Intercâmbio Voluntário | Conheça tudo sobre esta modalidade
A seguir destacamos informações relevantes sobre intercâmbio voluntário a fim de apresentar uma nova maneira de aprender inglês e, ainda por cima, ajudar o próximo.
Você provavelmente já ouviu falar em intercâmbio, não é mesmo?! Mas já ouviu falar sobre a modalidade “intercâmbio voluntário”? Apesar de hoje ser uma atividade bastante difundida ao redor do mundo, nem todos os estudantes de inglês já ouviram falar no termo.
Imagine se você pudesse se envolver com diferentes culturas e desenvolver habilidades pessoais enquanto realiza boas ações para outros? Pois é! É exatamente esta a proposta do intercâmbio voluntário. Por isso, hoje iremos falar um pouquinho mais sobre esta modalidade.
Então, se você gosta de viajar, quer elevar o seu nível de inglês e deseja praticar o bem, fique conosco até o final. Com certeza você irá descobrir uma nova maneira de unir todas estas práticas e aprimorará habilidades que você, de repente, nem sabia que possuía. Não é incrível?!
Agora, sem mais delongas. Veja a seguir as informações que destacamos sobre intercâmbio voluntário!
O que é intercâmbio voluntário?
No mundo dos negócios, a definição de intercâmbio voluntário é um tipo de transação em que duas partes comercializam livremente bens ou serviços. Isso ocorre em uma economia de mercado, que é um tipo de economia em que ambos os participantes de uma interação obtêm um benefício mútuo dela e estão em melhor situação do que quando começaram.
Por exemplo, se alguém oferece serviços de tutoria para estudantes do ensino médio, eles estão se beneficiando ganhando dinheiro em troca de seus conhecimentos. Da mesma forma, o estudante do ensino médio ganha o conhecimento necessário para passar no exame.
Agora, quando falamos em intercâmbio voluntário no mundo dos estudantes de idioma, podemos correlacionar essas informações, porém de uma maneiro um pouquinho diferente. Aqui, a ideia é que uma pessoa, no caso, um estudante de inglês possa migrar por determinado período para outro território a fim de expandir seus conhecimentos, e, ainda por cima, realizar boas ações através do trabalho voluntário.
Por que realizar o intercâmbio voluntário?
No caso dos estudantes de inglês, oferecer trabalho voluntário em troca de um intercâmbio pode ser uma excelente maneira de exercitar o idioma. Afinal, você pode praticar a comunicação com nativos viajando com custos reduzidos ou sem gastos, em alguns casos. Para isso, basta escolher um serviço voluntário em um país de língua inglesa.
É claro que, para isso, você precisa se candidatar e passar por uma triagem. No entanto, existem agências e empresas que podem auxiliar você a realizar o intercâmbio voluntário com maior facilidade.
Motivos para realizar o intercâmbio voluntário
- Praticar boas ações;
- Fazer novos amigos;
- Conhecer novas culturas;
- Exercitar idiomas;
- Obter novos conhecimentos;
- Ajudar o próximo;
- Conhecer a realidade de outros países e povos.
Quem pode fazer intercâmbio voluntário?
Na prática, o intercâmbio voluntário pode ser realizado por qualquer indivíduo que já seja maior de idade. No entanto, as regras podem variar de acordo com cada projeto e instituição.
As exigências do intercâmbio também variam conforme as necessidades do programa. Por exemplo, alguns projetos podem exigir conhecimentos básicos, intermediários ou avançados em determinados idiomas, assim como o domínio de habilidades específicas.
Outro ponto importante a se destacar: é necessário seguir as regras de cada país quando falamos sobre intercâmbio voluntário. Na maioria dos destinos, essas viagens são realizadas com vistos de turistas (que permitem aos brasileiros ficar de 30 dias a 1 ano do destino, por exemplo) ou com vistos específicos de trabalho voluntário (que varia de país para país).
Quais são os países com maior demanda de trabalho voluntário?
Geralmente, é possível fazer intercâmbio voluntário em qualquer região do globo. No Worldpackers, por exemplo, você encontra programas na Europa, América do Norte e Oceania. É possível, ainda, encontrar projetos em países como Itália, Turquia, Portugal, Egito e outros destinos diferentes.
No entanto, a maior parte dos projetos ocorre em países mais vulneráveis, como alguns da América Latina, continente Africano e sudeste Asiático.
Por exemplo, estudantes de inglês que desejam realizar intercâmbio voluntário podem se candidatar a realizar projetos na África do Sul e na Índia. Mas vale lembrar que ainda assim é possível encontrar projetos destinados para países como Inglaterra, Canadá e Austrália, principalmente programas voltados para a causa animal.
Dica de projetos para intercâmbio voluntário
Existe uma plataforma chamada Worldpackers – que está presente em todos os continentes. Nela, existem mais de140 países cadastrados na plataforma. Estes países possuem anfitriões verificados que recebem viajantes do mundo todo e que precisam da sua força de trabalho, habilidade ou seu precioso tempo.
Estes anfitriões oferecem intercâmbio de trabalho onde você pode ficar e oferecer seu trabalho voluntário em troca de moradia, serviços e alimentação. Além disso, podem existir outros benefícios dependendo de quem lhe receber.
Vale a pena observar as oportunidades que a Worldpackers oferece. Dessa forma, você pode, além de aprender inglês, ajudar outras pessoas e receber alguns outros benefícios em troca que podem facilitar a sua estadia em outro países. Não é incrível?!
Quer treinar um pouco mais o seu inglês antes de viajar?
Se antes de realizar seu intercâmbio voluntário você achar necessário praticar um pouco mais o seu inglês, não deixe de pedir a ajuda de nossos professores nativos. Afinal, o principal objetivo do Cambly é preparar você para o mundo lá fora!
Portanto, acesse a nossa plataforma e converse com nossos especialistas a fim de exercitar o idioma e chegar na ponta dos cascos no seu destino de intercâmbio!
Espero que tenha gostado do artigo de hoje! Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe o conteúdo para disseminar informação. Até mais! See ya!
Leia também: As melhores cidades para seu intercâmbio na Austrália