História do 4th of July Norte-Americano
Nos Estados Unidos, uma das comemorações mais importantes é o 4th of July, o Indenpence Day.
É a chance de, imbuídos de um espírito ufanista, todos saírem às ruas, ostentando bandeiras e comemorando junto aos seus compatriotas.
Hoje, nós contaremos um pouco da história por trás do 4th of July, os aspectos culturais por trás dele e algumas curiosidades. Conversamos com alguns professores particulares de inglês nativos do Cambly e você pode conferir mais detalhes a seguir!
Conheça a História do 4th of July Norte-Americano
A história começa no século XVIII, quando os Estados Unidos ainda era mais uma colônia britânica. Portanto, a coroa inglesa aumentou a taxação de impostos e baixou uma série de outras imposições às colônias americanas.
Todas essas medidas favoreceram para aumentar, ainda mais, o clima de insatisfação dos colonos. Isso culminou, em 1775, na chamada Revolução Americana.
Em 4 de julho de 1776, as então 13 colônias, uniram-se numa comissão encabeçada por Thomas Jefferson e assinaram a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (USA).
Em 1921, esse dia foi declarado feriado nacional e é comemorado como o dia da Independência norte-americana desde então.
Cultura Norte-Americana: 4th of July
Nas comemorações de 4th of July não podem faltar as típicas cores da bandeira americana (red, blue and white). E podemos encontrá-las em toda parte. Sejam em Casas, roupas, pinturas faciais… até mesmo nas comidas servidas nesse dia. Tudo é pintado de vermelho, azul e branco.
Falando sobre a bandeira dos Estados Unidos, ela é outro símbolo muito forte no 4th of July, sendo ela, hasteada em todos os prédios oficiais e em muitas casas, pois a bandeira norte-americana está sempre presente nas demonstrações de amor ao país, bem como, é o símbolo da independência da nação.
E ela não está presente apenas nos prédios. Muitos a carregam consigo quando saem às ruas para se encontrar com os amigos e com a família para comemorarem.
Outro evento marcante é o show de fogos de artifício que acontece todos os anos, em diversas cidades espalhadas pelo país.
Há comemorações em diversos lugares do país
A maior queima de fogos é, sem dúvida nenhuma, a de Nova Iorque, que dura quase meia hora e consegue arregimentar cerca de 3 milhões de pessoas por espetáculo.
Entretanto, outras localidades também não ficam muito atrás nesse quesito. Além da pirotecnia, podemos encontrar diversas atrações. E elas são as mais variadas. Feiras gastronômicas, apresentações históricas, apresentações infantis, militares e musicais.
No estado da Pensilvânia, na cidade de Filadélfia, local de assinatura da Declaração da Independência, a comemoração dura vários dias. Nesse caso, o 4th of July marca o final dos festejos, com Freedom Festival Fireworks.
As comidas típicas do 4th of July
Assim como os brasileiros, os americanos reúnem-se com família e amigos para comemorar os feriados com um churrasco (a palavra em inglês é Barbecue). Porém, os molhos (os famosos sauces em inglês) são as estrelas principais aqui. Por isso, não raro encontramos churrasqueira abastecidas com hambúrgueres, milho ou outros vegetais, regados a muito molho barbecue.
Outro prato típico é o tradicional hot-dog, um pouco mais simples do que o que estamos acostumados por aqui. Ele ganhou tanto destaque que, desde o ano de 1972, há um concurso para atestar aquele capaz de comer mais unidades do lanche. O vencedor de 2016 conseguiu a incrível marca de 70 em meros 10 minutos.
Depois de tudo isso, ainda temos espaço para a sobremesa. Aqui, a rainha da festa é a torta de maçã, a famosa apple pie. Porém, esse prato é de origem estrangeira, mas ele se tornou tão bem aceito no EUA que originou o dito As American as an apple pie. Numa tradução livre Tão americano quanto uma torta de maçã.
Impacto Global: 4th of July na Cultura Pop
Sendo uma tradição muito forte nos Estados Unidos, o 4th of July também está fortemente presente em diversas expressões culturais e artísticas do país.
E, como bem sabemos, a cultura americana está sempre presente em nossa sociedade ocidental. Logo, nosso contato com toda a atmosfera de 4th of July também é forte.
Um bom exemplo disso são as séries de TV. Confira abaixo alguns exemplos que falam da Revolução ou do 4th of July.
Dicas de Séries para Treinar Inglês e ainda Aprender sobre o 4 de Julho Americano
John Adams
Temos, por exemplo, uma série que fala, especificamente, da vida de John Adams, um dos pais fundadores da nação. Aliás, ela leva o seu nome.
O mote da série é mostrar o personagem título dividido entre seu trabalho para a coroa britânica e seu esforço para a independência dos Estados Unidos.
Legends of Tomorrow
A série do Grupo Warner, Legends of Tomorrow é focada em viagens no tempo. E, como não poderia deixar de ser, existe um capítulo totalmente dedicado à Revolução Americana.
Nessa trama, em específico, os heróis desajustados empenham-se para salvar a vida do general George Washington, futuro primeiro presidente do país que estava prestes a nascer.
Sleepy Hollow
Falando em viagens no tempo, temos a série de fantasia sombria Sleepy Hollow, que transita entre o passado e o presente. Na trama, temos dois soldados revolucionário viajando ao século XXI.
Ao passo que um deles tem a polícia em seu encalço, o outro se une a ela, oferecendo seus serviços. Sua adaptação a esses novos tempos também é ponto constante na história.
Timeless
Ainda sobre viagens ao passado, temos a série Timeless. A história gira em torno de um grupo especial formado pelo governo americano, que zela pela manutenção da integridade da história.
No décimo episódio, vemos os protagonistas incertos sobre a validade de suas ações. Isso até encontrarem o próprio George Washington, que lhes aplica uma tremenda injeção de ânimo.
Turn: Washington Spies
Para os que estão cansados de viagens no tempo, temos, também, Turn: Washington Spies, de 2014. A história narra a saga de um fazendeiro nova-iorquino que, junto a amigos de infância, monta um grupo de espiões a serviço da Revolução.
Curiosidades sobre o 4th of July
Os eventos da Revolução Americana e do próprio 4th of July são, por si só, marcantes. Entretanto, como todo evento histórico, eles estão recheados de curiosidades. Confira algumas abaixo:
- A famosa Declaração de Independência teve por base os ideais do Iluminismo, defendendo, assim, a liberdade individual, bem como, os Direitos Fundamentais do Ser Humano.
- Apesar de ser inspirada por ideais iluministas franceses, a Revolução Americana ocorreu mais de uma década antes da própria Revolução Francesa.
- Aliás, a Revolução Americana inspirou todas as revoluções seguintes no mundo todo. Exceto a Iraniana, em1979.
- No ano de 1776, treze tiros foram disparados para se comemorar o primeiro ano da Revolução. Um para cada colônia.
- A coroa britânica só reconheceu os Estados Unidos como um país independente em 1783, na ocasião do Tratado de Paris.
- No ano de 1987, os Estados Unidos tornou-se o primeiro país a ter uma constituição política escrita.
- John Adams e Thomas Jefferson, tidos como os pais da fundação do país, faleceram em 4 de julho de 1826, com apenas 5 horas de diferença.
- Desde o século XVIII, a população do país saltou de 2,5 milhões para incríveis 321,4 milhões, sendo uma das maiores do planeta.
- A bandeira dos americana possui 50 estrelas, para representar os estados que compõem o país. Suas 13 faixas, são uma referência direta às 13 antigas colônias.
- Aliás a escolha das cores branca e vermelha são para simbolizar os povos europeus e nativos, unidos em prol da independência.
O 4th of July e a sua importância mundial
Logicamente, ainda existe muito o que se falar sobre esse grande evento comemorativo. Entretanto, uma última coisa que devemos dizer é que um estudo aprofundado sobre o tema é capaz de revelar aspectos até mesmo de nossa cultura, que bebeu muito da cultura norte-americana.
Por isso, o 4th of July é uma data comemorativa importante. Não só para a cultura norte-americana, mas para todo o mundo. Sendo que a Revolução Americana influenciou diversas outras revoluções de independência pelo mundo.
Se você quer aprender essas e outras curiosidades, além de aprender inglês de forma rápida e eficiente, acesse o Cambly e confira todos os conteúdos disponíveis no blog e também encontre os melhores professores particulares de inglês online!