yellow trains moved along the tracks” (que se refere a trens específicos); e com vários nomes próprios: “John likes trains”, “London is cold in december”, etc.

Quando se faz referência a uma data específica, o artigo definido é usado: “She was born on the 31st of July”. Já no caso de um dia da semana, o indefinido é empregado: “She was born on a Wednesday”.

She was born on the 31st of July

Artigos indefinidos em inglês: “a” e “an”

O artigo indefinido em inglês tem duas formas, “a” e “an”, ambos com significado equivalente aos nossos “um”/”uma”. Ao contrário do artigo definido “the”, pode ser usado somente com substantivos contáveis no singular, não servindo para os dois casos (singular e plural). Representam 2,06% (“a”) e 0,37% (“an”) das palavras em inglês.

Mas a principal diferença entre “a”/”an” e “the” – e a que gera mais dúvidas entre quem está tentando aprender inglês – é como são usados em uma frase. Ou melhor, quando cada uma das formas é utilizada. Talvez você já tenha aprendido que a forma “a” é usada antes de palavras que começam com consoantes, e “an”, antes das que começam com vogais. Mas há alguns outros detalhes para prestar atenção.

A escolha da forma do artigo indefinido não é definida pela letra que inicia o substantivo, mas pelo som pronunciado. Isso quer dizer que uma palavra começada por vogal pode ser precedida por “a”, assim como uma começada por consoante vir antecedida por “an”. É mais fácil compreender com alguns exemplos:

Melhore sua pronuncia em inglês e escute como um nativo fala aqui:

 

  • A box – o “b” tem som de consoante, então a palavra vem precedida de “a”;

 

Como um nativos falaria em inglês AN APPLE? Escute aqui e melhore sua pronúncia em inglês:

 

  • An apple – a vogal “a” é pronunciada normalmente, então o artigo “an” é usado;

 

 

  • An hour – apesar de a palavra começar com uma consoante, o “h” é mudo e a palavra é pronunciada como se fosse “our” (ou seja, começada por vogal);

 

 

  • A unicorn – aqui, é como se houvesse um “y” (uma consoante), que é uma pronúncia comum no inglês, também ocorrendo em “union”;

Em inglês, fala-se "a unicorn"

  • A one-armed chair – o adjetivo é pronunciado “won…”, por isso, usa-se “a”;
  • An NBA player – apesar da consoante, o som da primeira letra é “en”. Isso porque a sigla é pronunciada letra por letra, diferentemente de NASA, por exemplo, pronunciada como uma palavra (portanto, “a NASA employee”).
  • A herb ou an herb – em inglês britânico, o “h” é pronunciado e, portanto, o correto é usar o artigo “a”. Já no inglês dos EUA, a consoante é muda, então o “an” vem antes.

O uso de “a” e “an” pode ser afetado por sotaques ou dialetos regionais. Em alguns lugares, é comum não pronunciar o “h” em, por exemplo, “historical” ou “hotel”, daí sendo “an historical film” e “an hotel” o usual, enquanto o padrão seria “a historical film” e “a hotel”. Isso mostra que é sempre o som que irá definir.

Você já sabia como usar “the”, “a” e “an”? E descobrir que o artigo definido é a palavra mais escrita do inglês, foi uma surpresa? Se tiver outras dúvidas sobre gramática inglesa, acesse nossos outros posts sobre o tema.

 

22 comentários em “Artigos em Inglês: como usar corretamente?

  • 4 de outubro de 2019 em 09:23
    Permalink

    Otimo artigo!

    Resposta
    • 7 de outubro de 2019 em 12:19
      Permalink

      Really good material to study! Thanks!

      Resposta
  • 4 de outubro de 2019 em 09:52
    Permalink

    O Cambly é muito bom para praticar o inglês.

    Resposta
  • 4 de outubro de 2019 em 11:15
    Permalink

    Thanks for share this

    Resposta
  • 4 de outubro de 2019 em 13:14
    Permalink

    Very good!!!

    Resposta
    • 4 de outubro de 2019 em 14:14
      Permalink

      Artigo muito interessante!

      Resposta
  • 4 de outubro de 2019 em 15:26
    Permalink

    Artigo incrível!!

    Resposta
  • 4 de outubro de 2019 em 15:40
    Permalink

    Thanks for share this article.

    Resposta
    • 9 de outubro de 2019 em 11:49
      Permalink

      Conheci recentemente, fiz uma aula gratuita de principiante. Amei! Parabéns a plataforma… quero ganhar o curso gratuito!!! Vcs são show!

      Resposta
  • 6 de outubro de 2019 em 23:46
    Permalink

    Achei muito esclarecedor. Estou adorando as aulas.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: