O que é listening? (práticas e dicas)

Indiscutivelmente, para aprender inglês fluente, é indispensável dominar a prática de listening.

Mas você sabe o que é listening e quais práticas podem auxiliá-lo (a) neste requisito tão importante? Confira, abaixo, tudo sobre o tema!

Falar inglês fluente é uma tarefa que exige o domínio de diversos requisitos, como speaking, listening, e reading, por exemplo. Entretanto, talvez o mais importante seja o listening, pois está ligado diretamente à compreensão da comunicação entre pessoas.

Como pronunciar em inglês a palavra listening corretamente?

Escute aqui a pronuncia em inglês da palavra listening:

No dicionário inglês-português, a palavra listening é traduzida como a “ação de ouvir”. Ou seja, é a prática do idioma que permite ao aluno de inglês exercitar a escuta para compreender integralmente – após etapas – a língua inglesa.

Contudo, dominar a prática de listening é uma tarefa que exige esforço e dedicação, pois o treinamento é essencial nesta etapa. Por isso, o time de inglês do Cambly preparou algumas dicas para que você exercite o seu listening em inglês. Veja!

shutterstock_521956912

Exercite o listening se divertindo!

Apesar de a palavra “exercitar” passar uma sensação de algo chato e complicado, não precisa ser assim com a prática de listening. Isso porque é possível aprender a ouvir em inglês de diversas formas descontraídas e divertidas.

Por exemplo, já imaginou que você pode aprender a escutar em inglês assistindo filmes e séries, ouvindo música e podcasts ou até mesmo jogando games incríveis? Se não, imagine. Ou melhor, execute. São ótimas possibilidades para aprender inglês!

Além disso, caso haja alguma dificuldade durante o aprendizado, o time de professores nativos do Cambly estarão sempre preparados para tirar quaisquer dúvidas dos seus alunos de inglês online da maneira mais descontraída possível!

Práticas e dicas para dominar o listening

Abaixo, você ficará por dentro das mais diversas formas de aprender a ouvir em inglês enquanto se diverte. Confira!

Jogue video-game com diálogos em inglês!

Atualmente, é possível aprender inglês até jogando video-game! Duvida? Escolha um jogo com muitos diálogos, geralmente dos gêneros aventura ou RPG, coloque o áudio em inglês, assim como a legenda, e divirta-se aprendendo!

Enquanto você joga e a história vai se desenrolando, você estará praticando o listening, atendo-se aos diálogos entre os personagens e à narração do conto.

Assista filmes e séries em inglês!

Para quem é cinéfilo ou é apaixonado por séries, a prática de listening pode se tornar ainda mais prazerosa. Afinal, as séries mais famosas da TV e os filmes mais aclamados pela crítica são produzidos em inglês.

Por conta disso, quando quiser praticar a compreensão do idioma, basta acessar plataformas como a Netflix, por exemplo, escolher o que deseja assistir, selecionar áudio e legenda em inglês, e nos momentos seguintes você estará aprendendo inglês!

shutterstock_704548654

Ouvindo músicas em inglês

Outra ótima pedida para aprender a ouvir em inglês é listening to music, ou seja, ouvindo músicas! Ao escutar músicas em inglês, automaticamente você está praticando a sua compreensão do idioma.

Vale destacar que ouvir as músicas enquanto acompanha a letra em inglês pode acelerar ainda mais o processo, pois você poderá ter completa ciência das palavras que estão sendo cantadas, caso não consiga compreendê-las somente ouvindo.

Baixe e escute podcasts em inglês!

Baixar e escutar podcasts em inglês também pode ajudar no processo de listening. Procure baixar podcasts que sejam de temas interessantes para você em seu smartphone.

Quando estiver em locais que permitam que você os escute, como o trânsito ou a academia, busque escutá-los para passar o tempo. Dessa forma, você também estará aprendendo, ou seja, otimizando o seu tempo ao máximo enquanto aprende inglês.

Já conhece o nosso podcast Aprenda Inglês Online? É totalmente grátis e você pode aprender com os melhores tutores do Cambly de maneira gratuita. Segue o link para o Podcast!

Escute audiobooks!

Escutar livros em vez de ouvi-los pode parecer uma atitude preguiçosa, contudo, quando se trata de praticar o listening em inglês, os audiobooks são fantásticos.

Assim como no caso dos podcasts, você pode baixar o audiobook de um livro que deseje ler enquanto estiver em casa e guardá-lo para lê-lo em outro momento. Dessa forma, você poderá escutar o audiobook e aprender inglês sem gastar a sua internet móvel.

shutterstock_1368244235

Assista vídeos no Youtube!

Outra plataforma que pode oferecer gratuitamente uma ótima experiência de listening é o Youtube. Lá é possível encontrar diversos conteúdos interessantes em inglês e, ao assisti-los, você poderá adquirir novas informações ou dar risadas enquanto aprende.

É possível, ainda, treinar o listening em diferentes sotaques, já que no Youtube é possível encontrar produtores de conteúdo de diversas nacionalidades. Ou seja, você poderá praticar ouvindo o inglês falado no Canadá, na Austrália, na Irlanda, entre outros países.

Ouça rádios online em inglês!

Programas de rádio em inglês também são ótimas ferramentas para praticar o listening. As chamadas “talk radios”, conhecidas por apresentar diálogos e debates, são ótimas para aprender a ouvir em inglês.

A partir deste site, você poderá ouvir rádios do mundo todo e escolher a sua preferida para aprender inglês.

Pratique o listening com o Cambly!

Além das praticas citadas anteriormente, praticar o listening e aprender inglês com os professores particulares nativos do Cambly pode ser um diferencial para alunos de inglês online que desejam falar inglês fluente.

Por isso, não deixe de conferir as aulas interativas e descontraídas dos nossos professores, como a Jade Palmer!

Leia também: Melhore a sua fluência em inglês com 8 passos!

 

Um comentário em “O que é listening? (práticas e dicas)

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: