Cultura Australiana | Descubra tudo sobre a terra dos cangurus

Muitos estudantes de inglês visitam a Austrália todos os anos. Contudo, poucos conhecem aspectos da cultura local. Pensando nisso, nosso artigo de hoje destaca tudo sobre a cultura australiana!

os aborígenes deram origem à cultura australiana
os aborígenes deram origem à cultura australiana

No geral, o que define a história de um povo é a união de seus costumes. É assim no Brasil, no Japão ou na Austrália. Por isso, para conhecermos aspectos culturais de determinada região é necessário entender seu povo e suas tradições.

A Austrália – nosso objeto de estudo de hoje -, por exemplo, foi povoada por povos aborígenes. No entanto, pouco se comenta sobre os primeiros habitantes do território australiano. Eles foram extremamente importantes para definir o que o país é hoje, apesar de atualmente fazerem parte de apenas 1% da população nacional.

A identidade nacional australiana foi construída a partir de seus costumes. Nesta mescla entre hábitos dos colonizadores e tradições aborígenes, surgiu a cultura australiana. Hoje, falaremos dela, tão pouco explorada. Continue conosco e descubra tudo sobre a cultura australiana!

recantos naturais são componentes importantes da Austrália
recantos naturais são importantes aspectos da cultura australiana

Austrália: um recanto natural

Mundialmente admirada, a Austrália é um país repleto de belezas naturais. Apesar de ter uma população menor do que muitas cidades brasileiras, possui grande extensão territorial. Parte desse território é formado por imensas áreas verdes e um vasto deserto.

De ponta a ponta, o país possui quilometragem similar à distância entre Londres e Moscou. Por isso, é incrível pensar que apesar da imensidão, a densidade populacional é tão pequena. No entanto, isso reflete na beleza do país, fazendo dele um recanto natural pouco explorado.

Ligando as informações acima, é possível perceber que a Austrália é um paraíso para quem gosta de natureza. Não é à toa que o turismo de aventura é muito explorado no país. Se você pretende fazer intercâmbio na Austrália não deixe de aproveitar seu imenso território natural!

Cultura australiana: principais aspectos

Seus aspectos naturais influenciam a cultura australiana. Por exemplo, eles possuem costumes similares aos brasileiros, como churrasco na praia. Em um lindo dia de sol, seria possível confundir uma das praias da Austrália com a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

No entanto, a cultura australiana possui diversos outros aspectos importantes. Os principais e que iremos comentar hoje são:

  • esporte e lazer;
  • economia;
  • culinária;
  • diversidade financeira e cultural;
  • música e artes;
  • animais exóticos;
  • curiosidades culturais.

Esporte e lazer | Cultura australiana

Os australianos adoram atividades físicas. Por isso, um dos principais aspectos de sua cultura é o esporte. Eles são apaixonados por qualquer prática de exercício físico que envolva a natureza. As principais práticas são o surf e o rugby. 

No entanto, as práticas variam entre trilhas, natação, remo e qualquer outra atividade física que possa aproveitar os recursos naturais do país.

Economia local | Cultura australiana

O povo australiano se orgulha muito de ter uma das economias mais estáveis do mundo. De acordo com muitos rankings, a Austrália aparece no top 5 de melhores lugares para se viver.

A Austrália é referência nos seguintes segmentos: mineração – sendo o maior exportador de diamantes, alumínio e carvão do mundo; indústria – principalmente no ramo de alimentos, papel, máquinas e equipamentos tecnológicos; agricultura; pequenas empresas – responsáveis por, aproximadamente, 30% da produção econômica do país; e turismo – uma das atividades que mais geram emprego na Austrália.

Além disso, valorizam trabalhos físicos e manuais, oferecendo salário mínimo de AU$ 20,00 por hora.

Culinária Australiana

A culinária australiana é bastante diversificada, com influência de diversos países próximos, principalmente asiáticos. Outra similaridade com o Brasil é o gosto por churrasco. Apesar de ter as suas diferenças, o churrasco australiano é bastante apreciado.

Ademais, come-se carne de carneiro, variedades de peixes e frutos do mar e, para a sobremesa, pavlova – merengue coberto com frutas e cremes.

Diversidade | Cultura australiana

Um dos principais pontos positivos da cultura australiana é a diversidade. Seja na questão financeira, cultural ou sexual, o povo australiano respeita muito a diversidade alheia. Eles são inclusivos por natureza!

É possível observar todos sendo tratados de igual para igual. Por exemplo, no Brasil, é possível perceber trabalhadores braçais (geralmente sujos) sendo maltratados em bancos, shoppings e restaurantes. Na Austrália, não. É comum vermos funcionários braçais sendo bem atendidos em bancos, comendo em mesas de restaurante etc.

Arte e música | Cultura australiana

Poucos sabem, mas a Austrália é um incrível berço musical. Bandas como AC/DC, Bee Gees, e Tame Impala assim como cantoras como SIA e Natalie Imbruglia são símbolos da música internacional.

Além disso, instrumentos antigamente utilizados por aborígenes são constantemente tocados nas ruas e em bares como forma de manifestação cultural.

Nas artes visuais, Melbourne é referência. A região central da cidade possui várias modalidades de arte de rua. O local é considerado, inclusive, uma das capitais da arte de rua do mundo.

o coala é símbolo de cultura australiana
o coala é símbolo da cultura australiana

Animais exóticos | Cultura australiana

Outro aspecto muito importante da cultura australiana é a quantidade de animais exóticos – para outros países. Entre eles está o símbolo nacional da Austrália: o canguru. Entretanto, há diversas outras espécies incríveis que só o território australiano pode oferecer.

Alguns dos principais são o ornitorrinco, o vombate e o coala. Assim como acontece com o canguru, muitas pessoas visitam a Austrália para observar esses bichinhos em seu habitat natural.

Curiosidades culturais da Austrália

Além disso, existem algumas curiosidades culturais da Austrália que são muito interessantes! O lado na direção do volante de um carro é uma delas, mas já conhecida. No entanto, você sabia que é possível sacar dinheiro no caixa do mercado? Se você ouvir a frase “any cash out” não se assuste. É apenas o funcionário ou a funcionária perguntando se você gostaria de sacar dinheiro.

Outra curiosidade cultural australiana interessante é o fato de poder levar sua própria bebida aos bares e restaurantes. Ou seja, você pode economizar ou apreciar a bebida que mais gosta com os amigos sem precisar pagar pela bebida do estabelecimento! Talvez uma pequena taxa…

cangurus são parte importante da cultura australiana

Quer conhecer mais sobre a terra dos cangurus?

Se você quiser aprender mais sobre a Austrália e a cultura australiana, não deixe de conhecer nossos professores nativos. No Cambly, temos profissionais australianos capacitados para lhe ensinar aspectos específicos sobre as tradições e costumes do país.

Fique à vontade, também, para aprender sobre outros países e culturas com nossos instrutores de todo o mundo! See ya!

Leia também: Irish Culture | Descubra tudo sobre a cultura irlandesa

 

 

 

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: