Como melhorar o seu nível de inglês

Está aprendendo inglês, mas está estagnado (a) e buscando novos métodos para evoluir o seu aprendizado no idioma oficial do mundo? Preparamos para você algumas dicas de hábitos de como melhorar o seu nível de inglês. Confira, a seguir, como caminhar rumo à fluência em inglês!

Nos dias de hoje, a internet é uma aliada indispensável na vida de quem deseja atingir a fluência e melhorar o nível de inglês. Se antigamente, para evoluir no idioma, era necessário cair de cara em livros especializados e ouvir CD’s de inglês em Walkmans, por exemplo, hoje a realidade é outra.

Além disso, com a internet, diversas outras tecnologias e ferramentas de aprendizado – geralmente com diversão embutida – foram desenvolvidas e a cada dia elas ajudam mais estudantes de inglês ao redor do mundo. Com isso, novos hábitos surgiram para melhorar o nível de inglês de quem deseja aprender o idioma.

Pensando nisso, preparamos para você dicas de hábitos que vão te ajudar a melhorar o seu nível de inglês, incluindo writing, speaking e learning. Fique conosco até o final e confira métodos incríveis sobre como evoluir no idioma oficial do mundo!

Jovem com fones de ouvido e bloco de notas, em frente ao computador, aprendendo inglês

Como iniciar a minha jornada?

Antes de tudo, é necessário deixar claro que não se aprende nada de uma hora para a outra. É preciso compreender que se tornar fluente em inglês demanda tempo, disciplina e paciência. Por isso, busque sempre seguir metas traçadas entre os níveis.

Iniciante – básico (Como melhorar o seu nível de inglês )

Geralmente, a jornada começa no nível iniciante, que é quando você realmente não sabe nada sobre o idioma inglês. Neste caso, é necessário ter ainda mais paciência, com a compreensão de que levará um tempo até começar a estruturar frases coesas.

No entanto, após começar a se familiarizar com o idioma e ir evoluindo dentro do nível básico de inglês, você se sentirá mais estimulado (a) para continuar o aprendizado.

As maiores dificuldades nesse estágio são:

  • Expectativa de resultados rápidos: quando começamos a aprender algo, ficamos frustrados quando não conseguimos dominar o assunto. Entretanto, isso é extremamente normal. Aprender um idioma diferente é algo que demanda tempo.
  • Controle da ansiedade: ao iniciarmos um novo aprendizado, o terreno que estamos por explorar é desconhecido. Este fato causa desconforto, mas é preciso controlar a ansiedade e continuar a investir no objetivo final.
  • Medo de errar: é normal que sintamos vergonha ao errar na frente de outras pessoas, contudo, é necessário perder o medo de errar e arriscar para conseguir melhorar o nível de inglês.
  • Comparação com outros colegas: é da natureza do ser humano realizar comparações entre si, no entanto, isto pode causar desmotivação. É preciso ter consciência de que cada um tem o seu tempo de aprendizado.

Intermediário (Como melhorar o seu nível de inglês )

Após todas as etapas do nível básico, o nível seguinte é o intermediário. Nesta etapa, o aluno já sabe se comunicar em inglês, mas ainda tem algumas dificuldades, seja no writing, no listening ou no speaking.

Geralmente, no nível intermediário, o estudante consegue escrever frases em inglês com coesão, obter certo domínio sobre o speaking e ler conteúdos em inglês leves. No entanto, frases mais complexas e elaboradas, conjugações verbais, verbos irregulares e outros aspectos podem causar confusão.

shutterstock_218817652

Hábitos para melhorar o seu nível de inglês do intermediário para o avançado

Utilizar o dicionário inglês-inglês

Um hábito importante para melhorar o seu nível de inglês do intermediário para o avançado é utilizar o dicionário inglês-inglês. Para realizar esta tarefa com mais eficácia, indicamos que você utilize  a ferramenta onelook.

Por meio dela, é possível buscar um termo específico e ter como resposta definições distintas de diversos dicionários inglês-inglês.

Praticar conversação com nativos e outros estudantes

Hoje, o Cambly permite ao usuário ter aulas com professores nativos. Legal, não?!

Ler notícias em inglês

Outro hábito interessante para melhorar o seu nível de inglês do intermediário para o avançado é ler notícias em inglês. O BreakingNewsEnglish, por exemplo, permite que você leia notícias em inglês em dois parágrafos ou escute-as por intermédio de um narrador nativo.

Assistir a séries e filmes com legendas em inglês

Hoje em dia, é fácil encontrar plataformas de séries e filmes gratuitas ou por um preço acessível. A provedora de streaming Netflix, por exemplo, permite que você assista a diversos filmes e séries com áudio e legenda em inglês, sendo assim uma ótima ferramenta para melhorar o seu nível de inglês do básico para o intermediário.

Frequentar fóruns de idiomas

Outro hábito para melhorar o seu nível de inglês que recomendamos é frequentar fóruns de idiomas. Por meio deles, é possível fazer exercícios de inglês, conversar com outros estudantes e praticar o idioma de diversas maneiras diferentes.

Cada fórum de inglês tem a sua metodologia. Leia este artigo que preparamos sobre o tema Forum de inglês: Acelere sua aprendizagem! e aproveite!

Pratique a pronúncia correta das palavras

Uma dica curta, mas eficiente: pratique a pronúncia correta das palavras com aplicativos especializados no tema. O app Forvo, por exemplo, permite que você digite uma palavra qualquer e escute a sua pronúncia correta.

Se você quiser algo mais simples, o Google Tradutor pode ajudá-lo (a) a compreender a pronúncia correta da maioria das palavras em inglês.

Treinar a conjugação dos verbos

Este hábito para melhorar o nível de inglês pode parecer chato, contudo, é essencial. Treinar a conjugação dos verbos é necessário para atingir o nível avançado. Indicamos o ReversoConjugator para avançar em regras gramaticais e atingir o domínio dos verbos.

Assistir a clipes musicais com legendas em inglês

Ouvir música é uma ótima maneira de melhorar a entonação e a pronúncia. Ouvir música e assistir clipes musicais com legendas em inglês são uma maneira melhorar ainda para melhor a compreensão e evoluir o seu nível de inglês. Utilize portais como VagalumeYoutube.

Nível avançado (Como melhorar o seu nível de inglês )

Após passar pelo nível de inglês intermediário, você chegará ao nível avançado. Nesta etapa, você conseguirá ler livros em inglês, assistir a filmes e séries em inglês sem legenda e se comunicar perfeitamente com nativos, seja por speaking ou writing.

No entanto, sempre é possível melhorar, portanto, confira algumas dicas de hábitos para melhorar o seu nível de inglês do avançado para a completa fluência:

  • Imersão no idioma: busque fazer coisas em inglês que você já faz em português, como: ler livros em inglês, conversar em inglês, pensar em inglês e atualizar todos os eletrônicos para o inglês.
  • Mantenha contato com nativos: utilize aplicativos como HelloTalk e Cambly para conversar diariamente com nativos, mantendo, assim, seu inglês falado ativo. Desta forma, você não irá “enferrujar”.
  • Pratique a escrita: se você quer evoluir ainda mais, não deixe de praticar a escrita escrevendo textos e dando para nativos corrigirem. Desta forma, você não corre o risco de esquecer o aprendizado em writing e pode aprimorar ainda mais o idioma.
  • Treine a pronúncia: é importante deixar claro que a pronúncia, em si, não é algo substancial ao aprender inglês. No entanto, após estar no nível de inglês avançado, você pode focar em aprender a pronúncia e diferentes sotaques para naturalizar ainda mais a sua conversação no idioma.
  • Assista a séries e filmes em inglês sem legenda: se no nível de inglês intermediário, a dica é assistir a séries e filmes em inglês com legenda, no nível avançado a história é outra. Busque realizar esta tarefa sem legenda, para poder treinar o seu listening e capacidade de compreensão sem auxílio.

shutterstock_527295229

Guia Completo: Como melhorar o seu nível de inglês

Para evoluir o seu nível de inglês semana após semana, preparamos um guia especial com passos durante o dia a dia para facilitar o seu aprendizado. Continue conosco e veja como estudar inglês durante as semanas para evoluir no idioma o quanto antes!

Semana 1

Busque utilizar aplicativos e podcasts em inglês para aumentar o contato com o idioma.Eles Podem ser utilizados durante todas as semanas”, até o final do roteiro:

  • Cambly: também já conhecido por nossos leitores, o Cambly permite que você tenha o máximo contato possível com nativos. Utilizando-o, o inglês acabará sendo algo natural para você.

Podcasts: Escute em qualquer lugar! Na academia, no carro, na faculdade, nos intervalos do trabalho ou na corridinha matinal. Tenha em mente que quanto mais você escutar, melhor você se comunicará. Busque por podcasts como Podcasts in EnglishBBC.

Semana 2

Assista a um episódio de uma série de TV ou um filme de que goste bastante. Não precisa ser necessariamente algo inédito, pois ter conhecimento sobre a trama pode ser interessante para auxiliar o aprendizado, ainda mais se você for assistir a série ou ao filme sem legenda.

Dica do Cambly: assista com áudio em inglês e, se necessário, utilize legendas também em inglês. Anote as palavras que não conhece no bloco de notas do celular para estudá-las depois.

Semana 3 

Na semana 3, dedique mais tempo à leitura. Desta forma, será mais fácil e rápido melhorar a compreensão de texto e aumentar o seu conhecimento sobre o idioma de maneira geral. Leia o BreakNewsEnglish para ler notícias e escutar a narração dos textos.

Após a leitura, faça exercícios no aplicativo sobre as notícias e utilize aplicativos de conversação, como o Hello Talk, para debater sobre o tema e compartilhar opiniões com outros estudantes de inglês ou nativos.

Semana 4 

Na quarta semana, busque treinar o writing. Saber falar é importante, mas saber escrever também é necessário. Portanto, escreva textos sobre diversos temas e utilize a correção de um dos professores nativos do Cambly.

Você pode pedir sugestões sobre como melhorar a sua escrita, além de identificar quais são os erros gramaticais ou de vocabulário. Existe, ainda, um site criado pela Universidade de Cambridge, onde profissionais corrigem seus textos.

Na opção gratuita, há limitações: apenas a indicação das orações e trechos com equívocos, mas não há especificação dos erros cometidos. A versão paga traz o feedback completo.

Semana 5 

Integre o estudo de gramática ao programa de estudos, recomenda Padilha. A Universidade de Cambridge também mantém um portal com aulas rápidas que tratam de aspectos gramaticais da língua inglesa.

“Essas aulas são gratuitas e divididas por níveis de conhecimento. A sugestão é que você monte um programa diário de estudos e dedique de 10 a 15 minutos para esse momento”, diz.

Semana 6

Peculiaridades e particularidades do idioma devem ganhar destaque na semana 6. É tempo de se aprofundar no estudo de expressões e gírias usadas pelos falantes de inglês e que variam de região para outra.

Nós indicamos as aulas e os exercícios dos canais no Youtube Tim ExplicaCarina Fragozo (que também tem vídeos para melhorar a pronúncia) e Londres na Lata. Nesse último, também tem dicas interessantes sobre Londres.

Enfim, busque canais no Youtube em inglês para melhorar a pronúncia, aprimorar sotaques e descobrir curiosidades sobre países de língua inglesa. Veja como um “intensivão” para viajar, no futuro.

Semana 7

Nesta etapa, você provavelmente já notou melhora nas habilidades de comunicação, incluindo writing, speaking e listening. Na semana 7, você deve trabalhar mais para estimular a compreensão auditiva.

Tudo que foi sugerido até aqui relacionado ao tema irá servir de auxílio: músicas, vídeos, filmes e séries. Foque no entendimento da língua falada e utilize aplicativos interessantes como English Listening.

A plataforma é gratuita e permite que o estudante selecione as atividades de acordo com o seu nível de conhecimento. Ela funciona assim: você seleciona uma música, um nível, e se diverte praticando inglês.

Semana 8

A partir da primeira semana, você pode, simplesmente, repetir os passos cronologicamente ou refazer o roteiro da maneira que achar melhor. No entanto, é preciso expor-se ao idioma para praticar o que aprendeu até agora.

Utilize os aplicativos de conversação citados anteriormente, fóruns de inglês que permitem que estudantes de inglês se encontrem. Desta forma, você estará sempre em contato com a língua, evoluindo cada vez mais!

Aproveite os aplicativos para buscar grupos de conversação, lazer, trabalho e outras atividades. Você poderá, inclusive, aumentar seu networking e ter mais oportunidades na sua área.

Podcast-Thumbnails-16-865423874-1570808288971

Como melhorar o seu nível de inglês? Evolua o seu inglês com Cambly!

Como você já sabe, outro hábito que pode te ajudar a melhorar o seu nível de inglês é assistir às aulas de inglês online com os professores nativos do Cambly. Por isso, não perca tempo! Entre agora em nosso portal e escolha um tutor ideal para atingir a fluência o quanto antes!

Leia também: Inglês ao vivo online: como aprender?

 

182 comentários em “Como melhorar o seu nível de inglês

    • 27 de maio de 2020 em 17:46
      Permalink

      Muito bom mesmo!!!

      Resposta
      • 10 de junho de 2020 em 13:03
        Permalink

        Ótimooo

    • 10 de junho de 2020 em 13:43
      Permalink

      Ótima dica

      Resposta
  • 20 de abril de 2020 em 11:38
    Permalink

    obrigada , muito bom!

    Resposta
  • 20 de abril de 2020 em 11:54
    Permalink

    ótimo

    Resposta
    • 27 de maio de 2020 em 10:02
      Permalink

      Excelente parabéns

      Resposta
  • 20 de abril de 2020 em 12:10
    Permalink

    Artigo excelente, interessante e muito atrativo

    Resposta
    • 10 de junho de 2020 em 09:25
      Permalink

      Guia muito bem elaborado. Obrigada!

      Resposta
  • 21 de abril de 2020 em 10:39
    Permalink

    Gostei bastante !!!! Aplicarei as técnicas

    Resposta
    • 1 de junho de 2020 em 14:31
      Permalink

      Excellent advice! I’ll put into practice 🙂

      Resposta
  • 21 de abril de 2020 em 10:53
    Permalink

    Amoooo

    Resposta
  • 21 de abril de 2020 em 12:09
    Permalink

    excelente !

    Resposta
  • 21 de abril de 2020 em 12:41
    Permalink

    Top .. vou praticar

    Resposta
  • 21 de abril de 2020 em 16:45
    Permalink

    Ótimas dicas

    Resposta
    • 27 de maio de 2020 em 09:48
      Permalink

      Ótimo!

      Resposta
    • 27 de maio de 2020 em 13:01
      Permalink

      Boas dicas!

      Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 10:21
    Permalink

    Dicas sensacionais!

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 10:45
    Permalink

    Ja tive a oportunidade e usar o App da Cambly, realmente muito bom!!!!!

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 10:54
    Permalink

    Esse blog é uma preciosidade, adoro os conteúdos.

    Resposta
    • 27 de maio de 2020 em 22:59
      Permalink

      Ótimas dicas. Vou colocar em prática

      Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 12:29
    Permalink

    Conteúdo de primeira!

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 14:40
    Permalink

    Muito bom, Cambly!

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 16:18
    Permalink

    Ótimas dicas

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 17:46
    Permalink

    Adoro o Cambly!! Ja foi assinante e espero voltar assim que possivel!

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 18:24
    Permalink

    Texto muito bom!

    Resposta
  • 28 de maio de 2020 em 04:43
    Permalink

    Excelente conteúdo.

    Resposta
  • 28 de maio de 2020 em 16:51
    Permalink

    mt bom o artigo!

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 09:13
    Permalink

    Boas dicas! Estava precisando.

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 09:34
    Permalink

    Esse blog tem ótimos conteúdos. Let´s improve !

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 10:04
    Permalink

    Muito bom, me ajudou muito

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 10:19
    Permalink

    Artigo excelente

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 11:30
    Permalink

    Maravilhoso conteúdo!!

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 11:49
    Permalink

    Sensacional! Começando essa semana, estou no nível intermediário e estou buscando passar para o avançado.

    Resposta
  • 5 de junho de 2020 em 09:17
    Permalink

    Amei minha experiência com o cambly falei duas vezes com nativos de inglês.

    Resposta
  • 5 de junho de 2020 em 19:03
    Permalink

    Excelente 👏👏

    Resposta
  • 5 de junho de 2020 em 21:15
    Permalink

    Ótimas dicas

    Resposta
  • 8 de junho de 2020 em 09:31
    Permalink

    show as dicas!

    Resposta
  • 9 de junho de 2020 em 17:28
    Permalink

    Ótimas dicas!

    Resposta
  • 9 de junho de 2020 em 23:53
    Permalink

    Já vou colocar em prática! Muito boas as dicas!

    Resposta
  • 11 de junho de 2020 em 21:40
    Permalink

    Excelente conteúdo!

    Resposta
  • 12 de junho de 2020 em 09:50
    Permalink

    ótimo rexto!

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: