Como passar em provas internacionais de inglês

Passar em provas internacionais de inglês é o sonho de muitos estudantes que desejam estudar ou trabalhar no exterior.

Por isso, o time de inglês online do Cambly preparou algumas dicas importantes para quem planeja atingir este objetivo. Confira!

Passar em provas internacionais de inglês é uma tarefa que exige bastante dedicação e disciplina dos estudantes do idioma. Geralmente, as provas de proficiência custam caro, então o ideal é realizar os exames quando houver confiança no domínio da língua.

Os principais testes internacionais de inglês, os chamados exames de proficiência, exigem práticas de listening, reading, writing e speaking. Portanto, é necessário dominar todos esses requisitos para fazer uma boa prova e atingir o objetivo esperado.

Os principais testes internacionais de inglês são: TOEFL, IELTS, TOEIC e Cambridge. Cada prova possui especificidades diferentes, entre conteúdo, tempo de prova, metodologia e designação – ou seja, o objetivo que será atingido com o teste.

fazer-prova-internacional-ingles

Provas internacionais de inglês

As principais provas internacionais de inglês que possibilitam a certificação em inglês hoje são:

  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
  • IELTS (International English Language Testing System);
  • TOEIC (Test of English for International Communication);
  • Cambridge English: Proficiency (CPE).

Algumas universidades exigem o TOEFL; outras, o IELTS. Para o mercado de trabalho, a maioria das corporações multinacionais solicitam o TOEIC.

Enquanto isso, os exames de Cambridge são apresentados aos estudantes de inglês desde o nível básico até o mais avançado. Geralmente, são utilizados para testar o nível de inglês do aluno. Entretanto, o CPE também é exigido em muitas universidades do exterior.

prova internacional de ingles

Exames de capacitação universitária

Além dos exames de proficiência internacionais mais comuns, existem também os testes de capacitação para universidades e cursos, como MBA, por exemplo. Os dois principais exames são: SAT e GMAP.

SAT

O Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), ou SAT, como é mais conhecido, é um dos exames mais comuns dos EUA, utilizado pelas universidades americanas em seus processos de admissão para graduação.

O exame é aplicado em escala nacional e é uma espécie de ENEM (pelo fato de que todas as universidades o aceitam e funciona como um exame unificado que se torna parte do processo de admissão).

O teste tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do estudante através de três áreas: Math (matemática),  Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita).

GMAT

Assim como a maioria dos testes, provas e exames acadêmicos, o GMAT também tem um padrão. Ter um bom conhecimento da língua inglesa e domínio dos cálculos matemáticos pode não ser garantia de passar no teste.

É necessário programar, no mínimo, 4 meses de preparação antes de se candidatar ao exame. Vale destacar que o perfil dos seus concorrentes será alto, ou seja, estudo prévio e bem planejado é indispensável.

grupo celebra por passar em provas internacionais de ingles

Dicas sobre como passar em provas internacionais de inglês

Conheça a estrutura do exame

É essencial saber exatamente quais são as etapas do teste para não se surpreender. Isso quer dizer que você precisa saber exatamente quantas perguntas você deve responder para cada fase da prova, qual será o conteúdo cobrado, etc.

Faça simulados cronometrando o tempo

Os testes têm um tempo exato para sua execução e, geralmente, não há muito tempo para pensar na resposta correta.

Por conta disso, descubra qual o tempo máximo para cada prova e faça simulados, cronometrando quanto tempo durou para cada etapa. Mesmo que não tenha tempo de fazer todo o teste, jamais deixe questões em branco.

Treine o listening

Uma das etapas mais desafiadoras  de um teste de proficiência é a parte de listening. Isso porque em alguns testes as gravações são reproduzidas apenas uma vez. Assim que o exercício começa, é preciso atenção em dobro: além de entender o que estão dizendo, você ainda deve marcar a resposta a tempo antes da gravação terminar.

Por isso, treine seu ouvido para distinguir diferentes sotaques, expressões e entonações para não ter dúvidas. A dica é utilizar áudios de nativos conversando e notícias no idioma, além das músicas, filmes e séries em inglês para treinar esta etapa.

Leia com atenção para compreender o texto!

Procure ter o máximo de atenção possível ao ler o texto, pois somente assim irá compreendê-lo da maneira adequada. Alguns textos são extensos e ter que ler duas vezes a mesma coisa pode comprometer o tempo de prova.

Indica-se realizar primeiro a leitura da pergunta e depois procurar a resposta no texto para otimizar o tempo.

Fique atento a palavras que demonstrem quando o autor está enfatizando, contrastando ou adicionando ideias para não se confundir.

Atenção ao writing!

Em testes que também contam com a parte de produção de texto, jamais utilize escrita informal. Use palavras que ligam orações para enriquecer seu texto, mas não utilize termos que não tenha domínio do significado.

Em caso de dúvidas tenha dúvidas, use sinônimos. Também verifique a concordância entre tempos verbais antes de finalizar e entregar o exame.

Speak! (sem medo)

Se o exame também tiver partes de avaliação oral, fique atento: foque no tipo de linguagem que está sendo utilizada. Controle o nervosismo e pense antes de falar, mas não demore tanto tempo para responder as questões.

Do mesmo jeito que usar sentenças curtas pode ser ruim para você, falar demais também pode prejudicar sua pontuação final. A dica é treinar em casa: invente perguntas e respostas, converse com amigos e aprenda diferentes tipos de diálogos comuns.

Descanse antes das provas internacionais de inglês

Esta dica vale para qualquer tipo de exame, seja ele nacional ou internacional. Não adianta passar a última noite tentando correr atrás do prejuízo.

O mais aconselhável é descansar a mente e deixar ela trabalhar de modo que auxilie você a lembrar de tudo que estudou e manter você calmo durante o teste. Procure relaxar no dia anterior.

Quer mais dicas sobre como passar em testes internacionais de inglês? Frequente nosso portal e converse com um de nossos professores nativos!

Leia também: Professores Particulares de Inglês Online

Um comentário em “Como passar em provas internacionais de inglês

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: