Clássicos da literatura americana | American Literature

Você sabe quais são os principais clássicos da literatura americana?

Se não, continue conosco e descubra quais são os livros mais importantes da história dos EUA.

Apesar de os EUA ser bastante conhecido culturalmente por conta de seus filmes hollywoodianos, a literatura americana – às vezes esquecida – também é um marco importante para o país. Vamos conhecer os Clássicos da literatura americana! (American Literature)

Muitos autores estadunidenses importantes marcaram história na literatura mundial, como Edgar Alan Poe, F. Scott Fitzgerald e Charles Bukowski – que apesar de alemão mudou-se para os EUA quando criança.

Pensando nisso, neste artigo decidimos listar para você alguns dos principais clássicos da literatura americana. Aproveite para ler as obras citadas na língua nativa dos autores e expandir seu vocabulário em inglês. Confira!

shutterstock_1141616060

Os principais clássicos da literatura americana | American Literature

É inegável que a influência da literatura europeia, principalmente inglesa, tenha ajudado a construir a identidade literária americana. Contudo, a partir do século XIX, já era possível observar traços culturais dos EUA nas obras americanas, o que foi consolidado ainda mais no século XX.

Com isso, surgiram grandes autores e grandes clássicos da literatura americana, como The Great Greatsby (O Grande Gatsby), Moby-Dick, The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio), To Kill a Mockingbird (O Sol é Para Todos) e Ham on Rye (Misto-Quente).

shutterstock_1457591303

Leia, abaixo, um pouco sobre estes e outros clássicos da literatura americana:

Ham on Rye (Misto-Quente) | clássicos da literatura americana – American Literature

Escrito por Charles Bukowski, um dos autores mais importantes da história dos EUA, a obra Ham on Rye (Misto-Quente) é considerada por muitos a obra mais intensa, comovente e desconcertante do autor.

A busca pela verdade, pela liberdade e pela dignidade marcam este romance, publicado em 1982. Foi eleito um dos principais livros da segunda metade do século XX.

To Kill a Mockingbird (O Sol é Para Todos) | clássicos da literatura americana – American Literature

O clássico é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. To Kill a Mockingbird (O Sol é Para Todos) se tornou um dos principais clássicos da literatura americana, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker)

No livro escrito por Harper Lee, o advogado defende um homem preto acusado injustamente de estuprar uma mulher branca, nos anos 30. A obra ganhou o Prêmio Politizer de Literatura.

classicos da literatura americana - American Literature

The Great Gatsby (O Grande Gatsby) | American Literature

Esta obra clássica da literatura americana escrita por F. Scott Fitzgerald  traz uma reflexão sobre moralidade e materialismo. Confira a sinopse da editora:

“Eleito um dos maiores romances de língua inglesa de todos os tempos, o livro traz o relato de uma história de amor, com toques quixotescos. Gatsby e Daisy se conheceram há cinco anos, quando ela era apenas uma bela garota de Lousville e ele um reles oficial da marinha. Apesar da grande paixão, enquanto Gatsby está numa viagem pelos mares, Daisy se casa com o rico Tom Buchanan, embora ele seja bruto e insensível.

Depois da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para assim reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha a de seu amor em Long Island. Promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. Ainda apaixonada, Daisy vai a sua procura e uma grande tragédia se anuncia.”

shutterstock_1491910001

The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio) | American Literature

Escrito por J.D. Sallinger, The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio) conta, em primeira pessoa, a história do jovem de 16 anos, Holden Caulfield.

“Holden estudava no Internato Pencey, um colégio particular para garotos, mas acaba sendo expulso por ter sido reprovado em quase todas as matérias (com exceção de Inglês, que é a única matéria que ele “domina”) e tem que voltar mais cedo para casa.

Nesse regresso, Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça.”

Moby-Dick | clássicos da literatura americana – American Literature

Moby-Dick é um romance do autor Herman Melville, que conta a história por meio da narrativa do personagem principal, o marinheiro Ismael. Ele conta, por sua visão, as aventuras em um navio baleeiro em busca da baleia Moby-Dick.

Na história, a baleia, um chalote branco, consegue fugir e destruir seus caçadores, mesmo tendo sido ferida diversas vezes pelos caçadores baleeiros. A obra traz diversas inovações literárias, como aspectos não-fictícios sobre pesca e baleias.

Este é, hoje, um dos clássicos da literatura americana mais importantes e reconhecidos pelo mundo, apesar de não ter sido sucesso de crítica em seu lançamento.

The Raven (O Corvo) | clássicos da literatura americana – American Literature

Escrito pelo mestre do terror Edgar Allan Poe, The Raven (O Corvo) é um poema narrativo  publicado pela primeira vez em janeiro de 1845. Ficou conhecido principalmente por conta de sua musicalidade, atmosfera e estilo linguístico.

O poema conta a história de um rapaz anônimo, identificado como estudante, que recebe a visita frequente de um corvo falante. Na história, o rapaz perde a sua amada Leonore e, aos poucos, enlouquece, enquanto o corvo atormenta sua vida.

classicos da literatura americana - Literature

The Scarllet Letter (A Letra Escarlate) | American Literature

Publicada em 1850, The Scarllet Letter foi escrita por um dos principais autores da literatura norte-americana, Nathaniel Howthorne.  Sinopse da editora:

“Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra ‘A’ de adúltera bordada em seu peito.

Hester, primeira autêntica heroína da literatura norte-americana, se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante.”

Gostou das dicas de livros da literatura americana? Deixe seu comentário e converse em inglês com nossos professores nativos sobre as obras literárias que já leu!

 

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: