Intercâmbio na Inglaterra: Guia Completo

O intercâmbio na Inglaterra é um dos mais desejados pelos estudantes brasileiros para praticar inglês. Segundo o departamento de imigração do Reino Unido, o Brasil só perde para os EUA em número de estudantes que vão estudar no país.

Muitos desejam fazer intercâmbio na Inglaterra por conta de seus pontos turísticos, seu misto de modernidade e tradições, além da possibilidade de aprender o inglês mais charmoso do mundo. Porém, para realizar o sonho de estudar na terra da rainha, é preciso tomar precauções e se planejar adequadamente.

A primeira etapa é definir qual será o motivo de sua viagem. Se você deseja estudar no exterior, converse com professores britânicos, procure agências de intercâmbio que possuam parcerias com instituições de ensino. É possível, por exemplo, cursar todo o ensino médio em uma escola britânica, fazer uma faculdade ou até mesmo cursos de alguns meses para aprimorar o inglês.

intercambio na inglaterra com cambly

Intercâmbio na Inglaterra: Entenda como funciona o visto

Vistos estudantis ou destinados ao turismo são concedidos quando você chega ao aeroporto, no caso de estadias curtas, com até no máximo seis meses. Caso você vá ficar mais de seis meses no país, é necessário solicitar o visto antes de sair do Brasil.

Você será entrevistado (a) na imigração para saber as razões da viagem e, por conseguinte, apresentar a documentação necessária para oficializar o visto. Neste momento, certifique-se de carregar consigo os seguintes documentos:

  • Passaporte com mais de 6 meses de validade;
  • Passagem de retorno ao Brasil;
  • Carta convite ou Carta da Instituição de Ensino;
  • Comprovante de acomodação;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de vínculos com o Brasil (carro, casa ou outros bens em seu nome).

Dicas

Uma dica importante é armazenar os documentos citados na bagagem de mão, pois caso deixe os documentos em uma das malas a serem despachadas você só terá acesso a eles após a passagem pela imigração.

É essencial, também, comprovar que você está levando alguma reserva monetária. O ideal é que se tenha em torno de 75 libras esterlinas por dia de estadia no país. O capital não necessita ser em dinheiro, pode ser em conta corrente internacional ou em cartão Travel Money – cartão pré-pago muito utilizado em viagens. Para comprovar, tenha um extrato de sua conta para apresentar ao agente.

A tomada de decisão sobre o visto é do agente imigratório, que por meio de questionamentos e da sua papelada vai avaliar se você pode receber o visto ou não, e qual tipo de visto acomoda as suas necessidades: turista ou estudante.

Intercâmbio na Inglaterra: Validade do visto estudantil

O visto para estudantes é, geralmente, válido por até seis meses. Se você permanecer este período completo no país e desejar retornar para Inglaterra depois, precisará esperar ao menos um ano para isso. Se permanecer por um período mais curto, há a possibilidade de se retornar em menos meses.

Lembre-se: sempre que desejar voltar à Inglaterra, será necessário passar pela imigração para revalidar seu visto. Se você pretende ficar por mais de seis meses no país com visto estudantil, é necessário ir até ao Consulado Britânico no Brasil, antes de viajar.

O estudante de inglês deve estar matriculado em um curso de tempo integral para conseguir um dos vistos estudantis. Confira, abaixo, os tipos de visto existentes:

  • Estudante por ponto tier 4;
  • Estudante visitante até 6 meses;
  • Estudantes visitantes até 11 meses;
  • Estes tipos de visto não permitem que o imigrante trabalhe no país.

Outras dicas e observações

Um detalhe importante ao viajar para o Reino Unido é guardar o bilhete do avião para comprovar o dia em que você chegou no país. Como a imigração não costuma carimbar os passaportes, seu bilhete será a prova de quanto tempo você está no país e que seu visto não expirou.

No caso de vistos de mais de seis meses, é necessário ir até o Consulado Britânico no Brasil, antes de viajar, como dito anteriormente, portando toda a documentação necessária acompanhada de comprovação de matrícula em uma instituição de ensino britânica.

Além disso, é necessário realizar o pagamento de 150 libras esterlinas para adquirir a permissão para usufruir do sistema de saúde britânico. Vale lembrar que o pagamento não é o opcional.

intercambio na inglaterra com cambly dicas de ingles

Intercâmbio na Inglaterra: Por que estudar na Inglaterra?

Existem diversos motivos para estudar inglês na Inglaterra, como transporte, cultura, esporte, localização, qualidade de vida e excelência na educação. Por isso, muitos povos têm o país bretão como foco para fazer intercâmbio.

Continue conosco e descubra, abaixo, quais são as principais ofertas que a terra dos Beatles oferece para quem deseja fazer intercâmbio na Inglaterra. Nos próximos tópicos, destrincharemos cada motivo que faz este charmoso país um destino incrível para aprender inglês!

Transporte na Inglaterra

O primeiro motivo para fazer intercâmbio na Inglaterra de nossa lista é a acessibilidade aos meios de transporte. A principal característica do transporte no país da Rainha, na maioria das cidades, é a sua segurança e eficiência.

Praticamente todas as cidades da Inglaterra – especialmente Londres, Manchester e Liverpool – são atendidas por vasta malha rodoviária e ferroviária, com diversos ônibus e linhas de metrô. Somente em Londres são mais de 270 estações de metrô!

Além disso, o transporte público é moderno, eficiente e organizado (muito por conta da educação do povo inglês). Vale, ainda, lembrar que os ônibus possuem ar-condicionado e estão sempre com número de passageiros controlados, evitando que fiquem cheios, trazendo mais conforto aos seus usuários.

Rotas de trem entre cidades

Outro ponto positivo no transporte inglês é a possibilidade de viajar de trem entre cidades dentro da Inglaterra. Dessa forma, é possível que estudantes intercambistas possam viajar dentro do país para estudar ou conhecer novos lugares, sem burocracia.

Dica

Uma boa dica para quem vai utilizar o transporte público inglês, principalmente para estudantes de intercâmbio na Inglaterra, é carregar sempre um mapa consigo!

Intercâmbio na Inglaterra: Cultura na Inglaterra

Como é sabido, cultura envolve hábitos e costumes de determinada região. A Inglaterra, por exemplo, possui uma cultura tipicamente peculiar e permeia costumes interessantes que fazem parte do dia a dia de seu povo.

Uma paixão em comum com o Brasil é o futebol, um dos pontos mais fortes da cultura inglesa. No entanto, esportes como rugby, golfe e tênis também chamam bastante atenção no país.

Além do esporte, a música inglesa, os pubs, a literatura, a gastronomia, a religião e algumas características relacionadas à educação também são pontos a serem destacados na cultura local. Confira!

intercambio na inglaterra com cambly dicas

Esporte

Apesar do rugby e do golfe serem esportes bastante famosos na terra da Rainha, o futebol é, sem sombra de dúvidas, a prática esportiva que mais movimenta a Inglaterra. Com seus estádios lotados, equipes de muita tradição e o tido por muitos “melhor campeonato do mundo” (Premier League), o esporte mais praticado no mundo também é o de maior relevância no território inglês.

Geralmente, os meios e fins de semana são movimentados por campeonatos como Premier League (Primeira divisão do campeonato inglês), FA Cup (Copa da Inglaterra) e EFL Cup (Copa da Liga Inglesa). Estas são as principais competições de futebol jogadas no país e atraem milhares de pessoas todas as semanas.

Pubs

Os pubs funcionam mais ou menos como os botecos no Brasil, porém mais bem organizados, cuidados e modernos. Geralmente, as pessoas se reúnem nesses locais para tomar brew (cerveja) e assistir aos jogos dos campeonatos de futebol ingleses. Porém, mesmo em dias sem partidas de futebol, os pubs continuam cheios.

É uma marca da cultura inglesa que precisa ser levada em consideração ao se fazer intercâmbio na Inglaterra. Portanto, se você for estudar inglês no país, não deixe de frequentar um pub. É uma ótima oportunidade para conhecer gente nova e treinar sua fluência na língua inglesa.

Gastronomia inglesa

A culinária inglesa não é tão relevante mundialmente como a italiana ou a francesa, porém é bastante característica. Fazer intercâmbio na Inglaterra e não experimentar um de seus principais pratos típicos é quase uma afronta aos costumes ingleses.

Portanto, se você for à Inglaterra, não deixe de experimentar os famosos fish and chips (peixe empanado com batata frita), principal marca da culinária inglesa. É típico dos ingleses servir o prato enrolado em um jornal, por isso não estranhe a prática.

Além do fish and chips, bangers and mash (purê com salsicha, geralmente acompanhado de molho de cebola), o english breakfast (café da manhã inglês) e outros pratos típicos com batata são especialidades da culinária na Inglaterra. Não deixe de experimentar!

Religião: presença do anglicanismo

Após a ruptura com a igreja católica, em 1534, Lutero desenvolveu a religião protestante, nomeada anglicanismo. A partir de então, esta prática religiosa cresceu bastante na Inglaterra e, atualmente, é a mais cultuada no país.

Por mais que você não seja uma pessoa religiosa, vale apena visitar as igrejas anglicanas e aproveitar um pouco de suas deliciosas histórias ao longo dos tempos.

intercambio na inglaterra

Intercâmbio na Inglaterra: Educação inglesa

Neste tópico, quando falamos de educação, falamos de características de como o povo inglês foi educado, sem fazer juízo de valor.

O povo inglês é um povo mais fechado e conversador, que utiliza “palavras mágicas” quase o tempo todo, hábito parecido com o povo canadense. Por isso, não estranhe a cordialidade dos ingleses, confundindo-a com frieza excessiva.

Além disso, os ingleses são pessoas muito pontuais em seus compromissos. É da educação deles. Por isso, se marcar uma reunião de negócios ou até um encontro amoroso com alguém, esteja no local no horário marcado. Ou, caso não puder comparecer, cancele o compromisso com antecedência.

Qualidade de vida na Inglaterra

A Inglaterra apresenta um bom desempenho na maioria das medidas de bem-estar social em comparação com a maioria dos demais países fora do Reino Unido, utilizando o índice para uma Vida Melhor como base.

O Reino Unido, de maneira geral, está a frente de muitos países em quesitos como:

  • Segurança pessoal;
  • Qualidade do meio ambiente;
  • Engajamento cívico;
  • Conexões sociais;
  • Condições de saúde;
  • Emprego e rendimentos;
  • Renda e riqueza;
  • Educação e qualificações;
  • Bem-estar subjetivo.

Todos esses aspectos fazem, assim como o Reino Unido de maneira geral, que a Inglaterra sejam um dos países mais bem colocados no ranking mundial de qualidade de vida.

Antes de viajar, aprenda tudo sobre a Inglaterra com um professor nativo!

Para não ir fazer intercâmbio na Inglaterra despreparado (a), antes de viajar, busque um de nossos professores nativos do país da Rainha e descubra tudo que você precisa para chegar lá arrasando.

Clique aqui e conheça um de nossos tutores ingleses.

Leia também: Os 10 melhores professores nativos de inglês

Um comentário em “Intercâmbio na Inglaterra: Guia Completo

  • 18 de maio de 2021 em 18:33
    Permalink

    PARTIU INGLATERRA

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: