Foreshadowing | Definição e exemplos
Hoje você irá descobrir o que é foreshadowing e como ele pode auxiliar você a escrever textos criativos em inglês.
Foreshadowing é um artifício da literatura que sugere o que virá na história posteriormente. Em português, usamos a palavra “prenúncio” para destacar esses momentos em uma história.
Muitos estudantes de língua inglesa gostam de escrever textos, poesias e músicas em inglês, portanto, hoje vamos falar sobre esta ferramenta avançada a fim de implementar suspense e tensão dramática aos receptores de uma mensagem.
Então, se você ouvir falar sobre foreshadowing ao lidar com textos em inglês ou simplesmente deseja aprender sobre esta ferramenta usada na literatura da língua inglesa, fique conosco até o final do artigo e aprenda tudo sobre o tema.
What is foreshadowing?
Foreshadowing é um dispositivo literário que remete a um ponto posterior da história. Por exemplo, se um personagem menciona de improviso que coisas ruins sempre acontecem com ele no outono, então o leitor ficará alerta quando as folhas da história começarem a cair.
Esta ferramenta pode, inclusive, ser óbvia ou sutil e, quando usado de forma eficaz, cria antecipação ou curiosidade suficientes para manter o leitor virando as páginas.
Os escritores também podem usar o foreshadowing a fim de preparar o leitor para uma revelação emocional ou reviravolta na trama. Claro, você não quer dar uma grande surpresa, mas se você colocá-la em seu leitor sem qualquer acúmulo emocional (mesmo que seja subconsciente), eles podem ficar confusos ou até mesmo perturbados.
Foreshadowing não é:
- Spoiler – foreshadowing deve inflamar o suspense e não eliminar;
- flash-foward – ou seja, o oposto de um flash-back. Ele definitivamente não é uma ida ao futuro;
- red-herring – não é uma dica do autor a fim de enganar os leitores, fazendo com que acreditem em outra narrativa.
Types of foreshadowing
Direct (overt) foreshadowing
Direct foreshadowing é quando o autor explicita em sua oração que irá acontecer um prenúncio naquele determinado momento. Por exemplo, “Naquele momento eu descobri que…”, ou seja, o autor está informando que em determinado momento da trama ele descobriu uma informação importante.
Outra maneira de direct (overt) foreshadowing é quando ocorre no título da trama. Isso acontece em muitos filmes, por exemplo, “Harry Potter and the Chamber of Secrets” (Harry Potter e a Câmara Secreta). O próprio nome do filme já sugere que na trama haverá uma câmara secreta onde se passará parte da jornada.
Examples of titles with foreshadowing
- The Fall of the House of Usher
- Murder on the Orient Express
- Love in the Time of Cholera
- The Story of an Hour
- Roger Malvin’s Burial
- The Crying of Lot 49
- A Telephone Call
- As I Lay Dying
- A Romantic Weekend
- The Lord of the Rings: The Return of the King
Indirect (covert) foreshadowing
Neste caso, o prenúncio é dado de maneira sutil, muitas vezes despercebida pelo leitor. Em muitos casos, o foreshadowing pode ser tão discreto que passa despercebido pelo receptor da mensagem. Quando isso acontece, geralmente, o leitor só vai perceber que o autor deu determinada dica quando ocorre a ação correlacionada.
Maneiras de se apresentar um prenúncio
Os prenúncios podem aparecer na literatura criativa de diversas maneiras, principalmente nos títulos, diálogos e simbolismos. Veja a seguir:
Title
Uma boa dica é começar pelo título de uma obra. O título de um livro pode fornecer uma dica enorme sobre o que vai acontecer no enredo do livro.
Por exemplo, os leitores de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei estão preparados para o retorno do rei. Death on the Nile sugere que haverá uma morte no Nilo, e As I Lay Dying tem a missão de insinuar o destino do narrador.
Dialogue
O diálogo também pode ser uma ótima maneira de incluir prenúncios indiretos na forma de uma piada ou um comentário improvisado. Digamos que David diga a Bob que ele só receberá uma promoção se seu chefe tiver uma ausência prolongada e, mais tarde na história, seu chefe tem uma ausência prolongada.
No diálogo, pode ter parecido uma maneira exagerada de dizer que a ocorrência é improvável, mas quando o chefe sai de licença, o leitor pensa naquele momento e o entende de uma nova maneira.
Simbolism
Os escritores podem usar simbolismo e motivos para criar prenúncios mais conceituais. No conto de Nathaniel Hawthorne, “Young Goodman Brown”, a rejeição do puritanismo pelo personagem principal é prefigurada usando simbolismo associado ao diabo.
Por exemplo, em uma caminhada de pesadelo pela floresta, ele conhece um homem com um cajado em forma de cobra. No entanto, este tipo de prenúncio é geralmente usado por autores com um pouco mais de experiência e habilidades narrativas.
Exercite sua escrita criativa em inglês
Este artigo é um bom início para você começar a pensar em escrever textos criativos em inglês. Dessa maneira, você aumentará seu vocabulário e avançará cada vez mais na jornada rumo à fluência. Por mais que no início seja difícil, com o tempo você será capaz de escrever textos cada vez mais elaborados.
Você pode, ainda pedir o auxílio dos professores nativos do Cambly para que corrijam suas narrativas. Basta acessar a plataforma e escolher um professor especializado no assunto.
Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje. Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe o conteúdo com os colegas! See you soon, folks!
Leia também: Aprenda Inglês com Clássicos da literatura britânica