Gramática em Inglês – Dicas de Pontuação
Quer falar inglês de verdade? Aprenda gramática em inglês para arrasar no conversação com nativo!
Pontuação é um assunto de suma importância na gramática em inglês. Isso porque o emprego incorreto de algumas pontuações pode mudar completamente o sentido de uma frase.
Quando falamos do inglês, este assunto adquire um novo aspecto. Devemos lembrar que não estamos falando só com alguém em outra língua. Mas, também, de uma outra cultura.
Por isso, nessa postagem conversaremos sobre a pontuação em inglês. Além de suas particularidades e regras, daremos várias dicas para garantir uma comunicação mais efetiva.
Gramática em Inglês | Regras para uma boa pontuação em inglês
Vamos, antes, conhecer os principais sinais de pontuação em inglês. Assim, como em português, o principal deles é o ponto final, chamado aqui de dot.
Chamamos de comma a vírgula, assim como o sinal utilizado em partituras musicais. Quando falamos do ponto-e-vírgula, o chamamos semi-colon (escrito de várias maneiras). Assim como no português, seu uso é raro na pontuação em inglês.
Quando vamos fazer uma citação, utilizamos dois sinais: quotation marks (aspas) e colon (:). Também usamos os colon para iniciar uma lista.
Quando queremos mudar o sentido da frase, podemos utilizar a question mark (ponto de interrogação). Ou a exclamation mark (ponto de exclamação). Nesses casos, a pontuação em inglês não é muito diferente do português.
O apóstrofo ou apóstrofe (apostrophe, em inglês) é sensivelmente mais utilizado na pontuação em inglês que em português. Isso pois ele pode ser usado em contrações envolvendo as palavras will, not e am.
Sinais também utilizados, de forma bastante semelhante, em inglês são os colchetes (brackets ou square brackets) e os parênteses (parentheses ou round brackets).
Colchetes são mais comuns em textos técnicos, indicando alguma observação pertinente.
Também temos o ampersand (&), que é usado para indicar duas partes que atuaram em conjunto em um processo; como um trabalho feito por dois colegas. Caso estes tenham trabalhado no projeto em momentos separados, deve-se utilizar o and (e).
Também temos o dash (-), os braces ({}), o underscore (_) o backslash (\) e o foward slash (/) como sinais de pontuação em inglês. Nesses casos, seus usos são semelhantes nas pontuações em inglês e em português, visto que se tratam de usos bem específicos.
Algumas pontuações não encontradas no inglês, são os acentos. Na verdade, em qualquer idioma de origem germânica, sendo mais presentes nos latinos e eslavos.
Gramática em Inglês | Regras específicas acerca da pontuação em inglês
Agora vamos falar de algumas regras mais específicas. O sempre presente dot também pode ser referido como full stop, na Inglaterra ou period nos EUA. Seu uso é muito parecido ao ponto final em português. Diferindo, principalmente, nos casos de abreviações e no uso em números. Abordaremos isso melhor na seção de curiosidades.
Em caso de vírgulas, a regra é que se evite usá-las. Exceto, logicamente, quando sua ausência modificará o sentido da frase. Estas podem ser usadas para separar frases, substantivos e qualidades. Entretanto, quando um adjetivo modificar um outro, esta não é usada.
Apostos
Também é usada em apostos, quando uma oração é dependente da outra, modificando o sentido ou complementando a principal.
Vírgula
Outro uso da vírgula é quando inserida uma pergunta no final de uma frase afirmativa. Esse recurso, chamado de question tag, não é usado em português, visto que usamos frases separadas por pontos.
Exclamação e Interrogação
As regras para pontos de exclamação e interrogação são semelhantes às no português. A diferença, na pontuação em inglês, é que podemos utilizarmos de pontos de interrogação no meio de uma frase. Isso quando temos frases com uma ideia central mais complexa.
Dois pontos
No caso dos dois pontos, estes possuem um uso exclusivo na pontuação em inglês. São utilizados para separar as horas dos minutos. Em português, o uso correto da separação é o emprego de uma letra h minúscula.
Aspas
As regras para aspas simples e aspas duplas são muito parecidas tanto em português, quanto na pontuação em inglês. São utilizadas para citações ou expressões populares, que fogem da norma culta.
Apóstrofos
Os apóstrofos também são usados quando indicamos que alguém possui algo. Nesses casos, usamos um apóstrofo seguido de s. Frases que utilizam esse recurso devem ser lidas com redobada atenção, pois são de difícil compreensão para lusófono. Assim como sua tradução.
Parênteses
Os parênteses, assim como no português, são usados para se de destacar uma parte da frase, de maneira semelhante às vírgulas. Por isso, muitos estudiosos do inglês afirmam que é substituir um pelo outro, em qualquer oração.
Gramática em Inglês | Dicas para uma pontuação em inglês mais efetiva
A primeira e principal dica é a prática, sem sombra de dúvidas. Nada a substitui. Mas, se você pretende alcançar o melhor e mais correto uso da pontuação em inglês, esse conteúdo deve ser um pouco mais específico.
Nesses casos, você precisará recorrer a publicações mais técnicas ou acadêmicos, evitando-se os mais populares. Isso porque assim como fazemos com o português, a pontuação em inglês é alterada por seu meio.
É evidente que não é bom que tratemos o idioma como um ser estática, dentro de uma redoma. Contudo, devemos, antes de mais nada, ter um razoável conhecimento da norma culta da língua inglesa, assim como no português. Isso ajudará, inclusive, a entender a linguagem popular. Entretanto, infelizmente, o inverso não ocorre.
Quando estudamos a pontuação em inglês não devemos nos focar, somente, pela leitura. Mas, logicamente, pela escrita constante. Como já falamos, a prática é essencial para o bom aprendizado de qualquer idioma.
Gramática em Inglês | Curiosidades sobre a pontuação em Inglês
Uma curiosidade que precisamos mencionar é quando falamos da pontuação usada para separar os milhares das demais casas. Quando usamos essa separação, em português, utilizamos o ponto final. Se escrevemos 1.500 em português, escreveremos, em inglês, o correto ficaria 1,500. Essa inversão na escrita também vale para casas decimais.
Outra peculiaridade da pontuação em inglês é uso do ponto e vírgula. Como já dissemos, não é muito comum, assim como no português. Todavia, diferentemente de nossa língua, ele é usado antes dos advérbios, quando eles separam frases. Em português, o mais comum é utilizarmos vírgulas, nesses casos.
Outra curiosidade é possibilidade da substituição da vírgula em algumas situações, como a enumeração. Quando estamos citando uma lista, podemos substituir o comma (,) pelo and (e). Em português isso não só seria errado, como soaria, até mesmo estranho a quem ouve. Em inglês isso é a inda mais comum que o uso da vírgula.
Todo aprendizado requer atenção e força de vontade
Aprender outro idioma requer atenção. Atenção essa que deve ser maior quando falamos da pontuação em inglês. Isso porque os detalhes se mostram muito importantes nesse aspecto.
E, como já falamos, esse esforço tende a ser menor conforme a prática aumenta. E, apesar de nossa comunicação, em grande parte, ser falada, a escrita e a leitura são a chave para alcançar o domínio da pontuação em inglês.
Sendo assim, para todos aqueles que desejam melhorar as suas habilidades na língua inglesa, existe o aplicativo Cambly, por isso, não perca tempo e o conheça agora mesmo!
top
Top
Mt bom!!
Dicas incríveis.
What a great tip! Tks a lot, Cambly. Augusto Messias @mineironovale, from Contagem/Minas Gerais
Thank you so much for this tip!
Thanks!
Muito boas as dicas
otima explicacao!
A conversação é algo primordial, mas a gramática faz parte desse conjunto e precisa viver em Constância
Dicas preciosas!!!! Obrigada Cambly
Amo essa plataforma, o melhor jeito de estudar.
👏🏻👏🏻
Ajudou muito. Obrigado!!!
Simplesmente ótimo
Show!!! Muito enriquecedor!!!
Super importante! Senão vai falar igual Mestre Yoda e não sabe pq, aprender inglês não é só saber palavras!
Muito bom , gostei muito do conteúdo !!
Excelente matéria!
Interessante
Excelente!
Arrasaram <3
Cambly tem me ajudando bastante a melhorar meu inglês!
Great!
Muito boas dicas!
Sensacional