Como aprender a ler textos em inglês

Aprender a ler textos em inglês corretamente pode ser uma tarefa difícil para muitos, contudo, é indispensável para quem deseja ser fluente na língua.

Por conta disso, o nosso time do Cambly preparou para você ótimas dicas sobre como aprender a ler textos em inglês da maneira correta. Confira!

casal lendo textos em ingles juntos

A maior parte dos alunos de inglês, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, busca focar muito mais na conversação do que na leitura e compreensão de textos em inglês. Muitos acreditam que é um estudo chato e monótono, entretanto, não precisa ser. Veja como aprender a ler textos em inglês de maneira prática e divertida!

Geralmente, essa sensação negativa ocorre quando alunos ficam nervosos por não conseguirem compreender alguma palavra do texto. Então, em vez de buscarem compreender a frase como um todo, buscam palavra por palavra no dicionário, o que é desmotivante.

Um bom leitor, ao contrário do que foi dito, tenta ler o texto em inglês em fragmentos, sempre por partes. Dessa forma, é possível intensificar a compreensão do texto sem a dificuldade de ficar parando a cada palavra para recorrer ao dicionário.

Benefícios em aprender a ler textos em inglês

Antes de lhe apresentar maneiras para auxiliá-lo (a) a ler textos em inglês, iremos deixar claro alguns motivos do porquê você deve fazê-lo. Dessa forma, você ganhará um estímulo a mais para atingir os seus objetivos.

Confira, abaixo, alguns tópicos com benefícios em ler textos em inglês:

mulher loira lendo textos em ingles

Ler textos em inglês melhora o seu vocabulário e a sua gramática

A melhor maneira para aprender a ler textos em inglês e, por conseguinte, ter um maior domínio da língua, é por assimilação natural. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que você não precisa – ou deve – ficar gravando milhares de palavras.

A melhor maneira para aprender inglês corretamente é compreender palavras a partir de um determinado contexto. Por conta disso, ler textos em inglês torna possível melhorar o seu vocabulário e a sua gramática.

Geralmente, ao ler textos em inglês, você não precisará nem buscar a tradução de palavras desconhecidas, pois a leitura do texto lhe entregará todas as condições para atingir a compreensão. O mesmo funciona com a gramática, através do ‘modeling’.

 O que é ‘modeling‘?

Modeling‘ é quando as frases servem de modelo para que o sujeito aprenda algo de maneira natural.

Por exemplo, ao desenvolver uma frase, não é necessário que se diga que é necessário utilizar primeiro o sujeito, depois o verbo e por último o complemento. Isso acontece por meio do ‘modeling“. O formato fica implícito por conta dos modelos utilizados.

Ler textos em inglês treina a sua proficiência

Você acha difícil realizar leituras em inglês sem travar? Conversando com os professores particulares nativos do Cambly, eles afirmam que esse é um processo normal. Ele muda com o tempo, conforme você evolui quantitativamente e qualitativamente a leitura de textos em inglês.

Quanto mais você ler, mais natural as palavras soarão. A leitura é prática e “practice makes it perfect, não é mesmo?

Ler textos em inglês aumenta seu acesso à informação

Atualmente, por conta do mundo globalizado e da era digital, temos acesso a uma rede infinita de informações. Contudo, muitas dessas informações só podem ser encontradas em textos em inglês. Sim, mesmo você estando em Moçambique, em Portugal, ou no Brasil, você sempre encontrará textos em inglês na maioria dos sites do mundo.

E por mais que hoje já haja muito conteúdo traduzido, em algumas áreas ainda só é possível encontrar textos em inglês, principalmente nas áreas de marketing digital, medicina e engenharia.

Diversas pesquisas científicas somente são encontradas na língua inglesa, por isso, ler textos em inglês, além de tudo, aumenta seu acesso à informação.

pessoas tentado ler textos em ingles

Dicas para ler textos em inglês

 Escaneie rapidamente o texto

Escanear o texto em inglês, ou seja, analisar o que irá ler, pode ser uma ótima alternativa para atingir o objetivo.

Separe alguns minutos para fazer uma leitura rápida do texto, identificando os principais pontos, subtítulos (se houver), imagens e estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Dessa forma, será possível fazer uma breve análise do texto e, por conseguinte, aumentar a capacidade de compreensão do texto em inglês.

Read it Out Loud! Leia em voz alta!

É claro que nem sempre é possível ler em voz alta, entretanto, quando for possível, o faça. Fazendo isso, você se envolverá ainda mais com o texto em inglês que estiver lendo e a leitura se tornará mais prazerosa.

E, assim, você acaba, ainda, praticando o inglês de três formas: utilizando os olhos para fazer o reconhecimento das palavras escritas; a boca para produzir os sons, praticando, dessa forma, a pronúncia; e por fim, utilizando as orelhas para ouvir os sons do inglês, praticando, assim, escuta.

menino com livros de ingles

Não traduza as palavras separadamente

Geralmente, é comum que o aluno de inglês tenha dificuldade na leitura do idioma e não saiba o significado de algumas palavras. Contudo, não é necessário se desesperar. Nessas horas, o certo é buscar compreender o contexto da frase.

Um dos maiores erros de estudantes de inglês é querer procurar as palavras em inglês que não conhecem no dicionário. O correto é buscar adivinhar o seu significado ao interpretar todo o contexto da frase. Recorrer ao dicionário somente em último caso.

Durante a leitura, é possível, também, anotar as palavras que você deseja aprender em uma lista e, após a atividade, buscar os seus respectivos significados. Assim, você pode fixar essas palavras e aumentar a velocidade de compreensão ao ler textos em inglês.

Dica esperta: O dicionário deve ser seu amigo e como tal, lhe acompanhar em aventuras prazerosas e não enfadonhas! 😉

Fragmente as frases em partes!

Algumas frases maiores podem ser mais difíceis  de entender. Por conta disso, fragmentar as frases em partes menores pode ser uma boa opção para auxiliá-lo (a) a compreender textos em inglês.

Depois de fragmentá-lo, você pode juntar todas as partes e ler tudo novamente para ter certeza de que compreendeu o período textual da maneira correta.

Dessa forma, você verá que é possível até transcrever o que foi lido no texto com suas próprias palavras, o que irá acelerar ainda mais o seu aprendizado do idioma.

Conte com um Professor Particular de Inglês

Sempre que possível, leia para um professor particular de inglês. Essa prática lhe permitirá ganhar mais fluência com uma pronúncia mais natural.

Com apenas 5 minutinhos de aulas de leitura, você pode melhorar muito no inglês! No Cambly, você pode encontrar um professor particular de inglês a qualquer hora e em qualquer lugar que você esteja. Basta acessa o app de inglês e chamar um professor particular!

Quer mais dicas sobre como ler textos em inglês corretamente? Confira uma aula experimental com um dos nossos professores, como o Michael Carey, através do código blog15minutos!

Você poderá gostar do nosso artigo: Fale inglês – Melhor curso de conversação com nativos!

 

 

 

 

 

2 comentários em “Como aprender a ler textos em inglês

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: