Intercâmbio na Austrália

Descubra nossas dicas para você fazer intercâmbio na Austrália!

Existem muitos motivos para se optar por um intercâmbio na Austrália. Belas praias, clima tropical, um ambiente cosmopolita, algumas das maiores universidades do mundo, o deslumbrante Outback, dentre muitos outros.

Portanto, não é à toa que muitos estudantes de inglês escolhem esse país para aprimorar os estudos no idioma de língua inglesa.

Sendo assim, veja como e por que fazer o seu intercâmbio no sexto maior país do mundo.

intercambio-na-australia

Por Que Fazer Um Intercâmbio na Austrália?

A primeira razão para se fazer um intercâmbio na Austrália é o estudo do inglês. Também pudera. Estrangeiros podem optar por fazerem mais de 20 mil cursos de idiomas em mais de 1200 instituições de ensino.

E todos os cursos de inglês são garantidos pelo Governo, através do Código Nacional de Boas práticas e da Lei dos Serviços Educacionais para Estudantes Estrangeiros. As duas regulamentações garantem a qualidade e a uniformidade de todos os cursos, para quem decide fazer o seu intercâmbio na Austrália.

Para isso, é bom consultar o CRICOS (sigla, em inglês, para Registro de Instituições e Cursos para Estudantes Estrangeiros da Comunidade da Austrália). Para algumas instituições, o contato é intermediado por uma agência e, em algumas, é possível conversar diretamente.

É possível, por exemplo, fazer um intercâmbio, onde, você fará um curso de seis meses e poderá conseguir um ou dois estágios de meio período, no restante do tempo. Isso aliará a teoria e a prática do conhecimento do inglês, em uma experiência única. Além, claro, de ajudar nas despesas da viagem.

Como É O Sistema Educacional Australiano?

Antes de apresentarmos algumas opções de intercâmbio, devemos estabelecer como funciona o sistema educacional australiano.

No sistema australiano, são 12 anos de educação básica, até o Ensino Médio. Entretanto, a obrigatoriedade é apenas até o décimo ano do High School. Os 11º e 12º anos são destinados àqueles que pretendem fazer o Ensino Superior, em universidades, com estudos focados para as áreas pretendidas.

Aos que saem no décimo ano, os VETs (cursos vocacionais e técnicos) nos Colleges ou os estágios profissionais. Nos VETs, também existe uma certificação. Apesar de ser menor, ela tem valor dentro e fora do país.

canguru_ intercambio_australia_cambly

Intercâmbio na Austrália para Graduação

O bacharelado ou undergraduate, possui duração de 2 a 5 anos e equivale à nossa graduação. Para aqueles que querem fazer o intercâmbio na Austrália e buscam aproveitamento de créditos, deve-se ver se a sua universidade é reconhecida no país.

Já para os egressos do Ensino Médio, uma boa opção de intercâmbio na Austrália são os Cursos de Fundação. Eles, permitem que você tenha uma reserva provisória nas universidades, caso não atenda às necessidades básicas deles, ainda. Essa reserva se torna permanente, assim que se obtém os créditos necessários.

As aulas são formadas por lectures e tutorials. Nas primeiras, são feitas exposições, com turmas de diversos cursos. E, nos segundos, são conteúdos específicos, para um número reduzido de estudantes.

Para os que buscam um currículo mais completo, também é possível optar pelos cursos de extensão e pelos cursos curtos, também oferecidos pelas universidades durante o estágio na Austrália.

Entre os cursos, que são a partir de 320 dólares australianos, é possível aprender matérias como Negociação e Pensamento Estratégico, por exemplo. Para os que possuem pouco tempo, mas querem melhorar o seu inglês, no período do intercâmbio na Austrália, eles se mostram como ótimas opções.

Cursos de Pós Graduação e Pesquisa na Austrália

Os cursos de pós-graduação, aqui se dividem em 3 módulos, geralmente: Graduate Certificate, Graduate Diploma e Master. Os módulos de pós-graduação, no intercâmbio na Austrália, duram entre 1 e 2 semestres, com duração total do curso de, até 2 anos. Cada módulo oferece um diploma, sendo que não é obrigatório a realização de todos.

Na modalidade Master, temos a Master by Coursework e Master by Research (que inclui, também, pesquisa e equivale ao nosso Mestrado). Aqui o aluno, além de participar das aulas, deverá entregar um projeto de pesquisa, de forma individual.

Outra opção para quem faz intercâmbio na Austrália é o MBA (Master of Business Administration), para quem está em busca de maiores conhecimentos no mundo dos negócios e da administração.

Também é possível fazer um Doutorado PhD. Tal qual aqui, o curso é baseado em alguma pesquisa que traga benefícios para a sua área de estudos.

Para que os melhores estudantes do Brasil e do mundo se decidam por fazer um intercâmbio na Austrália, nessas modalidades, as universidades oferecem vários benefícios. Estes vão de isenção de taxa de matrícula, até bolsas integrais, que cobrem todas as suas despesas, durante a estadia.

O Governo australiano, também oferece as Endeavour Scholarships e Fellowships, um concorrido programa de bolsas de estudo. Elas são abertas de março a junho e cobrem todas as despesas nas melhores universidades da Austrália.

Como Funciona O Visto de Estudante?

Assim como a qualidade de vida no país, o custo de vida é alto. Mas o intercâmbio na Austrália também permite trabalho, concomitantemente ao estudo. O visto de estudante, para quem cursa uma universidade permite 20 h/semana, durante o ano letivo e quantas horas você quiser, durante as férias.

Para tal, os candidatos necessitam da comprovação da matrícula, em curso de mais de 12 semanas, em tempo integral. Se o seu intercâmbio na Austrália é em um curso menor que isso, você ganhará um visto de 3 meses, de turismo.

Não existe limite de idade para se pedir o visto de estudante. No entanto, existem algumas exigências:

  • Especificar os motivos para estudar na Austrália;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Ter boas condições de saúde;
  • Comprovar conseguir se sustentar por um ano no país, caso for solteiro;
  • Ter, ao menos, 19.830 dólares australianos.

intercambio_australia_cambly

Para Qual Cidade Ir no Meu Intercâmbio Na Austrália?

Em rankings das melhores cidades para se estudar, frequentemente, encontramos cidades da Austrália. Por isso, o país recebe, todo ano, 300 mil estudantes estrangeiros. Entre elas, encontramos Sidney e Melbourne que, inclusive, está entre as 5 melhores, já há algum tempo.

Se você optar por Sidney, encontrará uma comunidade bastante diversa e bela praias de areia branca. Além da famosa Ópera de Sidney e seu belíssimo porto.

Já Melbourne, maior cidade, depois de Sidney, é a capital cultural do país. Além do cenário cultural em ascensão, também é possível uma viagem histórica deslumbrante.

Vale a pena, nesses casos, se basear em qual universidade é melhor para o seu curso e nas opiniões de amigos que já fizeram a viagem. Seja qual for a sua opção, é importante dedicar-se aos estudos, visto que um intercâmbio é a melhor opção para aprimorar o seu inglês.

Estude inglês com professores australianos

Pratique inglês com professores australianos, mesmo ainda estando no Brasil. Com essa dicas, você vai conhecendo mais sobre o país que deseja estudar e aprendendo mais sobre o idioma e o sotaque australiano.

No Cambly, por exemplo, você pode ter aulas com vários autralianos e até pegar dicas sobre as melhores escolas da Austrália!

Comece seu intercâmbio na Austrália, se preparando através do Cambly agora mesmo!

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: