O Inglês e Remote Jobs
Trabalhar em modelo home-office, ou trabalho remoto (remote jobs), tem se tornado, cada vez mais, comum na atual conjuntura profissional. E, como toda tecnologia, ela vem apresentado várias vantagens e desvantagens. Mas, também, pode trazer diversas oportunidades. Especialmente, se estamos falando do aprendizado de inglês.
Os horários (um pouco mais) flexíveis e o ambiente familiar, podem ser bastante favoráveis para o seu aprendizado. Isso pois você terá a oportunidade de conversar com pessoas do mundo todo. E, invariavelmente, o inglês será usado. Logo, você se verá utilizando o inglês, mesmo em frases em português.
Foi pensando nisso, que resolvemos preparar esse artigo, com diversas palavras e expressões do inglês no trabalho remoto. Vamos dar exemplos, ampliar o seu vocabulário e corrigir alguns erros bastante comuns nesse contexto. Fique com a gente!
Para inicar os trabalhos, selecionamos essa super video aula de inglês para você pegar algumas dicas para arrumar um trabalho remoto usando o inglês! Aperta o play!
Inglês e Remote Jobs (trabalho remoto) ou no Home Office?
Vamos começar falando de inglês no trabalho remoto (remote jobs) com um termo bastante usado. Home-office. A tradução deste termo, que une as palavras casa (home) e escritório (office), quer dizer, literalmente, escritório em casa. Até aí, muitas pessoas sabem dessa informação. Mas, infelizmente, muitos utilizam o termo de forma errada.
Isso porque usamos as palavras, em português, trabalho remoto ou teletrabalho, como traduções de home-office. E, como você viu, isso não é verdade. E essa confusão pode levar a frases intraduzíveis que, com uma olhada mais minuciosa, se tornam, completamente, sem sentido. Frases como essa abaixo:
“Esse novo trabalho me permite fazer home-office. Assim eu não perco tempo no trânsito.”
O grande problema dessa frase é que não conseguimos traduzi-la para “This new job allows me to do home-office”. Pois, quando falamos essa frase, em português, queremos dizer que esse novo trabalho permite que você trabalhe a partir de casa. Mas essa intenção se perde quando você usa home-office na frase.
Se traduzirmos essa frase, de maneira literal, do inglês para o português, temos algo como:
“Esse novo trabalho me permite fazer um escritório em casa.”
Dessa forma, já notamos o primeiro erro do inglês no trabalho remoto. O correto seria dizer que “Esse novo trabalho me permite trabalhar de casa.”. Mesmo que as palavras tenham mudado, a intenção continua a mesma. Dessa maneira, a frase, em inglês, ficaria assim:
“This new job allows me to work from home. This way I don’t waste time in the traffic.”
Feita essa correção, que sempre é destacada, quando conversamos com nativos, vamos dar prosseguimento com nossos estudos sobre o inglês no trabalho remoto.
Vocabulário Comum nos Remote Jobs (trabalho remoto)
Como toda e qualquer situação onde utilizamos o inglês, o inglês no trabalho remoto, possui um vocabulário bem característico. Entretanto, devemos ficar atentos pois, quando utilizamos esse vocabulário, em meio a frases em português ele pode ter um significado diferente dessa palavra sozinha. Ou, ao menos, mais elaborado.
Sendo assim, nossa lista vai precisar de explicações um pouco mais detalhadas. Feita essa colocação, vamos à nossa lista.
- Freelancer – Essa palavra é bastante usada, mesmo sem a sua tradução. Ela pode ser traduzida como trabalhador autônomo. Ela indica alguém que presta serviços para uma empresa, sem ter vínculos com ela. Esse é um modelo de trabalho bastante comum para quem trabalha remotamente.
- Call – Traduz-se como “ligação”. Refere-se, geralmente, a uma chamada por meio de aplicativo de conferência online. Geralmente, inclui, além da voz, vídeo e, por vezes, compartilhamento de tela e de arquivos.
- Networking – A tradução literal é “rede”. Diz-se da rede de contatos profissionais, como fornecedores, colegas de profissão, clientes e, até concorrentes. O networking é fundamental para conseguir indicações e avaliações positivas do seu trabalho.
- Commuting – Também pode ser aportuguesado como “comutação”. O termo se refere a uma jornada diária, de um lugar para outro. Esse não é um termo muito usado no inglês, no trabalho remoto, visto que ela não existe. Mas pode ser mencionada em uma conversa ou pode ser adotada, caso haja uma mudança no sistema de trabalho.
- Meeting – A tradução literal é “reunião”. Diz-se de uma call com várias pessoas, para se tratar de um ou mais assuntos referentes a esse grupo de trabalho.
- Live – Pode-se traduzir como “ao vivo”. O termo mais usado é “transmissão ao vivo”. É uma apresentação de um assunto, que pode ou não estar relacionado, diretamente, com a sua empresa. Nessa apresentação, o palestrante, geralmente interage com quem assiste, por meio de mensagens.
Frases Comuns no Inglês e Remote Jobs (trabalho remoto)
Além das palavras, comuns no inglês no trabalho remoto, muitas frases são comuns nesse tipo de ambiente. Especialmente, se você está conversando com nativos. Ou com pessoas de outros países, que estão usando o inglês como língua intermediária para melhor entendimento. Vamos ver alguns exemplos.
- Can you please check you microphone?
Você pode, por favor, verificar o seu microfone?
- My internet connection seems to be flickering.
Minha conexão de internet parece estar oscilando.
- We’ll wait five more minutes for everyone to arrive.
Nós vamos esperar mais cinco minutos para que todos cheguem.
- I think the better schedule to the next meeting is at 17 o’clcok (GMT), considering all the time zones here.
Eu creio que o melhor horário para a próxima reunião é às 17 horas (GMT), considerando todos os fusos horários aqui.
- Don’t forget to update your workflow on the plataform, at least once a day.
Não se esqueçam de atualizar os seus fluxos de trabalho na plataforma, ao menos, uma vez por dia.
- Can you finish the report by the end of the week?
Você consegue terminar o relatório até o fim da semana?
A lista de palavras e expressões utilizadas, em inglês e remote jobs (trabalho remoto), é bastante extensa. Isso pois podemos conversar de, virtualmente, tudo, em um ambiente de trabalho, dependendo da área em que atuamos. Portanto, os exemplos aqui listados passam uma ideia geral. Sinta-se livre para aumentar o vocabulário nos comentários.
E, além disso, uma boa ideia para já se acostumar com o inglês no trabalho remoto é praticar em aulas com falantes de inglês. Os professores nativos do Cambly podem lhe ensinar diversas lições, ligadas ao ambiente de trabalho para você já se preparar para esse modelo desde já.
Top demais
Mto bom
Fiz uma aula experimental e achei incrível.
Muito bom!
Muito bem explicado, adorei!
Excelente matéria 👏
Aprender inglês é maravilhoso , e ainda conseguir trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo por saber a língua é perfeito.
Que maneiro!! Amei as dicas
Conteúdo top
Muito bom, alguém tem sites ou links de como conseguir remote Jobs?
amei!
Legal!
Sempre acompanho no canal do Amigo Gringo os professores do Cambly
Muito bom o post!!
Ótimo conteúdo
Conteúdo muito bom!