Nível de inglês para trabalhar no exterior: qual é o ideal?

Você sabe qual é o nível de inglês para trabalhar no exterior? Se não, vamos ver agora!

Nível de inglês para trabalhar no exterior _cambly_uk

Saber o nível de inglês para trabalhar no exterior é a curiosidade de muitos brasileiros. Afinal, hoje em dia, muitos estudantes do idioma desejam ter a oportunidade de trabalhar fora. Isso acontece, principalmente, por conta da maior gama de oportunidades, assim como pela maior remuneração.

Se você chegou até aqui, provavelmente você sabe que existem níveis diferentes de inglês. Levando isso em consideração, é preciso que você saiba que o nível de inglês para trabalhar no exterior depende da função a ser exercida. Por exemplo, algumas pessoas optam por trabalhos básicos, como app driver (motorista de aplicativo) ou baby-sitter (babá). Nestes casos, o nível A1 já é o suficiente. Contudo, você sabe o que é o nível A1?

Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto e qual é o nível ideal para trabalhar no exterior, fique conosco. Hoje você irá aprender tudo sobre o tema! Veja a seguir:

O que é nível de inglês? – Nível de inglês para trabalhar no exterior

Nível de inglês é referente à habilidade que você possui no idioma. Entre eles, existem seis tipos de níveis, categorizados entre:

  • Básico;
  • independente;
  • proficiente..

Em suma, o básico é o primeiro nível. Todo mundo conhece realmente por “básico”. Enquanto isso, independente é o popular “avançado”. Por último, proficiente é o chamado avançado, ou seja, o último degrau da fluência em inglês.

Padronização dos níveis de inglês –  Nível de inglês para trabalhar no exterior

Na Europa, o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) é a metodologia usada para diferenciar os níveis de inglês, levando em conta expressão, compreensão oral e escrita para o idioma.

Este método é usado há décadas pelos países europeus, contudo, há outros países que também fazem uso do CEFR para a qualificação do nível de inglês.

Este padrão é de grande importância para professores, escolas e empresas, pois permite uma avaliação mais precisa sobre a comunicação verbal e escrita de seus alunos e funcionários.

Entenda os níveis de inglês representados no CEFR

Agora, vamos destrinchar para você o que cada qualificação quer dizer. Dessa forma, você entenderá melhor qual é o nível de inglês para trabalhar no exterior. Confira:

  • A1 e A2 – Usuário Básico
  • B1 e B2 – Usuário Independente
  • C1 e C2 – Usuário Proficiente

Nível de inglês para trabalhar no exterior _cambly_app

Nível de inglês A1

Este nível engloba os usuários básicos de inglês, ou seja, aqueles que conseguem se comunicar brevemente no dia a dia, mas de forma pausada e usando expressões simplórias. Resumindo, é aquela pessoa que consegue se comunicar em inglês, porém com dificuldade.

Nível de inglês A2

Da mesma maneira, no nível A2, os falantes da língua também são considerados básicos, no entanto possuem mais rapidez para se comunicar em situações do dia a dia com expressões comuns.

Na maioria das vezes, abordam conteúdos sobre aspectos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vive.

Nível de inglês B1

Tanto os níveis de inglês B1 como B2 correspondem a falantes independentes do idioma, ou seja, pessoas que possuem a fluência necessária para falar inglês sem dificuldade com os nativos. Contudo, há certa diferença.

Enquanto no nível B1, o estudante é capaz de compreender os principais pontos de uma conversa sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, dentre outros temas.

Também consegue entender programas de rádio e televisão, quando o ritmo da fala é relativamente lento e claro.

Nível de inglês B2

Já no nível B2, o estudante de inglês consegue compreender conversações mais longas e palestras. Além disso, é possível acompanhar temas mais complexos de uma discussão sem grandes problemas, desde que esteja inteirado sobre o assunto.

Nível C1 de inglês

O nível C1 é aquele onde os estudantes são considerados proficientes do idioma, ou seja, são capazes de cumprir ações complexas relacionadas ao trabalho e ao estudo via comunicação verbal e escrita.

Além disso, compreender e interpretar assuntos de temas diversos mesmo que abordados de forma implícita não é uma dificuldade neste nível de inglês. Ademais, entende programas de televisão e rádio com facilidade.

Nível de inglês C2

Enquanto isso, o nível C2 é o mais elevado dos níveis de inglês existentes. Também tido como proficiente, engloba estudantes que são capazes de cumprir tarefas complexas relacionadas ao trabalho e ao estudo sem nenhuma dificuldade de comunicação.

Entendem facilmente qualquer tipo de enunciado oral, seja ao vivo ou transmitido, em qualquer ritmo ou/e velocidade. Além disso, conseguem diferenciar diferentes tons e sotaques da língua inglesa.

Nível de inglês para trabalhar no exterior _teste_cambly

Qual é o nível de inglês para trabalhar no exterior?

Esta resposta vai variar bastante de função para função e de empresa para empresa. No entanto, se você fizer uma pesquisa rápida nas vagas de emprego fora do país pelo LinkedIn, por exemplo, você vai nnotar um padrão no requisito de idiomas para o nível B2+. Dessa forma, podemos concluir que no geral, as empresas procuram por candidatos com nível mínimo B2.

Então, nem sempre as companhias exigem candidatos proficientes em inglês. É claro que é desejável ter nível C1 ou C2 para trabalhar em uma grande empresa, contudo, se você já atingiu o nível B2, você também tem chances de trabalhar no exterior.

E como dito anteriormente, depende da função. Possivelmente, no caso de cargos menores, nível B1 ou até A2 seriam suficientes.

Quer aumentar seu nível de inglês para trabalhar no exterior?

Se você deseja aumentar o seu nível de inglês para trabalhar no exterior, não perca a oportunidade de aprender com os professores nativos do Cambly. Acesse a plataforma do curso e inscreva-se agora para ter aulas de acordo com as suas necessidades!

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim! Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe o conteúdo com os coleguinhas! See you soon, folks!

Leia também: Viagens internacionais | Pacotes para 2022

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS

%d blogueiros gostam disto: