Medo de falar inglês no trabalho?

Você tem medo de falar inglês no trabalho? Se sim, confira as dicas que preparamos para você!

medo de falar inglês_intercambio no cambly

Assim como outros receios, o medo de falar inglês é algo comum. Agora, imagine falar inglês no trabalho, não é mesmo?! Afinal, errar em um ambiente profissional pode causar muito mais do que vergonha, Contudo, é necessário entender que não é o fim do mundo cometer equívocos – mesmo no trabalho.

O mais interessante é que não é algo comum apenas entre iniciantes. Mesmo os estudantes mais avançados têm receio de falar inglês em público. Portanto, se o seu nível é básico ou intermediário, você tem motivos a menos para ter medo de falar inglês. Afinal, você só vai evoluir no idioma praticando!

Além disso, como já foi dito no blog do Cambly, menos de 10% dos profissionais no Brasil falam inglês fluente. Então, a possibilidade de os seus colegas terem os mesmos receios é gigante!

Levando tudo isso em consideração, hoje vamos dar algumas dicas para você perder o medo de falar inglês no trabalho – e na vida. Portanto, leia o artigo até o final, anote as sugestões e pratique-as no dia a dia. Confira!

medo de falar inglês_cambly app

Por que ter medo de falar inglês?

Não se desespere: o medo é algo intrínseco ao ser humano. Seja o de não agradar a todos, o pavor de ter um câncer, a fobia da violência do cotidiano, o pânico de perder um entende querido ou até o medo de falar inglês no trabalho. E em muitas ocasiões esse medo não tem a ver com lógica.

O medo pode ocorrer por traumas passados, consciência sobre o que é possível acontecer, aversão a situações vergonhosas, assim como dito antes, por nenhum motivo aparente. No entanto, independentemente da razão, é necessário enfrentar o medo em algumas ocasiões. E o medo de falar inglês no trabalho é um deles!

Por isso, vamos ver agora algumas dicas para vencer essa barreira. Confira:

medo de falar inglês_cambly app

Aceitação do medo

Em muitas ocasiões ruins, o primeiro passo é a aceitação. Em relação ao medo de falar inglês no trabalho não é diferente. Primeiro, você precisa aceitar que tem receio de se comunicar no idioma. Depois, você necessita refletir sobre o assunto: “por que eu tenho medo de falar inglês em público?

O motivo pode ser a sua falta de experiência, ausência de conteúdo, dificuldade em algum aspecto específico ou vergonha da pronúncia. Existem diversos motivos para você ter medo de falar inglês no trabalho ou na vida. Então, somente após identificar a razão que você irá conseguir trabalhar o seu receio.

Identifique o seu medo de falar inglês (e combata-o)

Nesta etapa, você identifica o motivo do seu medo de falar inglês. É vergonha? É falta de conteúdo? A sua pronúncia ainda não é a que você deseja? Após saber o que te traz tanto receio, você irá ter mais facilidade de lidar com isso.

Afinal, se for falta de conteúdo, você pode buscar treinar mais; caso seja vergonha, você pode começar a dialogar consigo mesmo ou com algum amigo para tentar reverter isso; se for pronúncia, você pode focar neste tópico. Contudo, o importante é não parar de tentar!

E um ponto importante é: se você tem vergonha da sua pronúncia, não se desespere. A pronúncia é importante para ser lido como um nativo, no entanto, o que você precisa é que compreendam a mensagem.

Foco e concentração

Para perder o medo de falar inglês no trabalho – e na vida – é importante ter foco. Após treinar e buscar corrigir os seus erros, você vai ter mais facilidade para se comunicar. Portanto, no momento do diálogo, é preciso ter concentração. Muitas pessoas acabam tendo dificuldade por não conseguirem se concentrar na mensagem e no que vão dizer.

Imagine treinar, vencer seus medos, mas na hora de conversar, perder o foco e se embaralhar? Isso com certeza retomará os seus receios! Por isso, mantenha o foco na mensagem e na comunicação oral. Somente assim você vai conseguir vencer o medo de falar inglês!

Pense e fale em inglês o máximo possível

Outro ponto importante é pensar e falar em inglês o máximo de tempo possível. Uma tática interessante é fazer as suas coisas do cotidiano falando em inglês. Você não precisa de outra pessoa para treinar – apesar de ser desejável. Se você não tem alguém, fale em inglês consigo mesmo.

Busque pensar em inglês durante todo o tempo! Principalmente enquanto você está vencendo o seu medo. Dessa forma, você irá naturalizar o idioma para você e adquirirá confiança.

Consuma conteúdos em inglês

Por fim, uma dica essencial: consuma conteúdos em inglês. E, neste caso, estamos falando sobre TUDO que seja possível. Se você gosta de podcasts, canais no youtube, fóruns, séries, filmes e documentários, assista e ouça tudo em inglês! Dessa forma, você irá treinar o idioma com algo que gosta e o aprendizado será muito mais fácil!

medo de falar inglês_cambly tutors

Bonus Track – Treine seu inglês com Cambly

Se você ainda tem receio de falar inglês no trabalho, não se desespere. Afinal, o time do Cambly está sempre disponível para lhe ajudar!

A plataforma conta com professores nativos incríveis para ajudar você a perder o medo! Além disso, Cambly conta com a sua versão para empresas, onde você pode aprender através de uma metodologia incrível com foco corporativo. Por que não sugerir ao seu gestor?

Seja como for, Cambly está aqui para você! Certeza que rapidinho você irá alcançar o nível que deseja!

Gostaram do artigo de hoje? Esperamos que sim! Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo! See you soon, folks!

Ouça: Audiobook: Como Perder a Vergonha de Falara Inglês

 

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: