Inglês Profissional ou Inglês Acadêmico: Qual Mais indicado?

Seja o inglês para viagens, inglês profissional ou inglês acadêmico, o idioma se mostra, a cada dia que passa, como um dos mais importantes conhecimentos da atualidade. Nos últimos tempos, o inglês para negócios tem se mostrado como uma das modalidades mais procuradas por estudantes.

E isso é normal. Já que o business English abre diversas portas. Não somente para vagas no exterior, mas, aqui mesmo, no Brasil. Entretanto, ele não é exclusividade nas buscas. Embora, muitos o considerem difícil, o inglês acadêmico também aparece bastante.

Isso pois ele é necessário para a divulgação de trabalhos, para estudos ou para uma especialização no exterior. Dada essa dualidade, hoje, vamos conversar um pouco mais sobre a escolha inglês profissional ou inglês acadêmico. Vamos falar de suas diferenças, pontos fortes e fracos e quando usar um ou outro. Fique com a gente.

Ingles Profissional ou Ingles Academico

Qual a Diferença Entre Inglês Profissional ou Inglês Acadêmico?

Antes de você começar a se decidir entre inglês profissional ou inglês acadêmico, você precisa entender que existem várias formas de adquirir conhecimento. São as chamadas quatro habilidades: escuta (listening), fala (speaking), leitura (reading) e escrita (writing). Para o domínio efetivo do inglês é preciso o domínio dessas quatro frentes de ensino.

E a escolha dentre uma forma ou outra de aprendizado depende dos seus objetivos com o inglês. Entre os principais objetivos dentro do ensino de inglês está, justamente a escolha entre o inglês profissional ou inglês acadêmico. Enquanto o primeiro se foca em situações mais específicas, o último caso possui uma carga forte de leitura e escrita.

Falando em termos práticos, o inglês acadêmico leva mais tempo para ser aprendido que o inglês profissional. E o motivo não é tão difícil de se entender, se você observar que eles possuem objetivo e formas de trabalho diferentes.

O inglês profissional se presta a deixar você preparado para usar o vocabulário de expressões e frases mais usadas no mercado de trabalho diariamente. Enquanto isso, o inglês acadêmico tem por objetivo que você entenda, profundamente, o idioma, para poder desenvolver e divulgar seus projetos e trabalhos.

cambly classes online

Que Métodos de Aprendizado São Usados?

Quando falamos do inglês para negócios, as aulas podem ocorrer, até mesmo, dentro do local de trabalho, estimulado pelas empresas. Aqui são simuladas situações reais, que colocam em prática o que foi aprendido. Para reforçar o ensino do idioma, é comum o uso de expressões comuns e jargões do ambiente corporativo.

Já a maior parte dos alunos de inglês, que optam por estudar o inglês acadêmico tem uma frequência de aulas muito maior. Isso porque o processo de aprendizagem é ligeiramente maior se comparado ao inglês para negócios.

As aulas de inglês acadêmico são repletas de situações com bastante escrita, leitura e compreensão oral. Essas serão habilidades que serão cobradas em escolas e universidades por todo o mundo.

Entretanto, ainda existe uma via intermediária entre essas duas metodologias. Estamos falando do inglês instrumental. Ele é bastante usado para aqueles que precisam passar por exames de admissão, desde escolas secundárias até doutorados no exterior. Aqui, nessa metodologia mais específica, a habilidade mais trabalhada é a da leitura.

O inglês instrumental é usado para potencializar, ainda mais, o seu aprendizado, pois muitos sentem mais facilidade na leitura que em outras habilidades. Isso pois, infelizmente, muitos ainda têm medo de falar em inglês. O que não é muito positivo, visto que a conversação é um dos pilares da língua.

Por Que É Importante Dominar As Duas Formas de Inglês?

A maior importância do inglês profissional reside em uma boa colocação no mercado de trabalho. Se você está tendo dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho ou ascender dentro da sua carreira, pode ser uma boa ideia investir no inglês. Nesse caso, o inglês de negócios parece ser a melhor opção no momento.

Isso pois, com esses conhecimentos, a escrita de e-mails, a preparação de relatórios ou de apresentações ficará muito mais fácil. A presença do inglês e desses outros conhecimentos citados é, inclusive uma das coisas que pode diferenciar você dos outros candidatos a uma vaga. Além disso, sua segurança ao falar inglês será muito maior.

Mas se o seu foco é o ingresso em uma universidade fora do país, você, sem dúvidas, deve investir o seu tempo e dinheiro no aprendizado do inglês acadêmico. Com a devida dedicação, você conseguirá se expressar satisfatoriamente na entrevista pessoal com o recrutador. Além de ter uma vida acadêmica sem a preocupação adicional com o idioma.

É importante que se destaque que, em alguns casos de estudo no exterior, é importante que se tenha um certificado de proficiência, como o TOEFL ou o IELTS. Se você está procurando uma instituição no Reino Unido, talvez seja interessante considerar o certificado Cambridge, também.

Ingles Profissional e Ingles Academico com professores nativos do Cambly

O Inglês Profissional ou Inglês Acadêmico Pode Substituir o Aprendizado do Inglês Geral?

De forma alguma. É importante, também, que você estude o inglês de forma mais abrangente, se tiver a oportunidade. Isso pois as modalidades profissional e acadêmica possuem propósitos bastante específicos. Assim, pode ser que você não tenha contato com toda a gama de aprendizado necessária para fluência efetiva.

É interessante que você faça um nivelamento com o seu professor de inglês, para que se identifique os seus pontos fortes e fracos no inglês. Depois disso, você poderá determinar, com base no seu nível, por quanto tempo você precisará se dedicar ao aprendizado do idioma. Seja no inglês geral, inglês profissional ou inglês acadêmico.

Com a devida organização de tempo e esforço, além do acompanhamento dedicado de um professor, é possível avançar bastante rápido nos estudos. Você vai perceber essa diferença em poucas semanas. Você vai ver como o seu investimento valerá a pena dessa maneira.

***

Por isso, é importante que você tenha o acompanhamento, de perto, de um professor nativo. No Cambly, não importa se você tem o objetivo de aprender o inglês profissional ou inglês acadêmico. É possível escolher, entre centenas de professores, aquele que se adequa aos seus objetivos.

Além disso, ele avaliará, corretamente, seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, você saberá onde deve focar seus estudos para alcançar a tão sonhada fluência.

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: