Os Dias da Semana em Inglês: de onde vêm?

Você conhece os dias da semana em inglês? Eles podem ser um pouco diferentes dos nossos sete dias de segunda a domingo. Mas apesar disso, é fácil aprender a usá-los.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem do dias da semana. E também, vamos saber as regras que se aplicam para Monday, Tuesday, Wednesday e por aí vai. Vale conferir!

Se você está tentando aprender inglês (ou mesmo se já teve qualquer contato com a língua inglesa), provavelmente já viu ou ouviu termos como Monday, Saturday, weekend, etc. Essas são as palavras usadas quando estamos falando do ciclo de sete dias que formam uma semana, ou week, em inglês.

Assim como em português, o inglês tem palavras próprias para se referir aos dias da semana, aos dias úteis e ao fim de semana. O que muda é a origem, a história delas e a forma como elas são usadas. Inclusive, essas mudanças podem variar de um país de língua inglesa para outro. Contando com as dicas dos professores nativos do Cambly, vamos conhecer um pouco mais dos dias de semana e como usá-los.

Dias da semana em inglês.

De onde vêm os nomes dos dias da semana em inglês?

Diferentemente do português, e de forma semelhante ao espanhol e ao francês, os nomes dos dias da semana em inglês têm origem na mitologia e na astronomia. Eles são originados do inglês arcaico, que não é mais falado. Monday, por exemplo, vem de moon day, ou “dia da lua”.

Uma curiosidade é que os nomes dos dias da semana em inglês são adaptações dos usados nos países de língua românica. Vale destacar que a língua portuguesa sendo a única exceção. Os povos do norte da Europa, incluindo os que deram origem à língua inglesa, substituíram os deuses greco-romanos por equivalentes da sua mitologia.

Portanto, se você gosta de mitologia (ou dos filmes da Marvel), reconhecerá alguns dos personagens que batizam os dias da semana em inglês. Veja a lista dos sete dias e descubra de onde vem seus nomes na língua inglesa:

Os Dias da Semana em Inglês:

Sunday (o domingo)

O nosso domingo, também conhecido como dia do descanso no Brasil. Na língua inglesa, ele é chamado de Sunday, ou “dia do sol”. Nos Estados Unidos e no Canadá, é considerado o primeiro dia da semana. Já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e outros, esse lugar é da temida segundona, a segunda-feira (o padrão internacional).

Monday (a segunda-feira)

Logo depois do “dia do sol”, vem o “dia da lua” (day of the moon), ou Monday. Como dito acima, nos calendários de muitos países, é este o dia que dá início às semanas.

Tuesday (a terça-feira)

O nome vem de “dia de Tyr”, um deus guerreiro e maneta (sem uma das mãos) da mitologia nórdica. No inglês arcaico, seu nome era grafado “Tíw”, daí o som da pronúncia de Tuesday, ou “Týw’s day”.

Wednesday (a quarta-feira)

Pode não parecer, mas o significado de Wednesday é “dia de Odin”. O conhecido patriarca da mitologia nórdica também era conhecido como Woden ou Wotan entre povos germânicos. A partir daí, “Woden’s day” virou Wednesday.

Thursday (a quinta-feira)

Seguindo no panteão nórdico, Thursday nada mais é que o “dia de Thor” (Thor’s day), graças à cultura pop, um dos mais conhecidos deuses escandinavos.

Friday (a sexta-feira)

O último dia útil da semana em inglês também é o último com nome inspirado pela mitologia nórdica. Friday é o “dia de Freya” (Freya’s day), que também era conhecida como Frigg, Frige ou Frija.

Saturday (o sábado)

O único nome dos dias da semana em inglês inspirado em um deus da mitologia greco-romana. O “dia de Saturno” (Saturn’s day) pega seu nome emprestado do Cronos romano, a quem se atribui a origem de Roma, além de ser um deus da agricultura, sem equivalente na mitologia nórdica.

Happy weekend.

Como usar os dias da semana em inglês

Uma diferença importante em relação ao português é que os dias da semana são sempre escritos começando com letra maiúscula: Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday and Sunday. Nos países de língua portuguesa, por exemplo, não há essa obrigatoriedade.

Então, vale ficar sempre atento na hora de escrever, certo? Nunca utilize letra minúscula com os dias da semana em inglês.

Quanto ao uso dos dias da semana em inglês numa frase, eles devem vir precedidos da preposição on quando se quer dizer que algo acontecerá naquele dia. Veja aqui, alguns exemplos de como usar os dias das semana em inglês com a preposição ON:

  • I always go to church on Sundays;
  • It never rains on Mondays;
  • My father is going to arrive on Tuesday;
  • Michael plays football on Wednesdays;
  • I go to driving school on Thurdays;
  • I’ll take the day off on Friday;
  • Have dinner with us on Saturday.

Para abreviar os dias da semana, usa-se as três primeiras letras de cada um, como no português:

  • Sunday (Sun);
  • Monday (Mon)
  • Tuesday (Tue);
  • Wednesday (Wed)
  • Thursday (Thu);
  • Friday (Fri);
  • Saturday (Sat).

Weekdayweekend e business day

 

Em inglês, há a distinção entre os cinco dias da semana de segunda a sexta, os weekdays, e o sábado e o domingo, weekend. Pode haver variações na duração desses períodos de lugar para lugar, e não necessariamente weekday se refere a um dia útil, também chamado de business day.

Nos EUA, por exemplo, também é comum usar a expressão workweek (working week no Reino Unido) para descrever os dias de trabalho em uma semana. Seguindo a mesma lógica, ainda há o termo workday, que é o mesmo que um weekday ou business day, ou seja, um dia da semana em que se trabalha.

Workweek de quatro ou cinco dias.

Expressões temporais de curto período que podem ser usadas com dias da semana em inglês

Outras expressões que se referem a curtos espaços de tempo também podem ser usadas em conjunto com os dias da semana. Várias delas já devem ser conhecidas de quem está tentando aprender inglês, mas sempre vale relembrá-las:

  • Today (hoje): Today is Saturday;
  • Yesterday (ontem): Yesterday was Friday;
  • Tomorrow (amanhã): Tomorrow is Sunday;
  • The day before yesterday (anteontem): The day before yesterday was Thursday;
  • The day after tomorrow (o dia depois de amanhã): The day after tomorrow is Monday.

Além dessas, em inglês, há uma expressão fortnight, que vem do inglês antigo e é uma junção de fourteen nights (“catorze noites”). Equivale à nossa “quinzena”, usada quando se quer dizer que algo acontecerá em duas semanas (14 dias).

Você já conhecia todos os dias da semana em inglês? E a origem de seus nomes? Como vimos, não é tão difícil aprender a usá-los. Se quiser saber mais sobre outra curiosidade cultural dos países de língua inglesa, o St. Patrick’s Day, ou como falar inglês como um americano, leia os nossos outros posts.

Afinal, aprender inglês online pode ser divertido e simples, certo? Nos vemos em breve na próxima postagem!

 

88 comentários em “Os Dias da Semana em Inglês: de onde vêm?

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: