Crianças Com Autismo Podem Aprender Inglês? Veja a Resposta!

Você sabia que a língua inglesa pode ajudar crianças com Transtorno do Especto Autista? Veja a seguir como!

crianças com autismo_aprender idioma _cambly kids

Entender as interações sociais de crianças com autismo pode ser um desafio. Muitas vezes, para os pais, causa uma insegurança muito grande. No entanto, diversos fatores podem ajudar no processo de aceitação. Por exemplo, você sabia que aprender inglês pode ajudar?

Quer descobrir como? Vamos ver a seguir! Contudo, antes, vamos aprender um pouco mais sobre o Especto do Transtorno Autista (TEA)!

Especto do Transtorno Autista (TEA) | Crianças com autismo

O Especto do Transtorno Autista (TEA) é um distúrbio que geralmente afeta crianças que nascem com o gênero masculino. O transtorno geralmente causa dificuldade para se comunicar, divergências de comportamento e influencia diretamente nas interações sociais.

No entanto, você sabia que crianças com autismo podem ter hiperfoco? Pois é! Elas geralmente tem muita facilidade para exercitar algo específico. Pode ser um esporte, uma dança, uma disciplina qualquer ou até outro idioma! E o mais legal disso tudo é que esta habilidade pode trazer benefícios sociais.

crianças com autismo_aprende com cambly kids

Aumento da capacidade cognitiva

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade MgGil, no Canadá, crianças com autismo elevam a sua capacidade cognitiva ao aprender um segundo idioma. A autora do estudo, Aparna Nadig, afirma que nos últimos 15 anos debate-se a importância do bilinguismo no desenvolvimento das funções executivas em crianças sem a condição.

Contudo, Nadig demonstra satisfação elevada principalmente por conta de sua descoberta no campo do TEA. Ou seja, ela foi a primeira cientista a abordar a pesquisa levando em consideração crianças com autismo.

Segundo seu estudo, os pequenos bilíngues com esta condição adquirem maior capacidade de comunicação, memória e concentração em relação às crianças com autismo que falam apenas um idioma.

crianças com autismo aprendem ingles no cambly kids

Benefícios em crianças com autismo aprenderem inglês

Reduz o risco de depressão

Isso acontece porque a interação social  proporcionada, levando em consideração a sinergia entre aluno, professor e didática funciona como uma válvula de escape. No caso de crianças autistas com hiperfoco, inclusive, aprender inglês pode mudar a vida do pequeno.

Além disso, quando este aprendizado acontece de maneira orgânica, orquestrado por um professor capacitado, este pode ser de extrema valia no processo de socialização da criança com TEA. Dessa forma, ela irá se sentir parte de um todo e menos solitária.

Abre o leque de vocabulário e palavras

Aproximadamente 30% das crianças com autismo conseguem se comunicar por palavras. Portanto, incentivá-los a utilizarem a linguagem verbal é uma função de pais e docentes. Logo, aprender inglês é uma habilidade que pode ajudá-los constantemente nesta batalha pela comunicação.

Quando crianças com esta condição aprendem novas palavras, eles ampliam funções cerebrais, principalmente no quesito armazenamento. Assim, é possível que o pequeno evolua consideravelmente na comunicação verbal.

Aumenta a criatividade

Apesar da dificuldade na comunicação verbal, crianças com autismo geralmente tem capacidade de memória acima da média. Isso quer dizer que esta função apenas precisa ter trabalhado, principalmente em pequenos com esta condição que tenham hiperfoco.

Quando focados eles conseguem captar o máximo de informação e executar tarefas de maneira brilhante. Portanto, para que isso ocorra, é preciso ensiná-los de maneira lúdica e criativa, buscando lousas especiais, tablets, desenhos, pinturas e atividades do gênero.

Melhora o sistema nervoso

Para evoluir as conexões neurais é preciso incluir leitura regular na sua rotina e exercícios físicos. Estas atividades ajudam adultos, crianças e idosos, em qualquer condição física ou mental, principalmente pequenos com TEA.

Portanto, incentivar crianças com autismo a praticarem atividades extracurriculares é fundamental como, por exemplo, ler em inglês, aprender cores, praticar esportes. Dessa forma, o comprometimento neural fica menos comprometido e algumas características do transtorno ficam menos latentes.

Ajuda a criança a focar no tempo presente

As crianças com autismo têm hipersensibilidade dos sentidos. Isso quer dizer que, geralmente, elas têm os sentidos dispersados facilmente por um ruído, odor ou qualquer outra coisa sensorial que possa chamar atenção. Portanto, é essencial manter o pequeno no tempo presente para que ele continue focado.

Na aula de inglês (e também em casa) é interessante que a criança nesta condição esteja sempre praticando atividades interativas, participando com o professor por meio de brincadeiras, músicas e leitura. Assim, os 5 sentidos ficam focados na ação e a sensação de satisfação se torna plena.

crianças com autismo aprendem ingles

Conclusão | Crianças com autismo podem aprender inglês?

Sim! Crianças com autismo não só podem como devem aprender inglês. Afinal, aprender um segundo idioma é algo extremamente benéfico para crianças nesta condição.

Como dito anteriormente, pequenos com TEA podem evoluir bastante socialmente ao aprenderem inglês e, ainda por cima, exercitam a capacidade de memória, concentração e comunicação.

Portanto, se você convive com uma criança com TEA e quer vê-la evoluir socialmente, procure matriculá-la em um curso de idiomas. Você vai ver que ao aprender inglês seu pequeno ficará muito mais feliz, sociável e desenvolvido cognitivamente.

Cambly Kids ensina inglês a crianças com autismo!

Se você deseja matricular seu filho com TEA em um curso de inglês, opte por Cambly Kids. O melhor curso de inglês online para crianças também ensina o idioma a crianças com autismo de maneira lúdica, divertida e interativa!

Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje! Deixe seu comentário e até a próxima! See you soon, folks!

Leia também: Dicas para escolher o melhor curso de inglês para crianças

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS

%d blogueiros gostam disto: