Informações sobre o Censo dos EUA | Características da população americana
A seguir você verá as principais informações sobre o último Censo realizado nos EUA. Dessa forma, você ficará por dentro das características mais relevantes da população americana
Para quem não sabe, em 2022 está sendo realizada a pesquisa do Censo no Brasil. No entanto, você sabia os Estados Unidos da América também realizam medida similar para avaliar sua população? Pensando nisso, hoje apresentaremos para você informações sobre o Censo dos EUA. Mas você sabe como funciona o Censo e qual é o propósito da aplicação de seu questionário?!
No Brasil, o Censo é realizado pelo IBGE a cada 10 anos. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a pesquisa é realizada pelo U.S Census Bureau, autoridade responsável pela aplicação da medida, também a cada 10 anos. Portanto, ambos os países avaliam a sua população no mesmo intervalo de tempo.
Contudo, a última pesquisa do Censo realizada nos EUA aconteceu em 2020, durante a pandemia. Já no Brasil, a pesquisa está sendo realizada no ano de 2022. Hoje, iremos destrinchar algumas informações sobre o Censo dos EUA, que teve seu resultado final divulgado em agosto de 2021.
No entanto, antes vamos explicar melhor o que é o Censo e por que é tão necessário para a evolução de um país. Logo após, você poderá acompanhar as principais características da população americana de acordo com o resultado da última pesquisa realizada. Se liga aí!
O que é o Censo e por que ele é tão importante para o desenvolvimento de um país?
O Censo é uma medida importante para conhecer a população de um país. Dessa forma, é possível identificar não só a quantidade de pessoas que habitam determinado território, como também as condições em que vivem.
A pesquisa serve também para identificar a etnia das pessoas que residem no país e qual é a condição financeira dessas pessoas. Assim, é possível ter uma noção mais exata de como determinadas populações vivem e o que o governo pode fazer para sanar desigualdades.
No entanto, nos EUA, além disso, o Censo também é usado para determinar quem ficará com o controle da Câmara dos Representantes nas próximas eleições. Isso acontece porque o resultado populacional do Censo é usado para distribuir as 435 cadeiras da Câmara entre os 50 estados americanos.
Responder a pesquisa do Censo é obrigatório?
Sim! Assim como no Brasil, todo cidadão deve responder ao Censo. Em caso de recusa, os cidadãos podem receber uma multa como penalidade. Também é proibido omitir qualquer informação do órgão responsável pela pesquisa. No entanto, as informações pessoais são sigilosas e somente serão usadas para fins estatísticos.
Agora, vamos entender um pouco melhor a população atual dos EUA:
A população dos EUA de acordo com o Censo dos EUA
Crescimento populacional cada vez mais lento
De acordo com o Censo dos EUA realizado em 2020, este foi o crescimento populacional mais lento desde 1930, durante a Grande Depressão. Segundo os dados da pesquisa, a população dos Estados Unidos cresceu apenas 7,4% em relação ao último Censo, realizado em 2010.
O crescimento mais lento dos EUA pode ser visto mais facilmente em dados locais. “Essa diminuição é evidente no nível local, onde cerca de 52% dos condados nos Estados Unidos registraram uma diminuição na sua população durante o censo de 2020 em comparação à sua população em 2010”, informou Marc Perry, demógrafo sênior da Agência do Censo.
A população infantil diminuiu e a adulta cresceu
Por conta da menos taxa de natalidade, o número de crianças diminui consideravelmente enquanto a população adulta cresceu. Enquanto a população infantil (menores de 18 anos) passou de 74,2 milhões para 73,1 milhões na última década, a população adulta aumentou em 10%.
Este resultado informa que, atualmente, adultos com mais de 18 anos formam três quartos da população (258,3 milhões).
O declínio de população jovem em um país que envelhece rapidamente representa um desafio demográfico para o futuro, afirma William Frey, pesquisador do Metropolitan Policy Program do Instituto Brookings. “À medida que a grande população de baby boomers avança além da idade de sua força de trabalho primária, tanto os jovens quanto a população em idade de força de trabalho crescerão modestamente, na melhor das hipóteses”, considera.
Hispânicos e asiáticos ganharam mais espaço na população americana
A população asiática aumentou aproximadamente um terço, alcançando o número de 24 milhões de pessoas em 2020. Enquanto isso, a população hispânica ou latina, que pode englobar pessoas de qualquer raça, aumentou cerca de um quarto, totalizando 62,1 milhões de pessoas nos EUA.
Isso quer dizer que pouco mais da metade do crescimento total da população americana foi fruto do aumento da população hispânica.
Aumento da população multirracial e diminuição da população branca
Apesar de continuar a ser o maior grupo étnico ou racial nos EUA, a população branca teve redução de 8,6% na população americana. Atualmente, cerca de 60% da população dos EUA se considera branca, enquanto o resto dos habitantes se identificaram como brancos em combinação com a outros grupos, o que representa aproximadamente 235,4 milhões de pessoas.
A população de duas ou mais raças (também chamada de população multirracial) mudou consideravelmente desde o último Censo, realizado em 2010. O número de pessoas que se identificaram como pertencendo a duas ou mais raças mais do que triplicou, passando de 9 milhões em 2010 para 33,8 milhões em 2020.
Os especialistas ressaltam que as comparações sobre raça entre os censos de 2010 e 2020 devem ser feitas com atenção, levando em consideração mudanças feitas nas perguntas. Além disso, houve também o envelhecimento da população branca aliado à maneira como as pessoas se identificam nos dias de hoje.
Gostou das informações sobre o Censo dos EUA?!
Esperamos que sim! Afinal, é sempre importante adquirir informações sobre as características de outros países. Portanto, não deixe de buscar conhecimento! E o mais importante de tudo: não deixe de exercitar o idioma para alcançar a fluência.
Se você precisar de ajuda, não deixe de consultar nossos professores nativos para evoluir o seu nível de inglês!
Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe o conteúdo com os colegas! See you soon, folks!
Leia também: Vocabulário em inglês | Aprenda como aumentá-lo mais rapidamente