Estudar Inglês – Como Fazer um Cronograma?

Descubra a melhor forma de Estudar Inglês e Como Fazer um Cronograma!

 

Ao fazer uso de um cronograma de inglês, o estudante poderá deixar organizada a forma como a língua se relaciona com a sua vida, aumentando, assim, o seu desempenho no idioma. Isso porque a principal contribuição do cronograma de inglês é a criação de disciplina, fundamental para os estudos.

 

quanto_tempo_leva_para_aprender_ingles

 

Antes de Começar

Antes de começar a elaborar o seu cronograma de inglês, você deve ter bem claros quais são os motivos para que comece a estudar inglês. Eles serão o que irá nortear todos os seus estudos e, por consequência, os seus esforços na criação do cronograma de inglês.

Esses motivos podem ser os mais diversos. Desde ampliar o seu vocabulário, passando por aumentar os seus conhecimentos em gramática ou melhorar a sua conversação. Para que os seus esforços não sejam em vão, em meio a estudos enfadonhos, você deve manter o equilíbrio em seu aprendizado.

Esse cronograma deve respeitar esse equilíbrio, seja ele elaborado para complementar o seu curso de inglês o, atém mesmo, para que você estude inglês por conta própria. Mas, antes de você sair criando o seu cronograma de inglês, é importante saber o que ele é.

 

Jovem com fones de ouvido e bloco de notas, em frente ao computador, aprendendo inglês

 

O Que É O Cronograma de Inglês?

Como você já deve ter imaginado, pela nossa conversa até aqui, um cronograma é um planejamento, que parece, em muito, com uma grade escolar comum. Você o utilizará para otimizar o seu tempo de estudos, definindo quanto tempo será empregado em cada ação.

Assim, as informações adquiridas serão retidas de forma mais facilitada, as revisões eram mais frequentes e eficazes, facilitando o aprendizado.

O cronograma não precisa, necessariamente, ser fixo, podendo ser modificado á medida que o conteúdo, também será modificado. Os benefícios do cronograma são percebidos, de maneira melhor, a longo prazo.

Quais São As Vantagens De Um Cronograma de Inglês?

O desânimo, frente aos estudos é normal. Isso por conta das rotinas corridas em que vivemos todo dia. Quando vamos nos sentar para estudar, já estamos cansados do dia e acabamos deixando, sempre, para depois.

Entretanto, estudar é a única maneira de se reter os conhecimentos adquiridos durante o curso, mesmo que este seja online e autônomo. Nesses casos, quanto mais assíduo você for, mais conhecimento você irá reter, fazendo com que você aprenda inglês muito mais rapidamente.

É aí que o cronograma de inglês se faz essencial.

 

IMG_9845

 

Só o Cronograma Não Basta

Por melhor que ele seja. Isso porque passamos por diversas fazer de aprendizado. Uma das mais angustiantes é o chamado platô. Aqui, o progresso é quase não perceptível, levando muitos a desanimarem. Por isso, deve-se manter o ânimo e se preparar para o próximo platô, quando sair de um. Pois ele, certamente, virá.

Outro ponto a ser considerado é a escolha dos seus materiais de estudo, pois eles influenciam, diretamente, no aprendizado de inglês. Eles precisam estar de acordo com os seus objetivos de aprendizado, fazendo delas o seu norte. Aqui, é necessário que suas necessidades estejam acima, mesmo das propagandas e promoções tentadoras.

Como Elaborar Um Cronograma de Inglês

É importante que você tenha em mente que não é necessário fazer um plano de estudos de longo prazo, cobrindo vários semestres da sua vida. Sua rotina poderá sofrer alterações e seu cronograma de inglês também acompanhará. Crie um cronograma de curto prazo, com seus objetivos e o prazo para alcançá-los.

Uma boa ideia é manter-se em contato com o idioma por, no mínimo, 15 minutos por dia. Mesmo que isso pareça pouco, esse contato irá ajudá-lo de maneira vista melhor a longo prazo. Isso é ideal para quem tem pouco tempo, já que o contato constante com o inglês é fundamental.

Uma forma de trazer um pouco de leveza na elaboração de seu cronograma de inglês é incluir, nele, um tempo para que você aprenda inglês de forma mais relaxada, como, por exemplo, separar um espaço de tempo, durante um fim de semana, para assistir um filme em inglês. Com ou sem legendas.

Uma coisa fundamental a se considerar, quando for montar o seu cronograma de inglês é cobrir as 4 habilidades, da maneira mais equilibrada possível. Para que você sinta que, de fato está progredindo, deve aprimorar sua escuta, fala, escrita e leitura.

 

cronograma_de_ingles_cambly.jpg

 

Atualizando Seu Cronograma de Inglês

É importante revisitar, frequentemente, o seu cronograma de inglês, para evitar esforços desnecessários ou insuficientes. Caso contrário, você se sentirá sobrecarregado e sem motivação para continuar estudando.

Você pode dividir o seu aprendizado em fases e, quando alcançar uma nova fase, rever o seu cronograma de inglês, para que ele se adeque esse novo estágio da sua vida acadêmica. Mas sempre considere um tempo para as revisões.

Outro motivo para se alterar o cronograma de inglês são suas dificuldades e facilidades. Um conteúdo que você aprenda mais rápido pode ser revisado menos vezes que um conteúdo mais espinhoso, por exemplo. Estude mais o que lhe parece mais difícil.

Também não estude muito tempo, sem descanso. Considere alguns intervalos durante o seu cronograma de estudos, para não se cansar tanto. Uma boa ideia é fazer pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de estudos.

Outra ferramenta bastante útil são os flashcards, especialmente, para adquiri mais vocabulário. Também pode-se fazer uso de aplicativos, apenas para a criação de cronogramas. Eles ajudam muito e estão sempre à mão.

Tenha em mente que todo o material que você vai utilizar deve estar ao seu alcance com relativa facilidade. Também não deve estudar tudo de uma vez. Mas conduzir tudo com constância.

 

cronograma_para_estudar_ingles_cambly.jpg

 

Monte Seu Cronograma de Inglês Considerando as 4 Habilidades

Sempre altere seu cronograma à medida que sua rotina for mudando, visto que é impossível prever o dia de amanhã. Ou o dia daqui a 6 meses.

Também devem ser consideradas as 4 habilidades de qualquer língua falada: audição, fala, leitura e escrita. Não importa como você irá estudá-las, mas sua semana deverá contemplar todas elas. E não se esqueça da revisão.

Também deve-se ser persistente, mesmo naqueles momentos em que não é possível notar progresso. Nessas horas não se desespere ou tente estudar tudo de uma só vez. Isso será pior.

E, como qualquer habilidade, a elaboração de um cronograma de inglês deve ser desenvolvida com o tempo, se testando vários tipos até encontrar o melhor para os seus estudos. Lembre-se: suas necessidades e objetivos devem ser o norte de seus estudos.

72 comentários em “Estudar Inglês – Como Fazer um Cronograma?

  • 13 de dezembro de 2019 em 21:30
    Permalink

    Ótimas dicas!

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2019 em 13:37
    Permalink

    Excelente conteúdo. Estou em uma platô… Às vezes esquecemos o básico e fica difícil ver a evolução.

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2019 em 23:38
    Permalink

    ótimas dicas

    Resposta
  • 16 de dezembro de 2019 em 08:05
    Permalink

    Muito interessante e serve para varios outros assuntos

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2019 em 10:20
    Permalink

    ótimas dicas!! 😉👊🏻

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2019 em 10:37
    Permalink

    Conteúdo ótimo!!

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: