Os Principais Desafios na Hora de se Aprender Inglês

Aprender um novo idioma não é uma tarefa fácil. Isso você já sabe. Por isso mesmo, tantas pessoas apenas desejam saber inglês e tão poucas o sabem. Por isso mesmo, listamos os principais desafios na hora de se aprender inglês, bem como suas soluções para lhe ajudar a contorná-los e poder dar início a seu aprendizado.

Quais São Os Principais Desafios na Hora de Se Aprender Inglês?

Os desafios são os mais diversos. E variam de pessoa para pessoa. Você pode, por exemplo não se deparar com todos eles ou enfrentar eles em diferentes etapas do seu desenvolvimento. De qualquer maneira, os principais problemas são:

Baixa Concentração ou Baixa Atenção

Falta de concentração, atenção ou vontade é um dos principais problemas na hora de se aprender inglês. Especialmente se você é autodidata. Uma rotina monótona de estudos ou uma distração podem levar novas informações a se perderem.

Problemas com a Escrita

Principalmente o s iniciantes sofrem com isso. Detalhes como letras duplicadas ou mudas são as principais reclamações. Isso pois a escrita e pronúncia, em inglês, são muito diferentes.

Pronúncia

E essa diferença pode ocasionar em problemas para se falar uma palavra. Outras dificuldades incluem conhecer um som mas ser incapaz de produzi-lo.

Tempo

Outro entre os principais desafios na hora de aprender inglês é o tempo. Muitos estudam, apenas, durante a aula, o que já se mostrou insuficiente. Por conta de não alcançarem seus objetivos, dessa forma, muitos alunos acabam por se frustrarem e abandonar seus estudos.

Interesse

Esse é um dos maiores problemas, mesmo se comparado aos outros dessa lista. Por isso, é um dos mais difíceis de lidar. Enquanto o aluno não despertar o interesse pelo inglês, o curso não vai poder ajudá-lo.

 

Por Que Tantos Desafios?

Enfrentamos tantos problemas por conta da maneira como nosso cérebro armazena as informações. Em verdade, ele é a causa dos principais problemas na hora de se aprender inglês.

Nosso cérebro funciona em conjunto com diversos sensores: nossos órgãos dos sentidos, que, conectados uns aos outros, formam uma rede bastante complexa. Toda essa complexidade gera um sem-número de estímulos químicos, elétricos e mecânicos.

E são esses estímulos que chegam até nosso cérebro durante o processo de aprendizado. As informações chegam ao tálamo, próximo do centro do cérebro. Depois, se dirigem a cada uma das partes do cérebro, dedicadas a processar um tipo de informação e ligá-la a outras. Isso, em suma, é nosso aprendizado.

A reativação dessas diversas partes de nosso cérebro é que formam o que conhecemos como memória. E é a partir da memória que acessamo, novamente, nossos conhecimentos.

Qualquer erro nesse processo resulta em dificuldade de aprendizado. O que inclui os principais desafios na hora de se aprender inglês. E os erros possíveis são muitos.

Impulsos diferentes, ao mesmo tempo, podem confundir nosso cérebro, em alguma parte do processo. E essa sobrecarga pode ocorrer da falta de prática em discernir uma informação útil de uma descartável.

Outro problema que pode ocasionar essas dificuldades são traumas ou malformações do cérebro. Embora esses eventos sejam mais raros.

Como Superar Os Principais Desafios na Hora de se Aprender Inglês

A resposta mais simples é, sem dúvida, combatendo as causas individuais de cada problema. Precisamos treinar nosso cérebro para diferenciar informações úteis das nem tanto. Vamos mostrar como.

Enfrentando a Falta de Atenção

O recomendável aqui, é estudar sem a presença de grupos, somente o aluno e o professor. Sendo assim, cursos online tendem a ser os maiores aliados de pessoas com problemas de atenção.

Isso tudo sem se esquecer que para superar um dos principais desafios na hora de se aprender inglês o estudo, em casa, é essencial.

Melhorando sua escrita

Aqui não existe atalho. A prática leva à perfeição. Ou próximo disso. A maioria das línguas se aprende dessa maneira. Assim como você precisou praticar muito para aprender a escrever em português, deve fazê-lo com o inglês.

Aperfeiçoando a pronúncia

A pronúncia, assim como a escrita, pode ser desenvolvida com prática. Nesse caso, um ambiente de imersão é o ideal. Assista a filmes em inglês e ouça músicas no idioma também. Depois, anote tudo o que aprendeu com isso e fale em voz alta. A prática é o melhor caminho para se superar os principais desafios na hora de se aprender inglês.

Otimizando o Seu Tempo

A falta de tempo exigem uma explicação uma pouco mais detalhada, quando falamos de superar os principais desafios na hora de se aprender inglês. Vamos lá.

Primeiramente, tenha em mente que não é necessário que se dedique muito do dia para o estudo. Desde que se estude todo dia. Meia hora por dia é considerado um excelente começo.

Um cronograma de estudos abrangente e detalhado pode lhe fornecer uma ideia de onde encaixar esses 30 minutos no seu dia. Assim você irá otimizar muito o seu tempo de estudo.

O seu cronograma pode ser o seu maior aliado na hora de superar um dos principais desafios na hora de se aprender inglês. Todos temos as mesmas 24 horas. O que nos difere é o que fazemos com elas. Além de ajudar com o inglês, o cronograma garante que esse processo (e qualquer processo de aprendizado) não lhe seja doloroso.

O seu cronograma pode te ajudar, por exemplo, a dividir, melhor o seu tempo de estudos. Por exemplo, durante o seu horário de almoço, você tem como assistir um vídeo, de 10 minutos, em inglês, por 3 vezes, para absorver a mensagem dele? Se sim, o seu dia de estudos já pode ser dado como concluído.

Outras formas de se estudar, que podem entrar em seu cronograma podem incluir ouvir áudios no trânsito ou ler por uma hora antes de dormir, por exemplo. Isso, claro, se o seu horário permitir.

É importante que se tenha todo esse cronograma por escrito. Assim, sua memória estará livre para focar em superar os principais desafios na hora de se aprender inglês. Não exija mais do seu cérebro que o necessário.

Dica Extra

E, para ajudar a superar esses desafios, a Cambly possui uma infinidade de conteúdos em inglês. Além de professores nativos, com horários que sempre podem se encaixar no seu cronograma.

Tenha acessos a outros conteúdos com dicas incríveis como este acessando o blog da Cambly, como também, não perca tempo e potencialize agora mesmo as suas habilidades no idioma de língua inglesa conhecendo todos os benefícios do aplicativo Cambly!

13 comentários em “Os Principais Desafios na Hora de se Aprender Inglês

  • 15 de outubro de 2020 em 08:51
    Permalink

    ótima dica

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 08:58
    Permalink

    Complicado mesmo. Muitos pontos contrários, mas simbora conquistar a fluência no inglês!

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 09:13
    Permalink

    Top!

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 09:13
    Permalink

    melhor site pra aprender inglês! amo ❤ e recomendo sempre

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 09:17
    Permalink

    Excelente artigo, gostei bastante das dicas.

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 09:32
    Permalink

    super tenho este problema tambem, espero que a cambly me ajude
    !

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 09:41
    Permalink

    A dedicação e imersão são fundamentais para um bom aprendizado de idiomas.

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 10:01
    Permalink

    Que show !!!👏

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 13:06
    Permalink

    Amazing content!

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 13:08
    Permalink

    Ótimo post, me ajudou bastante!

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 13:14
    Permalink

    Ótimo texto

    Resposta
  • 15 de outubro de 2020 em 15:26
    Permalink

    Muito bom!

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS