Modo imperativo em inglês | Imperative Form

Você sabe o que é o modo imperativo em inglês e como utilizá-lo corretamente? Se não, descubra abaixo tudo sobre a imperative form! 

forma imperativa em ingles cambly

Assim como em português e em outros idiomas, o modo imperativo em inglês é uma forma verbal que permite ao interlocutor aconselhar, sugerir ou dar ordens a alguém. Grosso modo, é uma maneira de influenciar a pessoa com quem estamos nos comunicando, fazendo com que ela realize ou não determinada ação.

Dessa forma, a imperative form é indispensável na língua inglesa, principalmente para os pais na educação de seus filhos; amigos ao aconselhar seus próximos; profissionais ao dar ordens aos subordinados; e tornou-se, também, muito importante em uma das áreas mais relevantes do comércio de produtos e serviços: o marketing.

Como você já deve percebido, utilizar frases como “compre isso” ou “veja isso” é um instrumento muito comum de marketing e publicidade . No Brasil, por exemplo, um comercial que ficou famoso durante muito tempo carregava o slogan “compre batom”. Apesar de muitos não perceberem, isto, nada mais é, do que a utilização do modo imperativo no ato de compra e venda de produtos e serviços.

Formas do modo imperativo em inglês

Existem três principais formas do modo imperativo em inglês, além das maneiras de se manifestar uma ordem, por exemplo. São elas: afirmativa, negativa e exortativa. Neste artigo, veremos um pouco sobre as três formas e, também, como impor ordens, sugestões e conselhos de maneiras diferentes.

No entanto, antes vamos observar alguns exemplos de frases no modo imperativo em inglês e português para nos familiarizarmos com esta forma gramatical:

Exemplos em Inglês e em Português:

Português
Volte para casa às 22h, caso contrário…
Observe os tópicos do artigo antes de formar sua opinião.
Preste atenção ao atravessar a rua!
Venha conhecer os benefícios do nosso banco!
Não veja TV até tarde!

 

Inglês
Listen to your father! (Ouça o seu pai)
Show me your hands! (Mostre-me suas mãos)
Wake up right now! (Acorde agora mesmo)
Don’t lie to me. (Não minta para mim)
Please, come with me. (Por favor, venha comigo)

Como você pode observar nos exemplos acima, o modo imperativo em inglês sempre é formado pelo verbo no infinitivo sem a partícula ‘to’. Sabendo disso, fica muito mais fácil utilizar e compreender a imperative form de maneira adequada. Agora, vamos às suas três formas existentes!

forma imperativa em ingles cambly listen

Afirmative form no modo imperativo

A primeira forma é a afirmativa.  Ela é a mais comum e somente é usada na segunda pessoa do plural e do singular para construir sentenças afirmativas.  É formada somente utilizando o infinitivo do verbo sem a partícula ‘to’ em sua construção frasal.

Hurry up or you’ll miss the show! (Apresse-se ou você irá perder o show!)

Switch the TV off. (Desligue a TV)

Put the flour, milk, and eggs in a bowl and whisk until smooth. (Coloque farinha, leite, ovos e uísque em uma tigela até ficar homogêneo).

Por se tratar de uma forma bastante utilizada para dar ordens, geralmente vem acompanhada de “please” e “if you don’t mind” para suavizar os comandos do modo imperativo em inglês.

Just wait for me here, please. (Apenas me espere aqui, por favor)

Close the door, if you wouldn’t mind. (Feche a porta, se você não se importa)

Negative form do modo imperativo

Enquanto isso, na forma negativa do modo imperativo em inglês, é necessário utilizar os auxiliares “do” e “not“, em sua forma abreviada “don’t”. Contudo, não há pânico. É só adicioná-los ao verbo no infinitivo sem a partícula ‘to’, como dito anteriormente.

Don’t be late! (Não se atrase)

Do not go to work today. (Não vá ao trabalho hoje)

Don’t keep opening the fridge! (Não continue abrindo o congelador)

Exhortative form do modo imperativo

A forma de exortação do modo imperativo geralmente está ligada a estímulos, conselhos e advertências. Ela somente se aplica na primeira pessoa do plural e, algumas vezes, também é acompanhada de palavras de gentileza, como “please”. É sempre formada utilizando o prefixo “let’s” acompanhado do verbo no infinitivo sem a partícula ‘to‘.

Let’s observe the birds, please. (Deixe-nos observar os pássaros, por favor)

Let’s not go in. (Não vamos entrar, por favor)

Let me do the cleaning up for once. (Deixe-me fazer a limpeza pelo menos uma vez)

forma imperativa em ingles cambly imperative form

Conselhos e sugestões

Muitas vezes, o imperativo também é utilizado para dar conselhos e sugestões. No entanto, para realizar estas propostas da maneira gramatical correta são necessárias duas construções frasais:

  • Let’s + infinitive verb without the “to” (Exhortative Imperative)

Let’s not miss the train. (Não vamos perder o trem)

Let’s take a holiday! (Vamos tirar férias)

  • Why don’t we + infinitive verb without the “to

Why don’t we go to the beach? (Por que não vamos à praia?)

Why don’t you tell her the truth? (Por que você não conta a verdade?

Quer aprender mais sobre o modo imperativo em inglês? Yes, you cambly!

Se você quer aprender mais sobre o modo imperativo em inglês, não deixe de conhecer os incríveis professores nativos do Cambly. Com eles, você poderá aprimorar seus conhecimentos sobre imperative form e reforçar ainda mais seus conhecimentos de gramática em inglês.

Não perca a oportunidade de aprender inglês com quem realmente tem prazer em ensinar o idioma de maneira simples, divertida e criativa.

Leia também: Gramática em Inglês – Dicas de Pontuação

 

 

Um comentário em “Modo imperativo em inglês | Imperative Form

  • 17 de maio de 2021 em 21:04
    Permalink

    gramatica..gosto!

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: