Community College, College ou University?

O ensino superior é uma época em que nos deparamos com diversas escolhas. Que profissão seguir; que curso melhor prepara; devo ficar um ano me preparando para uma bolsa? Quem tem o sonho de estudar nos EUA, fica mais um questionamento: escolher entre community college, college e university.

Apesar de, à primeira vista, parecerem bastante semelhantes community college, college e university, são conceitos muito diferentes. Eles possuem durações distintas e mesmo pesos diferentes dentro do sistema de ensino americano.

Assista essa videoaula em inglêscom professor nativo, explicando as diferenças abaixo entre Community College, College ou University:

 

Definindo Community College

Vamos começar a diferenciar community college, college e university pelo primeiro item de nossa lista. As community colleges, ao contrário do que possa parecer, não são instituições comunitárias, destinadas aos estudantes de baixa renda. Mas sim, unidades de ensino diferentes.

Os cursos aqui são de dois anos. E, ao cabo desse periodo, os estudantes conseguem uma graduação chamada de Associate’s Degree. É bastante parecido com os nossos cursos de tecnologia. Embora não tenhamos uma divisão como a entre community college, college e university no Brasil.

Voltando ao grau adquirido, o tempo investido nas communities colleges pode ser usado como crédito acadêmico em outras instituições. Instituições como colleges e universities.

Se o aluno optar por estudar mais 2 anos na community college, obtém o Bachelor’s Degree. Esse equivale ao nosso diploma de bacharelado.

cambly Community College, College ou University?

Definindo College

Prosseguindo em nossa diferenciação de community college, college e university, chegamos ao college. Como você já deve ter percebido, esse é um falso cognato. Não se trata de um colégio, mas sim de uma instituição de nível superior. College pode ser o equivalente, em português, a nossa faculdade.

E, assim, como no português, as faculdades podem, ou não, fazerem parte de instituições maiores, como centros universitários ou universidades. Aqui são oferecidos cursos de graduação, geralmente, relacionados entre si. Os créditos obtidos em instituições como o community college podem ser usados aqui.

Definindo University

Por fim, na nossa última diferenciação entre community college, college e university, chegamos na university. Aqui a tradução mais óbvia é a mais acertada: university equivale, em português, a uma universidade. Simples assim e sem falsos cognatos.

Nesse tipo de instituição são oferecidos uma diversidade grande de cursos de nível superior. Além de contar com institutos de pesquisa e cursos de extensão como mestrado e doutorado, por exemplo.

Quanto a sua relação com as demais instituições de ensino de nível superior, vale a pena recordar. Créditos obtidos em uma community college podem ser usados aqui. E uma university engloba, geralmente, diversos colleges.

sutdents Community College, College ou University?

Community College, College e University? Qual Escolher?

Agora que já definimos community college, college e university, a dúvida pode persistir nos alunos: qual, entre elas, devo escolher? Mesmo que a escolha seja sua, nós vamos tentar mostrar o que cada uma oferece, para lhe ajudar nisso.

Isso pois fazer um curso de ensino superior nos EUA é o sonho de pessoas do mundo tod, não só do Brasil. Sendo assim, antes de se submeter a um rigoroso processo seletivo, você deve escolher entre community college, college e university. Isso para saber onde focar seus esforços.

Uma decisão a ser pensada

Antes de se decidir, você precisa pensar sobre o assunto, por isso, nunca toma uma decisão precipitada ou por impulso.

Primeiramente, deve-se escolher qual será a duração de seu curso. Dentre os mais de 4 milhares de instituições de nível superior nos Estados Unidos, os cursos vão de 2 a 4 anos. É uma diferença bastantes grande. Por isso deve-se considerar o tempo que se quer investir.

E esse tempo investido vai impactar, diretamente, no seu orçamento. Isso porque, apesar de a maioria das instituições oferecerem bolsas, elas são pagas. E o valor varia bastante de uma para outra. Além disso, existem os custos com livros, moradia, transporte, restaurante universitário…

Como vimos, as opções são muitas e as mais diversas possíveis. Por isso, as definições que apresentamos logo acima são tão fundamentais. Mas não se assuste ou sinta-se diminuído. Esse tipo de dúvidas aflige mesmo os estudantes locais, que crescem sabendo como funciona o sistema de ensino.

University-College-e-Community-College

Explicando o Associate’s Degree

Muitos deles optam por possuírem, apenas o Associate’s Degree, visto que ele abre portas para muitas carreiras que exijam graduações menores. Mas ele deve ser olhado com cuidado por estudantes estrangeiros, como os do Brasil.

Isso por conta da equivalência. Veja bem: um diploma de curso superior, em qualquer lugar do mundo, tem o valor dentro do país onde ele foi emitido. De um país para outro, vai depender de diversos fatores. Especialmente, dos acordos feitos entres as nações.

Por conta das diferenças entre community college, college e university, não existe equivalência entre os Associate’s Degree e qualquer graduação no Brasil. Por isso ela é parecida com o curso de tecnologia. Mas não é igual. Se você quiser voltar ao Brasil, essa graduação não vai ter valor.

Assim, não sendo possível fazer a revalidação, esse grau deve ser considerado, apenas, se você deseja permanecer nos Estados Unidos. Mesmo assim, você não deve descartar a instituição quando estiver se decidindo entre community college, college e university.

classicos da literatura americana - American Literature

Vantagens da community college

Uma das vantagens da community college é o seu processo de seleção menos rigoroso, se comparada com as outras. Assim, elas podem abrir caminho para melhores graduações nos Estados Unidos.

Segundo especialistas em graduação nos EUA, esse tipo de instituição de ensino é a indicada para aqueles que não possuem um histórico escolar dos melhores. Ou que tiveram um desemplenho não tão bom nas provas de admissão. Muitos ficam nervosos ou não estão bem no dia das avaliações.

Outra vantagem é o preço. Entre community college, college e university, os primeiros são muito mais baratos. Se a sua vontade de estudar fora é maior que o seu bolso, a community college é a melhor opção.

De fato, muitas pessoas, dentro e fora dos EUA, optam por fazerem cursos em instituições assim, antes de se transferirem para colleges ou univesities. Logicamente que, para instituições mais concorridas, essa transferência é bastante dificil. Mas grandes universidades como Columbia a aceitam.

***

Como vimos, essas diferenças entre community college, college e university não são poucas. Por isso recomendamos que você verifique cada instituição, dentro das suas opções, individualmente. Assim você saberá qual melhor se enquadra com os seus objetivos.

Não deixe de conferir outras dicas como essas em nossas postagens e, caso queira melhorar a sua conversão, de conferir o  Cambly agora mesmo!

Muito obrigado, bons estudos e até a próxima!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS