Inglês instrumental: guia completo

Você sabe o que é inglês instrumental? Se não, confira o guia completo sobre o tema que o nosso time do Blog Inglês Online preparou para você!

Abaixo, você descobrirá tudo sobre inglês instrumental e as melhores formas para adquirir o conhecimento esperado em sua área de atuação!

Geralmente, os cursos de inglês existentes no Brasil trabalham de maneira convencional, unindo diversas nuances de aprendizado da língua inglesa. Com isso, torna-se possível que alunos aprendam inglês de maneira mais ampla.

Entretanto, esse aprendizado mais abrangente pode ser demorado, o que muitas vezes causa reclamações por parte dos pais e dos alunos, principalmente quando a evolução na área da conversação parece estagnada. Afinal, todo estudante de inglês deseja a tão sonhada fluência.

Por conta disso, nos anos 70, foi desenvolvida uma nova metodologia de ensino, que visa focar em objetivos específicos para acelerar o aprendizado em determinada vertente. Essa metodologia foi batizada de inglês instrumental e hoje é possível aprendê-la online.

O que é inglês instrumental?

Como dito anteriormente, o inglês instrumental ou inglês técnico (ESP – English for a Specific Pourpose) foi desenvolvido por especialistas, principalmente docentes da área de doutorado e mestrados, para acelerar a leitura e a interpretação de textos.

Dessa forma, alunos que desejassem passar em um processo seletivo de doutorado ou mestrado poderiam aprender inglês de acordo com as suas necessidades para atingir notas melhores nas provas e atingir seus objetivos.

Além disso, o inglês instrumental costuma ser bastante utilizado por profissionais para passar em concursos e ter conhecimento de novos conceitos sobre a profissão por artigos que ainda não possuem tradução. A metodologia é caracterizada, principalmente, por agilizar a leitura e a compreensão de palavras específicas e formais.

Eis aqui um ponto crucial para quem deseja aprender inglês instrumental, mas acaba indo para numa sala de aula convecional de cursos de idioma. É quase impossível aprender sobre uma área específica quando a metodologia utilizada foca em grupos genéricos de alunos.

shutterstock_551792284

Inglês instrumental x Inglês convencional

Antes de explicarmos a diferença entre inglês instrumental e inglês convencional, vale destacar que o ensino da língua inglesa é dividido em 4 categorias. São elas: escrita (writing) , fala (speaking) , compreensão auditiva (listening) e leitura (reading).

O objetivo do inglês convencional, geralmente ensinado por cursos de inglês, é fazer com que o aluno aprenda, aos poucos, as 4 categorias. Assim, preparando o estudante de inglês de maneira mais geral, o que acaba sendo uma tarefa demorada.

Enquanto isso, o inglês instrumental tem por objetivo acelerar o conhecimento, principalmente em relação à leitura. Dessa forma, é possível que os alunos aprendam a ler e interpretar textos em inglês em um curto espaço de tempo.

shutterstock_262404608

Vantagens do inglês instrumental

Não é possível afirmar que uma metodologia é melhor do que a outra, mas existem vantagens e desvantagens entre o inglês instrumental e o convencional. Confira, abaixo, algumas vantagens do inglês instrumental:

  • Torna possível trabalhar pontos específicos;
  • Faz com que o aprendizado específico seja mais rápido;
  • Permite realizar leituras e interpretações em curto período de tempo;
  • Trabalha bastante com palavras cognatas, o que pode facilitar o aprendizado;
  • Pode acelerar o aprendizado do inglês convencional posteriormente.

Por que aprender inglês instrumental?

O inglês instrumental costuma ser bastante utilizado por adolescentes e adultos, por motivos diferentes. Confira, abaixo, algumas das razões para aprender a língua inglesa por meio da metodologia de inglês instrumental:

Ler e traduzir textos

Alguns profissionais, para atualizarem-se, necessitam ler e até mesmo, traduzir adequadamente livros, artigos e textos em geral que apresentem novidades para suas respectivas profissões.

Afinal, todos sabemos da importância de estar atualizado em sua profissão. Em tempos tão competitivos, um profissional que não fica por dentro das mudanças em sua área, acaba ficando defasado e perdendo oportunidades!

Um dica bacana é buscar estudar inglês com outros profissionais da área. Sim, ao escolher um professor nativo que é especializado na sua área profissional, você aprende inglês e ainda troca experiência. Assim, sua aula de inglês se tranformará em uma verdadeira oportunidade para melhor seu desenvolvimento na profissão.

Neste caso, destacam-se profissionais que estão ligados diretamente à evolução tecnológica, como médicos, veterinários, profissionais de TI, fisioterapeutas, dentistas e nutricionistas.

Prestar ENEM e vestibular

Ano de vestibular é muito importante na vida de um estudante. Muitas vezes, nos preparamos o ano inteiro para o momento decisivo e alguma questão boba pode ceder nossa vaga à outra pessoa.

Por conta disso, o inglês instrumental pode evitar que isso aconteça em provas importantes de vestibular em questões de inglês, proporcionando ao aluno grande probabilidade de interpretar corretamente a questão e, por conseguinte, acertá-la.

Passar em um teste de proficiência em processo seletivo para mestrado ou doutorado

Assim como em ano de vestibular, muitos ficam nervosos quando precisam prestar exames para passar em um processo seletivo para mestrado ou doutorado. Nesse momento, qualquer detalhe pode fazer a diferença.

Por conta disso, o inglês instrumental pode auxiliar os postulantes ao mestrado ou doutorado a interpretarem melhor as questões de inglês existentes na prova e aumentar as chances de sucesso.

Aqui, talvez seja onde o inglês instrumental é mais utilizado, haja vista que a língua costuma ser um diferencial para chegar ao objetivo, muitas vezes servindo como critério de desempate entre candidatos.

Prestar concurso público

Passar em um concurso público é um sonho nacional. Muitos desejam se estabilizar financeiramente passando em concurso. Contudo, a concorrência é grande e está cada vez mais difícil atingir os cargos desejados.

Atualmente, os cursos que oferecem maior remuneração e mais benefícios vêm incluindo o inglês como exigência nas provas. Por conta disso, o inglês instrumental também é altamente indicado para profissionais que desejam prestar concurso público.

shutterstock_387039913

Como e onde aprender inglês instrumental online?

Hoje em dia, muitos cursos convencionais estão adaptando o seu ensino para cobrir alunos com necessidade de aprender o inglês instrumental. Contudo, essa pode não ser uma boa metodologia de ensino. Vale sempre ficar atento!

A tendência da introdução dessa nova metodologia nos cursos tradicionais pode gerar um prejuízo na aprendizagem do aluno, já que esses cursos sofrem da falta de profundidade e propriedade de ensino que o inglês instrumental exige. Enquanto isso, cursos como o Cambly oferecem aulas online feitas sob medida para você.

Um ponto alto dessa plataforma por exemplo, é o fator de poder buscar e selecionar professores nativos especiazilados não somente no ensino do idioma, mas na área que você deseja. É isso mesmo, no Cambly, você encontra por exemplo tutores especializados em Medicina, Engenharia, Artes, História Antiga! É impressionante! O Cambly é uma verdadeira enciclopédia viva de tutores da língua inglesa!

Ficou curioso? Que tal 15 minutos grátis com um dos professores nativos do Cambly, como a incrível professora Jade? Para isso, é só inserir o código blog15minutos no site da plataforma de inglês online!

Gostou do nosso artigo sobre inglês instrumental? Confira também, nosso artigo 25 palavras em inglês do seu dia a dia!

42 comentários em “Inglês instrumental: guia completo

  • Pingback:Escola bilíngue para crianças: como escolher? - INGLÊS ONLINE -

  • 23 de abril de 2019 em 09:44
    Permalink

    Uma boa pedida para quem precisar passar em um teste. Boa dica!

    Resposta
    • 25 de abril de 2019 em 13:45
      Permalink

      Ótimas dicas, gostei muito do Cambly pois me chamou muito a atenção que de forma prática e sem complicações podemos chegar a fluência !!!

      Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:46
    Permalink

    Blog mais perfeito que esse não tem ! Ameiii

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 09:46
    Permalink

    Adorei a dica!

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:33
    Permalink

    Bela explicação!

    Resposta
    • 28 de abril de 2019 em 10:12
      Permalink

      O inglês instrumental é útil para quem precisa utiliza-lo no dia a dia da sua profissão, mas acredito que após o aprendizado do instrumental a pessoa deva aprender o convencional, pois assim poderá ampliar os seus horizontes.

      Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:54
    Permalink

    Eu quero ganhar o sorteio, o Cambly é o melhor aplicativo para aprender inglês! 🙂

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 10:57
    Permalink

    È o que eu aprendo *_*

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 11:43
    Permalink

    O problema do inglês instrumental é que você fica muito limitado aprendendo apenas a ler. Certamente terá um pouco de dificuldade em falar e escutar.
    Estou focando mais na escuta e fala, seguindo dicas de como aprendemos o português quando somos criança.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:08
    Permalink

    Interessante, acho que pode ser uma boa alternativa se o instrumental for em paralelo ao convencional. Tento ler mais assuntos do meu interesse, mas ainda assim continuo absorvendo o geral dos cursos convencionais.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:10
    Permalink

    Aprender inglês de forma convencional fez muito sucesso antigamente, mas assim como o mundo, a forma de aprender inglês mudou e vejo isso de uma maneira muito positiva.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:25
    Permalink

    Minha área é educação. Sei poucas palavras relacionadas ao tema.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 12:43
    Permalink

    Muito interessante.nao sabia dessa diferença Gostei

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 13:18
    Permalink

    Que matéria incrível, não conhecia sobre o inglês instrumental.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 13:51
    Permalink

    Inglês instrumental também é importante para quem quer estudar em uma universidade no exterior? Qual deve ser o foco nesse caso para aprender o inglês específco de uma área? Por exemplo, Química.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 14:18
    Permalink

    Conheço a plataforma do Cambly através da Carina Fragoso! E sou fã dos vídeos que ela posta no YouTube dando dicas de como utilizar a ferramenta online.

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 15:28
    Permalink

    Curti!! #Promoção6Meses haha

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 18:51
    Permalink

    AChei bem bancana, não sabia disso

    Resposta
  • 23 de abril de 2019 em 20:00
    Permalink

    Gostei de descobrir o que era inglês instrumental

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 00:39
    Permalink

    Muito importante para aqueles que desejam fazer um mestrado no exterior!

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 01:48
    Permalink

    Já fiz cursos de inglês instrumental (há muito tempo), mas depois surgiu a necessidade de aprender inglês “de verdade”, isto é, de aprender um inglês q não sirva só de quebra-galho, mas que leve pra vida toda e possa usá-lo em QUALQUER situação

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 01:50
    Permalink

    por enquanto ainda tenho apenas ingles instrumental. mas… #rumoaproficiencia

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 11:46
    Permalink

    Não sabia que tinha essa variação entre o ingles convencional e o ingles instrumental. me parece genial a ideia de ter algo mais focado e isso pode ajudar em ocasiões especificas.

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 11:47
    Permalink

    muito top. gostei muito das ideias acima principalmente da diferença entre o ingles instrumental e tradicional. acredito que para algumas ocasiões ele pode ajudar muito mais.

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 11:56
    Permalink

    Sempre fui apaixonada por músicas em Inglês, foi ai que eu começei a aprender e ter mais interesse pela língua.

    Resposta
  • 24 de abril de 2019 em 12:14
    Permalink

    Muito interessante, não conhecia

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 08:52
    Permalink

    Amei esse post

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 09:27
    Permalink

    Super válida a dica!

    Resposta
  • 26 de abril de 2019 em 10:28
    Permalink

    Não sabia dessa nomenclatura, mas já estudei das duas maneiras. O ingles instrumental é muito bom e muitas vezes necessário para atingir objetivos específicos.

    Resposta
  • 28 de abril de 2019 em 17:41
    Permalink

    Deveria ser pré requisito para todos os cursos técnicos e de graduação.

    Resposta
  • 28 de abril de 2019 em 19:08
    Permalink

    Paguei essa matéria no primeiro periodo na universidade.

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 00:04
    Permalink

    Eu não sabia o que era inglês instrumental, muito bom saber

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 18:11
    Permalink

    boa opção também

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 19:50
    Permalink

    Muito obrigado por postar isso porque me ajudou com algumas dúvidas

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 20:49
    Permalink

    Para quem está tentando um emprego ou uma vaga em universidade, a conversa com professores especializados é fundamental. Uso bastante e tem sido de excelente ajuda. Meu inglês tem melhorado muito.

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 21:19
    Permalink

    Estou surpreso, nunca tinha ouvido falar nesse método de aprendizagem: Inglês Instrumental é novo pra mim! haha
    Realmente tem suas vantagens e desvantagens, eu fico com o método de aprendizagem convencional.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: