How Are You? Como Responder em Inglês a Pergunta?

Quando começamos um curso de inglês tradicional, uma das primeiras frases que aprendemos é How are you?. Também é uma das frases mais populares em seriados e filmes. Às vezes pronunciada como How are you doing, esse é uma das saudações mais populares.

Significando, literalmente, Como vai você? ou Como você está? Esta frase pode ser o início para as mais diversas conversas. Por isso, hoje, trataremos de algumas formas de se responder How are you, em inglês. Veja logo abaixo.

Pra começar: Assista essa aula em inglês no Youtube com professor nativo:

Como Devemos Responder How Are You, em inglês

Da mesma maneira que respondemos um Como vai você? em português. Não parece tão fácil agora, certo? Isso porque, em ambos os idiomas o How are you depende do contexto em que foi dito.

Vamos tomar por exemplo, aquele seu amigo que conversa com você todo dia. Muito provavelmente, ele já sabe como você está, visto que conversou com você ontem. E sua situação não deve ter mudado tanto de um dia para o outro. Logo, você não deve dar tanta importância e, simplesmente, responder com educação.

Entretanto, se, ainda como um exemplo, estivermos falando de alguém com quem não nos encontramos faz tempo, a pergunta é muito mais válida. Assim, é melhor responder de maneira mais completa, para satisfazer a curiosidade desse nosso amigo.

Também podemos receber essa pergunta de pessoas em estabelecimentos comerciais ou de profissionais que mantém um contato constante com o público. Eles, também, estão perguntando, apenas por educação. Logo, sua resposta deverá ser breve e, igualmente, educada.

Dessa maneira, deve ficar atento ao contexto em que o How are you foi utilizado. Assim, você evita de falar de seus problemas pessoais para desconhecidos ou de deixar seus amigos preocupados.

question-how-are-you-cambly

Respondendo How Are You Com Uma Pergunta

Essa é uma maneira de responder ao How are you de forma a iniciar uma conversa. Alguns especialistas indicam que você consegue virar uma negociação a seu favor se você fazer as perguntas. Por isso, essa maneira é bastante utilizada. Veja os exemplos.

  • I’m good, thanks. And you?

Se utilizada apenas a primeira partícula (I’m good), é a resposta mais comuns entre os falantes de inglês. Significa Estou bem. Pode-se ou não acrescentar o thanks (obrigado) e a frase continuará afirmativa.

Agora, quando acrescentamos a última parte (And you?, E você, em inglês) estamos devolvendo a pergunta para a pessoa. Na verdade, a maioria das respostas que podemos dar a How are you podem ser seguidas de thanks e And you.

  • Great! How are you?

Essa resposta é uma das mais efusivas possível, usada em nossos melhores dias. Sua tradução significa Ótimo! Como você está? Nesse caso, a pergunta devolvida é exatamente igual à que foi feita. Essa última partícula também pode ser usada, junto às próximas expressões para se continuar a conversa.

 Outra pergunta que pode ser usada, depois de uma resposta é How about you?. Ela quer dizer algo como E você? É mais informal e mais usada quando as pessoas que conversam possuem alguma intimidade.

 

im-ok

 

Respondendo How Are You de Maneira Positiva

Usando ou não as partículas apresentadas acima, essas são maneiras de se responder ao How are you de maneira a indicar que está tudo bem com você. Essas expressões, geralmente, encerram o assunto, não só por serem mais curtas mas, também, porque não apresentam nenhum conflito para ser resolvido. Veja os exemplos.

  • I’m fine.

Essa resposta curta, de apenas duas palavras, é a mais usada por nós brasileiros. Ela não é tão formal e é bastante direta, significando Estou bem. Dependendo do tom da voz, ela pode indicar que você não quer prolongar o assunto. Especialmente se não fizer nenhuma pergunta depois de responder.

  • I’m very well.

Essa é uma resposta muito mais formal que as outras e gramaticalmente mais correta. Ela, literalmente, quer dizer Eu estou muito bem. É usada quando você quer dar mais ênfase em sua fala e tende a ser mais convidativa para prosseguir uma conversa.

  • Pretty good.

Outra resposta informal, que usamos quando queremos conversar, mas sem dar muita importância à pergunta que foi feita. Por isso, geralmente, não é devolvida. Sua tradução significa Muito bem. Note que a palavra pretty não quer dizer bonita, nesse contexto.

  • All right.

Significa, literalmente, Tudo certo. É uma expressão informal muito utilizada na Inglaterra e, também, em países que não têm o inglês como sua língua oficial. Geralmente, não é devolvida a resposta, mas muda-se de assunto, sem faltar com educação.

are-you-ok

Respondendo How Are You de Maneira Neutra

Essas respostas podem indicar que você não está, necessariamente nos seus melhores dias, mas também não está mal. Geralmente, são utilizadas com pessoas com maior intimidade, que querem, de fato saber de você, quando perguntam How are you?. Acompanhe os exemplos abaixo.

  • I’m doing ok.

Literalmente, Estou indo ok. Ok pode ser traduzido como sem problemas. É usado para dizer que tudo está sob controle, mesmo que existem problemas. Usamos isso quando queremos ser sinceros com nossos amigos, mas não queremos preocupá-los.

  • I’m not bad.

Significa Eu não (nada) estou mal. Para nós, falantes do português, pode parecer um pouco negativa. Mas essa expressão é usada de forma neutra, em inglês. Por isso, use-a quando não existir nenhuma novidade com você.

how-are-you-cambly-kid

Respondendo How Are You de Maneira a Indicar um Problema

Esse tipo de resposta para How are you só deve ser utilizada com nossos amigos mais próximos. Isso porque, quase em todas as vezes, será seguido de uma conversa longa sobre nossos problemas. Veja o exemplo abaixo.

  • I’ve been better.

Traduzindo, significa, Eu já estive melhor. Como dá para notar, ela indica que você está passando por algum problema. Ela só deverá ser usada quando você estiver disposto a contar sobre as suas dificuldades. Por isso, tome cuidado com essa resposta, já que te perguntarão depois de você falar isso.

O How are you? é uma das expressões mais usadas da língua inglesa. E, por isso mesmo, possui várias interpretações e respostas possíveis. Assim, recomenda-se atenção e prática, para não se confundir os contextos em que é usada e dar a resposta errada.

Quer praticar inglês de verdade e saber como responde ao HOW ARE YOU?

Faça aulas de Inglês com nativos no Cambly!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: