Sem categoria

Jamaica: conheça o país de língua inglesa mais famoso do Caribe

A essa altura você já sabe que o idioma oficial da Jamaica é o inglês. No entanto, você conhece outras curiosidades deste país caribenho?! Se não, contamos a seguir!

Jamaica país de língua inglesa_cambly map

A Jamaica certamente é o país mais famoso do Caribe, principalmente por conta de Bob Marley. Afinal, quem não conhece as cores e o formato da bandeira jamaicana? No entanto, o território é muito mais do que apenas a terra do rei do reggae.

Talvez juntamente com a República Dominicana, a Jamaica seja considerada a ilha independente mais bonita do Caribe. Portanto, ela chama bastante atenção dos turistas, principalmente dos visitantes que querem aprimorar o inglês. Isso acontece, principalmente, porque o território jamaicano é o único de língua inglesa oficial na região.

Portanto, pensando nisso, hoje destacamos algumas curiosidades incríveis sobre a Jamaica. Dessa forma, você poderá conhecer mais sobre a terra de Bob Marley e descobrir que o local pode ser uma ótima opção para aprender inglês. E então, vamos iniciar nossa jornada cultural?! Se liga aí no que separamos para você!

Características da Jamaica

A Jamaica é um país insular localizado às margens do mar do Caribe. Ela é a terceira maior ilha das Grandes Antilhas e o quinto maior do Caribe. No entanto, em termos de beleza e popularidade, é considerado por muitos o primeiro da região.

É um território de clima tropical, similar ao Brasil, inclusive. No entanto, possui ciclones ocasionais  e pequenas oscilações sazonais. Apesar de ser um país quente, os ventos do oceano costumam amenizar o calor e a umidade da região.

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre o território, vamos às curiosidades da Jamaica?! Confira a seguir!

Jamaica país de língua inglesa_cambly trip

Curiosidades sobre a Jamaica

É verdade que a Jamaica é um país de língua inglesa?

Apesar de causar confusão, sim! Muitos confundem o idioma jamaicano por conta de sua localização ou até mesmo pelas cores de sua bandeira. No entanto, a Jamaica é, sim, um país oficialmente de língua inglesa. Inclusive, é o único do Caribe a ter o inglês como idioma oficial.

O que acontece no território é que, por conta de sua história, lá o inglês é um pouquinho diferente. Por conta da escravidão de diferentes origens ao longo dos anos, a língua inglesa sofreu mutações. A Jamaica, à época, inclusive, foi um dos países que mais recebeu pessoas escravizadas para o cultivo de cana de açúcar.

Portanto, atualmente, o inglês jamaicano é repleto de gírias e palavras que não existem em nenhum outro canto do mundo. Pode apostar que mesmo os ingleses ou americanos teriam dificuldade de compreender uma conversa entre nativos jamaicanos.

Cultura da Jamaica

Em relação à cultura, todos sabem que a Jamaica é conhecida, principalmente por Bob Marley e o Reggae. Contudo, o país possui muitas outras características culturais riquíssimas. Portanto, abaixo separamos algumas para provar que a Jamaica oferece muita diversidade cultural. Se liga aí!

Ska e Rocksteady 

Sem dúvidas, quando se fala em música na Jamaica, a primeira ideia que vem à mente é o reggae. No entanto, há muitos outros ritmos originários do país, porém menos conhecidos.

É o caso do Ska, uma mistura de jazz com a música folclórica da ilha, e o Rocksteady, considerado o estopim direto do reggae, com forte influência do Soul e R&B dos Estados Unidos.

Inclusive, algumas bandas brasileiras possuem forte influência deste ritmo, como Skank e Paralamas do Sucesso, por exemplo.

Rude Boys 

A filosofia paz e amor presente na cultura rastafari é bastante associada pelo mundo à Jamaica, mas antes dela se tornar uma marca do país, outro estilo de vida muito mais agressivo tomou conta da região.

Os chamados rude boys, ou garotos rudes, era a tendência na década de 60 na ilha. A propósito, as próprias músicas de reggae da época abordavam temas voltados à realidade social do país, armas e violência.

Além disso, o visual era bastante diferente dos rastafaris. Os rude boys andavam sempre arrumadinhos, “na beca”, portando as melhores roupas e sapatos.

Cultura Sound System 

Um outro ponto importante da cultura jamaicana é o Sound System. No entanto, o que foi este movimento que influenciou o mundo?!

A cultura Sound System teve início em uma época onde os sinais de rádio não funcionavam direito na ilha. Portanto, a única maneira de divulgar a música e os artistas novos do país era utilizar estes sistemas de som.

A sua premissa era divulgar as músicas em “festas móveis”, onde enormes equipamentos de sons eram colocados em pontos de cidades diferentes para promover lançamentos musicais e reforçar hits já famosos.

É claro que isso se tornou uma febre no país e se tornou uma marca cultural jamaicana. Inclusive, este movimento influenciou outros países, como Brasil e EUA. Os bailes funk, por exemplo, tiveram grande influência da cultura Sound System jamaicana. Não é incrível?!

Praias

Além de tudo, a Jamaica possui as praias mais bonitas do Caribe, juntamente com a República Dominicana. Isso faz com que o local seja bastante parecido com o Brasil, principalmente em fatores como clima e beleza natural.

Portanto, se você um dia for à Jamaica, não deixe de conferir as mais belas praias do mundo na região!

Jamaica país de língua inglesa_cambly culture

A língua inglesa na Jamaica

Após conhecer algumas curiosidades sobre a cultura da Jamaica, vamos ver um pouco sobre este inglês único falado no país.

O chamado patois jamaicano é um dialeto fortemente presente no território jamaicano e, ao longo dos anos, acabou se integrando ao inglês dos colonizadores e criando, literalmente, um novo idioma.

Talvez seja necessário, inclusive, que em alguns casos, americanos e ingleses precisem de tradução para compreender textos jamaicanos, por exemplo. Portanto, é realmente um inglês realmente distinto! Veja algumas curiosidades sobre o idioma a seguir:

Inna di 

Uma curiosidade interessante sobre o inglês falado e escrito na Jamaica se refere à forma de dizer “In the”, geralmente adaptado para “Inna Di”.

Dessa forma, diversas músicas e textos jamaicanos costumam usar essa expressão para dizer “em algum lugar”.

Gwan 

Outra expressão falada na Jamaica que faz parte do patois, mas que tem sua origem no inglês, é “Gwan”. Na realidade, essa expressão pode ser usada tanto para falar “go away”, como “what’s going on”.

“Me” ao invés de “my” ou “I”

Não é uma regra, mas muitos jamaicanos trocam o “my” por “I” ou “me” no meio de uma frase. Portanto, não se assuste se você ouvir frases do tipo “welcome to me house” ou “give me back me money”.

As frases acima podem soar estranho para falantes de língua inglesa, mas não para um jamaicano. Além disso, o idioma pode ficar ainda mais estranho. Afinal, eles também podem trocar o “I” por “Me” no sujeito da frase, como, por exemplo “me have a car” ao invés de “I have a car“.

É claro que não é uma maneira formal de se falar, mas, sim, é possível que você ouça diversas frases do gênero ao visitar a Jamaica.

Quer aprender mais sobre a Jamaica? Fale com nossos professores nativos!

Se você deseja aprender ainda mais sobre a Jamaica, você pode fazer uma aula sobre o assunto com um professor jamaicano. Dessa forma, você evolui seu nível de inglês e ainda aprende sobre este incrível país do Caribe!

Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje! Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe o conteúdo com os colegas. See ya, folks!

Leia também: Quais países falam inglês no mundo?

Deixe uma resposta

Aprenda Inglês com CAMBLY!

Descubra mais sobre New

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading