Como o Inglês mudou minha vida
Afinal de contas, como o inglês mudou a minha vida?
O inglês é uma ferramenta fundamental para o entendimento de qualquer conteúdo que atinge o mercado internacional. E não só isso. Por ser uma língua fácil de se aprender, é uma excelente forma de se melhorar o diálogo entre as pessoas.
Por isso mesmo que o inglês tem um impacto tão grande na vida das pessoas. Hoje, contarei um pouco mais sobre como o inglês mudou minha vida e como, através de algumas atitudes simples, pode mudar a vida de qualquer pessoa.
Como o Inglês entrou na minha vida desde pequeno
O contato com a língua inglesa, geralmente, se dá de forma muito parecida para todos. Ou é alguma coisa escrita ou uma abertura esquecida em algum programa de TV, ou alguma publicação que chega até nossas mãos ou, mais comumente, pelos jogos de videogame.
Isso porque, diferentemente das produções norte-americanas, de qualidade questionável aportavam aqui, nos anos 90, os videogames não, necessariamente, passavam por um processo de tradução. Se o seu console chegou por meios mais, digamos, alternativos ao país, nem mesmo o manual estava traduzido. E isso mudava bastante coisa.
Todo moleque de 6 anos tinha a vontade de saber o que os outros estavam falando. Com aquela caixa de papel cartão fininha não seria diferente. Lá existia uma mensagem, com as mesmas letras que eu usava, mas formando várias palavras que eu não conhecia. E, se eu não conhecia, tinha que perguntar para quem sabia.
Meus pais foram, obviamente, as primeiras vítimas da minha curiosidade. Eu lembro que andava com um caderninho, onde escrevia todas as palavras que eles me ensinavam. Lembro que anotava com lápis de cor, porque a primeira coisa que eles me ensinaram foram, justamente, as cores.
Nessas alturas, a caixa de papelão já estava esquecida, no armário mais alto do quarto dos meus pais (se bobear, ainda está lá). Mas minha curiosidade só crescia. Mais do que meus pais poderiam saná-la.
Como o Inglês mudou minha vida na escola
Dessa vez, eu já tinha 9 anos. A escola abriu as portas para uma escola de inglês (que, aliás, já não existe mais) e ela oferecia descontos para os alunos.
Hoje eu já sei. Esses descontos envolviam você mostrar um curso que custava o dobro do preço e falar para o aluno que ele teria 10% aqui, 15% só hoje e não precisava pagar o material. No fim das contas, você pagava o valor inteiro, achando que tinha feito o melhor negócio do mundo. Meus pais já sabiam do truque. Mas também sabiam que eu precisava estudar.
Também pudera. Meus pais, apesar de não terem se aprofundado, tanto nos estudos da língua, sabiam da importância de se fazer um curso desses. Afinal, eles se conheceram em uma escola de inglês. Ao menos, foi a história que me contaram.
De qualquer forma, o tempo passou, o curso, naquela escola terminou, aquela escola de cursos terminou também e eu passei a estudar somente com o inglês que ensinavam na escola do estado. Mas era muito difícil para alguém, com 11 ou 12 anos prestar atenção em um conteúdo que já conhecia.
Não demorou muito e outra escola de inglês, com outra proposta, apareceu onde eu estudava e a história recomeçou.
Como o Inglês melhorou minha vida – continuando os estudos
Nessa outra escola, que utilizava uma metodologia mais tradicional, eu fiquei por 7 anos. O vocabulário era rico e o conteúdo gramatical, então… nem se fala. Analisando em retrospecto, quando o curso terminou eu, com 20 anos, já poderia dar aulas. Talvez até devesse ter dado. Naquela época.
Hoje, eu já sei que, nem sempre um conteúdo tão denso é o mais adequado. Ainda mais, quando você tem pouco tempo para aprender um idioma novo. Mas, como eu era adolescente, e tinha tempo, me ajudou muito.
Me ajudou na minha primeira faculdade. Muitos textos em inglês e ferramentas pouco ou mal traduzidas. O melhor mesmo era optar pelo idioma original. Por que não? Eu logo percebi que o inglês, muitas vezes, era mais fácil que o próprio português.
Quando dei por mim, estava fazendo os abstracts de outras pessoas. Isso porque, em alguns cursos, como engenharia, é obrigatório que, além do resumo em sua língua materna, você apresente um resumo em alguma outra língua. A maioria escolhe o inglês, apesar de este não ser obrigatório.
Quando senti que o Inglês fez a diferença em minha vida para melhor
Creio que eu só possa dizer que percebi como o inglês mudou minha vida quando tive oportunidades que só aproveitei porque possuía o idioma.
Foi assim quando trabalhei em uma empresa de software por 3 meses. Eu gaguejei bastante na entrevista. Mas, do meio para o fim, acho que me dei bem.
Logicamente, tivemos aulas de inglês enquanto estávamos na empresa. Eu era um dos que mais falava durante as aulas. Acho que até meu mentor, que já havia trabalhado no Banco Central em meia dúzia de transições de moedas se irritou. Acordar de bom humor não é vantagem quando você é o único da sala assim.
Depois disso, minha vida tomou outros rumos. Mudei de emprego, saí do emprego, passei a trabalhar por conta. E, para atender a demanda, tive de aprender mais alguns idiomas.
Foi aí que percebi como, apesar de o inglês ser um dos idiomas mais fáceis, aprender outra língua ficava cada vez mais fácil.
E essa talvez seja a maior contribuição do inglês para a minha vida. Um novo idioma te força a aprender a pensar de uma nova maneira. E, na maioria das vezes, é pensando de forma criativa que sua vida pessoal e profissional pode mudar completamente.
Algumas dicas para melhorar seu inglês
De nada adianta você ver como o inglês mudou a minha vida se eu não te der algumas dicas de como ele pode mudar a sua também, certo? Aqui vão elas:
- Inclua o inglês em sua vida de maneira interativa. Mude o idioma de seu celular, computador ou videogame;
- Veja programas com legendas em inglês. Quando estiver mais avançado, tire as legendas;
- Tente fazer suas pesquisas em inglês. Além de aprender um idioma, os resultados tendem a serem mais completos;
- Não ignore a pronúncia. Saber falar corretamente é tão ou mais importante que escrever direito;
- Não se preocupe com seu sotaque. Todo mundo o tem e não tem problema, desde que não atrapalhe a sua comunicação.
- E, acima de tudo, pratique. Nenhuma técnica substitui a prática constante.
Se você não tem tempo a perder e quer mudar de vida também, confira agora mesmo todos os benefícios que somente o aplicativo Cambly pode proporcionar!
Inglês está mudando minha vida. Estou estudando, buscando ler bem mais do que anteriormente.
Inglês já abriu muitas portas pra mim! Morei em Londres por 5 meses e trabalhei na Disney, no Parque Magic Kingdom!
Estou certo que sim
🤗
O inglês abre portas.
Amoo! Chegarei na fluência <3
Entendo melhor os textos, músicas e entrevistas.
Melhor maneira de aprender Inglês é praticando. Só assim podemos mudar de vida. O Cambly é uma ótima ferramenta pra isto
Inspiradora!
Meu trabalho
cool!
Muito legal.
Topp
Estou querendo mudar minha vida também através do inglês. Very nice.
quero um mês de graça <3
O inglês hoje em dia é a base de tudo, atualmente tem mt diversidade para se aprender, oq é mt bom pq quanto maior a diversidade na aprendizagem mais gente aprende,contudo mais fácil se torna a conversação,trabalho e etc.
o inglês hoje em dia é a base de tudo.
Ótimo texto
Verdade!
Quero 1 mês grátis!
boa
POR ISSO VALE A PENA INVESTIR