Como aprender Inglês com Podcasts

Afinal, é possível aprender inglês com podcasts?

Todos nós sabemos da importância em se dominar o inglês de forma integral. E isso inclui as 4 competências do idioma: Leitura (Reading), Escrita (Writing), Fala (Speaking) e Escuta (Listening). Hoje falaremos um pouco mais desta última habilidade. Que deveria ser a primeira. Falaremos de formas de melhorar o listening e aprender inglês com podcasts.

A razão é simples. Quando aprendemos o nosso idioma materno, nosso primeiro contato com ele foi ouvindo-o. E isso nos levou a um domínio efetivo do mesmo. Logo, segundo muitos linguistas, deve-se começar o aprendizado de um idioma novo através da audição deste.

É claro que não podemos, apenas, desenvolver uma competência e deixar as demais de lado. Todas devem ser trabalhadas igualmente. Entretanto, nosso contato mais primordial deve ser o listening.

E uma das ferramentas mais impactantes para o desenvolvimento do listening é o podcast. Esses programas de áudio disponibilizados, geralmente, via RSS, na internet, atendem a diversos tipos de ouvintes.

aprender_ingles_com_podcasts_cambly

Os podcasts podem ser generalistas ou de nicho; durando horas ou poucos minutos. E também estão disponíveis em vários idiomas. Ou seja, aprender inglês com podcast, além de possível, pode ser uma experiência bastante divertida.

Por isso, listamos abaixo, alguns dos principais canais para que você consiga aprender inglês com podcast. Temos opções para todos os níveis de inglês e áreas de interesse.

Principais Canais Para Aprender Inglês com Podcasts

Seguem abaixo, os principais programas para quem deseja aprender inglês com podcasts. Tentamos agradar aos mais variados gostos e níveis do idioma.

  • Cambly

O Cambly é um aplicativo voltado para o aprendizado de inglês. E seu podcast é voltado, exclusivamente, para o ensino do idioma. Na medida certa para quem está aprendendo. Apresentado pela teacher Ca, o aluno acompanha dicas de inglês, relacionadas à ortografia e gramática.

Os programas são curtinhos, tendo, geralmente, entre 10 e 20 minutos de duração. Podendo, às vezes, serem até mais curtos. Já estão disponíveis 25 episódios para você baixar no seu computador, no seu agregador próprio para podcasts ou ouvir online mesmo.

É recomendável para os que possuem dúvidas sobre pontos específicos do idioma, visto que o conteúdo é pontual, cobrindo assuntos específicos, para não ficar cansativo.

Link do Podcast de Ingles no Spotify: bit.ly/spotify-podcast-ingles

Link do Podcast de Ingles no Apple Podcasts: bit.ly/itunes-podcast-ingles

 

podcast_de_ingles

 

  • Hidden Brain

O Hidden Brain é um dos muitos podcasts do portal de mídia norte-americano NPR, um dos primeiros a transformar o podcast em um negócio profissional.

O podcast é apresentado por Shankar Vedantan e faz uso das mais recentes descobertas científicas para explicar porque somos quem somos, desvendando traços do comportamento e dos relacionamentos humanos à luz de nosso inconsciente. Usa do storytelling como ferramenta. Um recurso muito popular e muito bom para quem quer aprender inglês com podcasts.

  • TED Radio Hour

Apesar de não querermos repetir as fontes e este ser outro podcast da rede NPR, a TED Radio Hour vale muito a pena ser mencionado.

Apresentado por Guy Raz, sua premissa é a mesma do TED Talks: apresentar ideias inovadoras sobre o mundo, mostrando desde novas invenções até novas formas de pensar. Entretanto, ao contrário das palaestras do TED Talks, que duram menos de 20 minutos, os podcasts chegam a quase uma hora.

É uma boa forma de, além de se aprender inglês com podcasts, adquirir conhecimento de qualidade. Mas os programas podem ser um pouco longos para os desacostumados.

  • You Are Not So Smart

David McRaney mantém o blog e podcast sozinho. E o podcast é quase sobre isso. Ao menos, começou assim. David explora as “falhas” do cérebro humano, que permitem que nós sejamos enganados. Até por nós mesmos. Para isso, ele fala de diversos assuntos atuais e como eles nos influenciam, das mais variadas maneiras.

Já são mais de 160 programas, com, aproximadamente, 1 hora de duração cada. Logo, é uma ótima maneira de aprender inglês com podcasts e adquirir um melhor entendimento de si mesmo.

 

cambly_podcast_para_aprender_ingles

 

 

Mais dicas de como usar e aprender inglês com podcasts bem interessantes:

 

  • Serial

O fenômeno mundial do podcast que revelou, não só a mídia como o formato de storytelling para o mundo. O podcast conta, em temporadas, casos de pessoas reais, enfrentando dramas reais.

A primeira temporada focou em um homicídio não resolvido, em 1999; a segunda em um sargento que foi sequestrado durante missão e acusado de deserção e a terceira tratou de diversos casos policiais em Cleveland.

Ótimo para quem quer conhecer histórias fortes, de maneira única enquanto aprende inglês com podcasts.

  • The Black Tapes

Eleito o melhor podcast do iTunes, em 2015, The Black Tapes narra a história de um jornalista que investiga o sobrenatural, ao mesmo tempo em que precisa lidar com suas próprias questões.

Escrito de maneira a parecer real, seus episódios de 30 minutos são bem fáceis de se entender, por apresentarem frases simples. Para quem quer aprender inglês com podcasts, enquanto acompanha uma história envolvente, é uma boa escolha.

  • This American Life

Dos mesmos criadores de Serial, This American Life é um programa de rádio semanal que trata de temas diversos. Logo, cada semana, você irá se envolver com um assunto diferente, como os podcasts de variedades populares no mundo todo. Mas feito com o comprometimento de um programa de nicho.

This American Life não é só uma chance de se aprender inglês com podcast. É a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos e aumentar sua cultura geral.

  • My Favorite Murder

Diferente dos outros programas sobre investigação criminal, esse podcast aborda o assunto com um tom mais leve e até cômico. O formato também é um pouco diferente da maioria dos podcasts americanos, pois trata-se de um diálogo, em lugar de uma narração. Formato este muito popular no Brasil.

Por conta desse formato, e do tom mais leve, é ideal para os fãs de podcasts nacionais, que queiram aprender inglês com podcasts estrangeiros.

  • Welcome to Night Vale

Programa ficcional sobre o cotidiano de uma cidade fora do normal. Acompanhe as notícias do boletim do tempo de Night Vale, entrecortadas por aparições misteriosas nos céus e outros fenômenos inexplicáveis.

 

Comece já a aprender inglês com podcasts!

Como vimos, opções não faltam para quem quer aprender inglês com podcasts. Cabe ao aluno escolher um ou mais canais e acompanhar. Dependendo da maneira como se estiver escutando, é possível diminuir ou aumentar a velocidade da reprodução. Assim, é possível adequar o programa ao seu nível de entendimento.

Contudo, além de indicarmos o podcast Cambly como um dos melhores para aqueles que querem aprender inglês, ainda sugerimos que você confira todos os benefícios que o aplicativo Cambly pode oferecer. Confira agora mesmo!

26 comentários em “Como aprender Inglês com Podcasts

  • 7 de outubro de 2019 em 11:13
    Permalink

    Adorei as dicas!!

    Resposta
  • 7 de outubro de 2019 em 14:12
    Permalink

    Eu estou adorando o cambly

    Resposta
    • 9 de outubro de 2019 em 12:12
      Permalink

      Tbm estou gostando bastante da didática do cambly . Na verdade foi a maneira mais “fácil” que achei.

      Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 00:25
    Permalink

    O cambly é incrível! O design e o conteúdo são ótimos. (:

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 09:05
    Permalink

    Adorei as dicas!

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 09:16
    Permalink

    Gostei muito da minha primeira aula, quero mais bônus 😊

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 09:18
    Permalink

    Muito legal!

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 09:41
    Permalink

    Top Demais!

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 09:43
    Permalink

    Espero ganhar o sorteio! Cambly é top.

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 12:24
    Permalink

    Adoro escutar podcasts no meu tempo livre e quando estou dirigindo! Acho eles muito importantes para treinar o Listening e adquirir novo vocabulário.

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 12:27
    Permalink

    Além das aulas no Cambly, eu ouço do TED Talks e o Ingles Nu e Cru Rádio, um podcast maravilhoso e muito divertido… Vou passar a ouvir o Cambly também(não sabia que tinha). Amo podcasts, acho muito práticos e versáteis.

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 13:57
    Permalink

    adorei o poste!

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 14:45
    Permalink

    Muito útil. Sempre escutei podcasts, e agora estou utilizando este tipo de mídia pra desenvolver meu inglês.

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 14:56
    Permalink

    Ouvir podcast é ótimo! Um jeito fácil de aprender sobre qualquer assunto

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 16:50
    Permalink

    Comecei a utilizar podcasts faz pouco tempo. Sou professora de Inglês faz 5 anos. Mas continuo estudando e sempre aprimorando, afinal a língua é viva. Adorei a postagem 🙂

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 07:04
    Permalink

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 11:52
    Permalink

    Ingles Nu e Cru Team! rs

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 15:13
    Permalink

    Esse deveria ser o nosso primeiro passo mas, no meu caso, não tenho paciência e isso me atrapalha.

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 16:48
    Permalink

    Cambly é incrível

    Resposta
  • 11 de outubro de 2019 em 10:29
    Permalink

    Eu costumo enquanto ouvir dirijo podcasts sobre bitcoin e economia em geral. Pra quem se interessar, tem o Stephan Livera, Crypto Voices, Sovereign Man, Tom Woods e Bitcoin Knowledge.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: