Cover letter | Como elaborar uma carta de apresentação em inglês?

Você já ouviu falar sobre cover letter? Se não, aprenda agora o que é e como ela pode ser essencial na sua carreira!

Aprender a elaborar uma cover letter é essencial para quem quer ter uma carreira internacional. Se no Brasil fazer uma apresentação em carta não tem tanta relevância, em países como EUA e Inglaterra é muito importante. Portanto, se você pretende trabalhar fora, você precisa entender sobre o assunto.

Pensando nisso, hoje, preparamos para você um artigo especial a respeito do tema. Então, se você deseja trabalhar no exterior e quer mostrar para os recrutadores que você não é apenas mais um candidato, preste atenção e anote todas as dicas abaixo!

cover letter_internacional market_cambly

O que é uma cover letter?

A cover letter nada mais é do que sua tradução: uma carta de apresentação. Ou seja, é uma maneira de você apresentar suas habilidades e sua história. Dessa forma, os recrutadores podem conhecer um pouco mais de você e não focar apenas no seu currículo.

No Brasil é mais comum que se apresente somente o currículo. Contudo, na Europa e nos EUA, por exemplo, é quase que obrigatório elaborar uma cover letter. Na realidade, nestes países, eles analisam antes a carta de apresentação para depois observarem o currículo. Ou seja, é a cover letter que chama a atenção para as suas aptidões!

Por isso, se você quer chamar a atenção do seu recrutador, fique atento (a) para fazer a carta de apresentação perfeita!

Por onde começar a escrever uma cover letter?

O primeiro passo para escrever uma cover letter é a área em que você vai atuar. Afinal, este é o ponto crucial da sua apresentação, não é mesmo?! Cada profissão tem as suas particularidades e isso modifica completamente o teor do que será escrito.

Por exemplo, algumas áreas exigem menções às certificações. Quanto mais diplomas e certificações forem citados melhor para a apresentação. Contudo, para se candidatar a uma área de jornalismo, o foco muda. Você precisa citar em quais jornais, revistas ou plataformas trabalhou; também precisa focar nos estágios e nas pessoas que trabalhou em conjunto.

Você precisa pensar, antes de tudo, na seguinte questão “por que eu?”. Essa é justamente o questionamento que o recrutador irá se fazer “por que essa pessoa?”. Então, você precisa ter na ponta da língua (ou da caneta) exatamente os motivos pelos quais aquele profissional deve contratar você!

Resumindo: venda-se ao recrutador! Venda o seu peixe! Contudo, não passe do ponto. A empresa quer saber o que você pode fazer por ela baseando-se na sua especialidade, não na sua vida pessoal. Foco no trabalho!

cover letter_english_cambly

Passo a passo para elaborar uma cover letter

 Personifique a introdução e direcione as palavras

O que isso quer dizer? Quer dizer que você deve ser o mais específico possível. Ou seja, busque o nome do recrutador ou da recrutadora que irá ler a sua cover letter. Dessa forma, você mostra que estudou e que não é apenas mais um atirando para tudo que é lado.

No primeiro parágrafo, mostre que você é um bom candidato na sua apresentação e, obviamente, não se esqueça de citar qual é a vaga almejada. Cite todas as habilidades e qualificações que fazem com que você seja perfeito (a) para o cargo.

Aproveite para dizer por que a empresa lhe interessou. Mostre que você realmente tem o perfil da empresa e que admira seus objetivos.

Busque informações sobre a empresa

Parece óbvio, mas muitas pessoas não se importam com isso. Portanto, se você mostrar algum tipo de conhecimento sobre a empresa, você já terá um diferencial.

Procure entender como a empresa funciona, quais são os seus valores e o que o trabalho exige. Tudo isso pode ser colocado na sua carta de apresentação de maneira indireta, sem parecer algo muito forçado.

Responda perguntas invisíveis

Além de se identificar, informar sua especialidade e sua experiência, é necessário responder alguns questionamentos que farão o recrutador pensar se vale a pena analisar seu currículo.

Por exemplo:

  • Quando você pode começar a trabalhar?
  • Tem alguma viagem marcada?
  • Qual é o seu tipo de visto?
  • Como o recrutador pode entrar em contato com você?

Os erros de inglês podem eliminar suas chances!

Jamais use tradutores para ajudar em cartas de apresentação em inglês! Muita gente comete este equívoco e, infelizmente, pode ser fatal. Lembre-se: os tradutores geralmente tiram frases do contexto, assim como também fazem com que os textos fiquem extremamente genéricos.

Portanto, se você precisa de alguma ajuda com o inglês, peça para algum professor de idiomas, um falante nativo ou amigo que tem mais experiência do que você.

Precisa de ajuda para fazer a cover letter perfeita? Peça ajuda ao seu professor nativo Cambly! Afinal, eles estão sempre a postos para tirar todas as suas dúvidas.

cover letter_business_cambly

Faça a sua cover letter perfeita com Cambly!

Acesse a plataforma agora, entre em contato com seu tutor preferido e peça para que ele analise a sua carta de apresentação em inglês. Assim, você terá muito mais chances de conseguir o emprego dos seus sonhos no exterior!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim! Não esqueça de deixar o seu comentário and see you soon, folks!

Leia também: Crie um perfil no LinkedIn em inglês

11 thoughts on “Cover letter | Como elaborar uma carta de apresentação em inglês?

  • 14 de março de 2022 em 09:24
    Permalink

    Muito bom esse conteúdo.

    Resposta
  • 14 de março de 2022 em 13:16
    Permalink

    Muito útil para quem busca oportunidade de trabalho remoto em outros países!

    Resposta
  • 14 de março de 2022 em 14:20
    Permalink

    Adorei o post!

    Resposta
  • 14 de março de 2022 em 14:20
    Permalink

    Adorei!

    Resposta
  • 14 de março de 2022 em 15:41
    Permalink

    Obrigada. Estou elaborando a minha e o post ajudou muito

    Resposta
  • 15 de março de 2022 em 12:06
    Permalink

    adorei!!

    Resposta
  • 15 de março de 2022 em 12:29
    Permalink

    Muito bom!

    Resposta
  • 15 de março de 2022 em 16:57
    Permalink

    Ótima publicação

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS

%d blogueiros gostam disto: