IELTS Simulado | Tutorial Completo

O IELTS, cuja sigla significa International English Language Testing System (Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa, em português) é um dos principais testes de proficiência em língua inglesa. Ele é aceito no mundo todo e muito usado para atestar que você domina o idioma, tendo realizado estudos formais ou não. Por ser um teste com um peso tão grande, passar no IELTS não é tão fácil. Mas, como ele é tão popular, existem diversas dicas e ferramentas, como o IELTS simulado, para te ajudar. Veja abaixo algumas delas.

Por Onde Começar?

Primeiramente, é necessário que se fique calmo. Existem inúmeros modelos de IELTS simulados disponíveis na internet. Muitos deles, bastante confiáveis. Logo, de falta de conteúdo, você não irá padecer. O que você precisa para guiar os seus estudos, é método.

Um outro ponto é que você não deve encarar a prova como mais uma prova de inglês. Mesmo quem já possui um certo domínio do inglês deve estudar, especificamente, para o IELTS. Nunca se está preparado demais para a prova. Uma dica é encarar o IELTS simulado como se estivesse realizando a prova real.

 

Video aula de inglês para quem quer fazer o IELTS

Selecionamos essa super videoaula com um professor nativo especialista em IELTS para você começar sua preparação para o IELTS Simulado! Vale a pena assistir!

 

Como Funciona o IELTS?

A prova é bem curta, se compara a outros testes de proficiência. Ao total, são 3 horas apenas. Na parte escrita, que avalia habilidades de writing (escrita), listening (audição) e reading (leitura), são gastos 2h45. Já para o speaking (fala), o examinador leva, apenas 15 minutos para te avaliar.

Por isso, é uma boa ideia, quando estiver fazendo o seu IELTS simulado, usar um cronômetro ou, ao menos, manter os olhos no relógio. Isso para que você consiga, desde já, se sentir como se estivesse fazendo a prova.

Dicas Para Realizar um Bom IELTS Simulado

Existem muitos conteúdos sobre IELTS disponíveis online. Muitos deles, gratuitos. E, nem por isso, deixam de serem bons. Veja alguns abaixo:

Esse canal do YouTube ainda não é muito grande, mas reúne bastante conteúdo, que funciona como um IELTS simulado, para lhe garantir uma boa prova. Além disso, eles também contam com um portal, sobre o exame. Se você prefere podcasts, eles também têm um.

  • IELTS-UP

Esse é um site que fornece diversos conteúdos gratuitos sobre o IELTS, para cada uma das seções da prova. Ele também oferece vários modelos de IELTS simulados, para que você já vá se habituando. Muitos que já estudaram para o exame, através deste site, alegam que o ambiente criado pelo portal é bastante parecido com o do teste real.

  • IELTS Simulado do British Council

Esse simulado é gratuito, para qualquer um que acesse o site do British Council. Se inscrevendo no site, você já ganha acesso ao curso chamado de Road to IELTS, que é bastante completo.

Ele vai apresentar 30 horas de aulas, com conteúdos bastante intensos. As mais de uma centena de atividades e diversos IELTS simulados cobrem todo o conteúdo das provas, apresentando os temas mais comuns durante os testes.

Além disso, o Conselho também possui aplicativos, para que você estude pelo celular e possui tanto conteúdo que, até, produz cursos para outros sites, como é o caso do Understanding IELTS.

Dicas de Aplicativos Para um IELTS Simulado

Como falamos, o British Council investe em muitos conteúdos e cursos. E em apps também. Para aqueles que têm o celular como principal canal de estudo, o Conselho oferece três opções muito boas, disponíveis para Android e iOS.

  • IELTS Prep App

Através desse aplicativo, você conseguirá acessar vários IELTS simulados gratuitos. Além disso, ele possui várias dicas sobre vocabulário, gramática e exercícios de fixação. Também possui diversos exemplos de questões de todas as seções e avaliação de seu desempenho no IELTS simulado.

  • IELTS Word Power

Esse aplicativo é focado, totalmente, em ampliar o seu vocabulário. As centenas de perguntas do Word Power cobrem diversos temas que estão entre os mais frequentes nas provas do IELTS.

  • IELTS Word Ready

Esse é um treinamento gratuito para aqueles que agendam a prova do IELTS, pelo site do British Council. O treino gratuito também foca no enriquecimento do vocabulário do aluno. Entretanto, este é muito mais personalizado que os demais, focando em melhorar os seus pontos fracos.

Como Praticar A Habilidade de Audição?

O meio mais fácil é incorporar o inglês na sua rotina. Muitas pessoas conseguem fazer isso combinando de, apenas falar inglês, com uma pessoa, no período de estudos antes da prova do IELTS. Também é possível combinar, com seus amigos de planejar um programa onde todos só vão conversar em inglês.

Para os que não tem amigos com um nível de inglês suficiente para isso ou dinheiro para um intercâmbio (realidade da maioria das pessoas), existem algumas alternativas: assistir séries e filmes sem legendas, ouvir músicas com mais atenção ou mudar o idioma de seu celular ou computador. Tudo para que você se habitue com o idioma.

Outra dica, para os que gostam, é o aplicativo da BBC, o Learning English. Ele funciona como um podcast, que trata de vários temas, em apenas 6 minutos. Além de aumentar o seu vocabulário, você, de quebra, aprende sobre diferentes assuntos.

Além do IELTS Simulado, Existe Algum Curso Preparatório?

Sim. Desde que você possa pagar, eles ajudam muito. Aulas particulares, presenciais ou através de aplicativos, podem ser a melhor forma de estudo, para quem tem uma rotina corrida. Varia de pessoa para pessoa, mas algumas semanas de estudo ficado, podem fazer toda a diferença.

Mas não é só o estudo da língua que é necessário. É, também, preciso conhecer a prova e sua estrutura, visto que o tempo é um grande impedimento, quando se faz a prova. Daí, a importância de se fazer vários IELTS simulados, para que a estrutura do teste seja incorporada de forma natural às suas habilidades e rotina.

De qualquer maneira, procure sempre cursos e treinamentos especializados no IELTS, visto que, como citamos, ele não é como outras provas de inglês. Se você possui um horário mais apertado, vale a pena fazer uso de professores e IELTS simulados online, para otimizar o seu tempo e, por consequência, suas notas no teste.

Agora, além dos simulados, você também pode potencializar os seus estudos utilizando o Cambly! Acesse agora mesmo e confira tudo o que essa ferramenta pode oferecer para o seu aprendizado de inglês.

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: