Origem da Black Friday | Como surgiu este nome e outras curiosidades

Você sabe qual é a origem da Black Friday e por que ela tem esse nome?! Se não, veja a seguir esta e outras curiosidades!

Hoje, nós faremos um especial sobre a Black Friday para informar aos consumidores sobre a sua real origem. Destacaremos, também, de onde provavelmente surgiu este nome e outras curiosidades.

Dessa forma, você ficará ainda mais por dentro desta data comercial tão importante que vem conquistando o Brasil e o mundo. Portanto, fique conosco até o final e prepare-se, porque logo logo vem aí as queridinhas promoções mais esperadas do mercado! Confira!

O  que é a Black Friday e qual é a sua origem?

Inegavelmente, a Black Friday é um fenômeno de compras mundial. Atualmente, diversos países ao redor do globo utilizam a medida para “esquentar” o mercado e movimentar (e muito) a economia. Contudo, as coisas nem sempre foram assim. Antes de os EUA desenvolverem esta medida, o comércio mundial jamais havia visto algo parecido.

Hoje em dia, a data é um dos dias do ano mais aguardados por lojistas e consumidores. Nesta época, estima-se a movimentação de mais de cinco bilhões de dólares só nos EUA. Portanto, ela ganhou o status de queridinha do comércio (e também dos clientes).

No entanto, enquanto nos EUA a data surgiu no início do século XX, no Brasil, por exemplo, a Black Friday chegou apenas em 2011. Justamente por isso ela ainda está ganhando força no país, onde já traz muitos frutos ao comércio.

A cada ano ela cresce mais ajudando a economia brasileira. Se antigamente os descontos eram pífios e a data muitas vezes causava revolta, hoje em dia já é possível observar promoções altamente relevantes.

Curiosidades sobre a Black Friday

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Black Friday, vamos destacar algumas curiosidades interessantes a respeito desta data comercial. Confira a seguir!

Qual é a origem do nome Black Friday?

Existem algumas teorias a respeito deste nome. Contudo, a história de maior aceitação relacionada ao tema diz que o termo “sexta-feira negra” ficou famoso, no início, por conta de crises na economia americana.

Além disso, a expressão também era utilizada para se referir a diversas outras causas negativas. “O adjetivo negro foi usado durante muitos séculos para retratar diversos tipos de calamidades”, informou o linguista Benjamin Zimmer, editor-executivo do site Vocabulary.com

Outra hipótese sugere que o termo veio de uma revista nos anos 50. Nesta publicação, o jornalista sugeriu que o povo americano agia, após o Dia de Ação de Graças – data que antecede a Black Friday –, como se tivessem sido vitimas da peste negra (black death).

A data é comemorada após o Dia de Ação de Graças

Uma curiosidade interessante é que a Black Friday sempre acontece na sexta-feira, após o Dia de Ação de Graças. Ela marca a ruptura e, ao mesmo tempo, a conexão entre duas das datas mais aguardadas do ano nos EUA: Thanksgiving e o Natal.

Neste dia, as lojas começam a se preparar para o Natal e fazem promoções incríveis para “esquentar” o mercado. Muitos consumidores realizam as suas compras de Natal na Black Friday e economizam bastante por conta disso.

Cyber Monday

Diferentemente do Brasil, a Black Friday americana acontece realmente na sexta-feira. No entanto, ela perdura durante o fim de semana até acabarem os estoques.

No entanto, uma das maiores atrações da data é a primeira segunda-feira após a sexta. Isso acontece porque, tradicionalmente, ocorre um saldão de produtos eletrônicos que chama a atenção até dos mais muquiranas. Não é incrível?!

Origem da Black Friday_cambly kids

A data foi definida pelo comércio

Por tradição, as compras de Natal sempre foram realizadas após o Dia de Ação de Graças. Portanto, sempre foi um período que atraía muito os olhares do comércio.

No entanto, em um dos anos o Thanksgiving caiu muito próximo ao Natal, o que prejudicaria as compras. Neste momento, os comerciantes americanos fizeram uma petição ao presidente da época, Franklin Roosevelt, para adiantar o feriado. Por isso, a partir do ano seguinte, o Dia de Ação de Graças foi adiantado e a sexta-feira ganhou toda essa conotação comercial.

A partir daí, o feriado começou a ser comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro, permitindo, assim, que houvesse sempre uma semana a mais de compras até o natal.

A Black Friday no Brasi

A última curiosidade da lista diz respeito ao nosso país. Afinal, atualmente a data já tem bastante relevância no Brasil. Contudo, nem sempre foi assim! No início, a Black Friday surgiu por aqui como uma ótima oportunidade de compra, mas foi uma grande decepção por conta da “malandragem” dos comerciantes.

O que aconteceu: em vez de as lojas darem descontos relevantes aos consumidores em cima do preço praticado, eles aumentaram o preço próximo à data e diminuíram para o preço praticado anteriormente.

Outra curiosidade é que no Brasil a data pegou mais no e-commerce do que propriamente nas lojas físicas. Então, enquanto nos EUA as compras ocorrem mais presencialmente, aqui elas bombam muito mais pela internet.

Gostou do nosso artigo de hoje?! Esperamos que sim!

Se você gostou das curiosidades sobre a Black Friday, deixe o seu comentário e compartilhe o nosso conteúdo nas redes sociais.

Vale lembrar, também, que você pode praticar inglês com nossos professores nativos e evoluir muito o seu nível no idioma!

Leia também: 4th of July – Dia da Independência dos EUA: história e curiosidades

 

Deixe uma resposta

CONHEÇA O CAMBLY
%d blogueiros gostam disto: