Entrevista em Inglês: Como se Preparar!

Sabemos de todas as implicações que um entrevista de emprego pode trazer, mesmo em seu idioma nativo. Contudo, quando encaramos uma entrevista em inglês, elas parecem multiplicar-se. Aprenda a como se preparar aqui no seu Blog de Inglês Online!

Existe sempre o fator do nervosismo e a própria barreira de não se estar lidando com seu idioma nativo. Tudo isso enquanto você tenta passar, para o entrevistador, que é o mais qualificado para aquela posição.  Por isso mesmo, elaboramos um guia com os melhores professores nativos de inglês, cobrindo os principais pontos que você deve dar atenção ao participar de uma entrevista em inglês. Confira!

 

A importância da pontualidade num entrevista de emprego

entrevista em inglês

Não vale somente para entrevistas em inglês. Chegar com alguma antecedência é fundamental em qualquer entrevista de trabalho. Isso mostra que você valoriza o tempo do entrevistador e, ainda, sabe administrar o seu.

No caso de uma entrevista em idioma de língua inglesa, o atraso pode aumentar o seu nervosismo. O que será ainda pior quando estiver tentando falar em um idioma que não é o seu.

Numa entrevista em inglês, esteja preparado, não adestrado

Com um pouco de estudo e pesquisa, podemos antecipar o que nos será perguntado numa entrevista de emprego. Por isso, devemos praticar essas perguntas.

Entretanto, não é possível antecipar tudo. Nesses casos, devemos praticar todo o vocabulário que possa vir a cair durante a conversa. Vocabulário de Business English pode ser essencial nesses casos.

O importante é que não devemos criar um roteiro inflexível. Isso porque existem diversas formas de se solicitar e fornecer a mesma informação.

Um roteiro predeterminado pode, nem sempre, fornecer respostas direta ao entrevistador. Para isso, é sempre bom praticar com um falante nativo. No Cambly, por exemplo, você encontra centenas de professores particulares de inglês nativo para lhe auxiliar a preparar o que é preciso falar na entrevista!

Forneça as informações quando solicitado

É uma continuação da dica anterior. Lembre-se que uma entrevista em inglês é uma conversa. Portanto, deve existir uma interação entre vocês.

Fale de suas experiências, escolaridade, das realizações que teve nas outras empresas. Se esteve a frente de algum projeto, não deixe de mencioná-lo.

É importante ser sincero aqui. Não invente qualidades que não possui ou elenque projetos que não tomou parte.

Um ponto importante é que a entrevista  em inglês serve para complementar o seu currículo. Logo, simplesmente, repetir o que está escrito lá não terá nenhum valor. Nem para você, nem para o entrevistador.

Acrescente informações extras

Com toda a certeza, você terá alguma coisa para acrescentar que não foi perguntada durante a entrevista. Nesses casos, é importante que elas sejam introduzidas, em sua entrevista em inglês, de forma relevante e natural.

Uma boa forma de se fazer isso é logo depois de se responder a uma pergunta. Algumas expressões que ajudam são This is a good opportunity for me to explain (Essa é uma boa oportunidade para eu explicar…), This reminds me of a very good example (Isso me lembra de um ótimo exemplo…).

homem fazendo uma entrevista em inglês

Pense com exemplos durante a entrevista em inglês

Novamente, pratique o que será pedido em sua entrevista em inglês. Geralmente, são solicitadas suas qualidades e defeitos.

É importante estudar esses tópicos para responder com sinceridade. Tente variar um pouco no vocabulário.

Tudo isso para que, mais uma vez, a entrevista em inglês flua naturalmente e não pareça ensaiada.

Seja educado e simpático, mas não seja informal

Não use gírias quando estiver em uma entrevista. Não importa o idioma, mas principalmente se for uma entrevista em inglês. Use o Standard English! Faça uso de perguntas mais formais, como, por exemplo Could you tell me… (Você poderia me dizer…) ou Would you tell me… (Você me diria que…).

Também é importante usar os pronomes de tratamento corretos. Utilize títulos como Mr. (Senhor) ou Mrs. (Senhora) ou Ms. (Senhorita) seguido do sobrenome de seu entrevistador. A não ser que seja pedido algo diferente.

Concentre-se no que você fala em inglês

É claro que falar inglês corretamente é importante. Ainda mais se o entrevistador está, especificamente, testando essa habilidade durante a entrevista.

Entretanto, durante uma entrevista em outros idiomas, outras habilidades são testadas. Por isso, você deve estar atento para se mostrar um bom profissional.

É preferível demonstrar um inglês razoável e um bom conhecimento na área que o inverso, por exemplo.

shutterstock_699442555

Não enrole em uma entrevista em inglês

Esse é um erro muito comum em entrevistas de emprego. Geralmente, candidatos tendem a enrolar por falta de vocabulário.

Nesses casos, a prática é a melhor solução. Por isso, separamos algumas expressões que podem te ajudar em sua entrevista em inglês.

Apresentação

Deve-se iniciar, antes de mais nada, com uma apresentação formal, sem deixar de ser educado. Isso serve para transmitir mais confiança ao entrevistador. Você pode iniciar com:

  • Good afternoon/Good morning (Boa tarde/Bom dia).
  • Hi, my name is… (Oi, o meu nome é…). Evite usar Hello nessas situações.
  • It is delightful/a pleasure to be here (É maravilhoso/um prazer estar aqui).

Evite usar contrações ou partir direto para o assunto nessas partes.

Durante a entrevista em inglês

Depois das apresentações, você deve falar a que veio. Nessas horas, você deve mostrar o que tem a oferecer e o que espera da empresa.

Algumas perguntas que você pode ouvir, incluem, mas não limitam-se a:

How much do you know about this company? (O quanto você sabe sobre nossa empresa?).

Aqui não tem segredo. Você deveria ter pesquisado sobre a empresa, para assim, responder a essa pergunta com sinceridade. Pior que não dominar o inglês aqui, é vir despreparado.

Outra pergunta que encontramos é What is the reason you want to work with our team? (Qual é a razão pela qual você quer trabalhar com nossa equipe?).

Existem diversas respostas aceitáveis aqui. Uma delas é: I have a desire to grow professionally and contribute to the company growth as well (Tenho um desejo de crescer profissionalmente e contribuir para o crescimento da empresa também).

rapaz respondendo ao questionario da entrevista em ingles

Encerrando a entrevista em inglês

Esse momento é o que pode determinar se a entrevista será um sucesso ou um fracasso. Você deve manter o mesmo tom, do início ao fim.

Algumas maneiras de encerrar a entrevista são:

  • Thank you for having me. (Obrigado por me atender/receber.) Também pode ser usada no início.
  • Have a nice day. (Tenha um dia agradável.) É simples e efetivo.
  • Do you know when the results of this interview will be released? (Vocês sabe quando os resultados dessa entrevista estarão disponíveis?). Demonstrará interesse na vaga.

Vale lembrar que as dicas mostradas aqui são apenas um guia geral para conduzir uma entrevista em língua inglesa. Cabe ao candidato preparar-se para garantir seu sucesso da forma que achar mais adequada às suas necessidades.

Lembramos ainda que, independentemente da área de atuação, a prática do idioma inglês é fundamental para uma entrevista bem sucedida. Por isso, não deixe de praticar, principalmente para não ficar muito nervoso na hora da entrevista.

2 comentários em “Entrevista em Inglês: Como se Preparar!

  • 10 de julho de 2019 em 13:51
    Permalink

    Muito legal! Curti saber como usar inglês para mandar bem numa entrevista!

    Resposta
  • 10 de julho de 2019 em 14:14
    Permalink

    Excelente artigo para quem quer usar inglês para melhorar no trabalho!!!!! já fiz uma entrevista toda em inglês por telefone e foi dificil!! mas achei legal para aprender mais !

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: