Por Que Crianças Aprendem Inglês Rápido?

Você já se perguntou: Por Que Crianças Aprendem Inglês Rápido? Descubra aqui a razão!

Se você tem crianças pequenas na família, que começaram cedo a estudar inglês ou outro idioma, já deve ter notado a facilidade delas de aprenderem a falar. Muito mais que os adultos. Se a criança, por conta de os pais morarem fora do país, teve, desde o nascimento educação bilíngue, essa facilidade é ainda mais evidente. Mas, afinal por que crianças aprendem inglês rápido assim?

Para responder a essa pergunta, vamos explicar um pouco mais sobre o aprendizado de inglês, como nosso cérebro organiza as informações referentes a fala e como você, mesmo adulto, pode usar isso a seu favor. Fique com a gente.

kids_criancas_aprendem_ingles_rapido

Como Aprendemos Nosso Primeiro Idioma?

Nosso aprendizado, de forma geral, se dá por observação e cópia. Depois que nos desenvolvemos mais, passamos a relacionar informações e construir novos pensamentos a partir destes. Mas pensamentos mais primários são imitados do nosso círculo mais antigo, nossa família.

Aprendemos o português, sem o referencial de nenhuma outra língua, apenas imitando os que nos cercavam e refinando através do tempo. Isso explica porque crianças aprendem inglês rápido quando seus pais falam inglês em casa, obtendo uma educação bilíngue desde o berço. Mas e quanto às crianças que aprendem inglês somente na escola?

Por Que Crianças Aprendem Inglês Rápido Na Escola?

Nosso cérebro se comporta de maneiras diferentes ao longo da vida. Parte disso é em virtude do envelhecimento natural, que, cada vez menos, abre espaço para novas conexões e, consequentemente, novos espaços.

Outra característica de nossos cérebros é a capacidade de relacionar, de formas diferentes, os conhecimentos que já possuímos, quando nos deparamos com uma nova situação.

No caso das crianças, estas não possuem tanas informações para consultar e relacionar. Sendo assim, muitas das informações são novas e, por isso, acabam sendo tratadas com mais atenção pelo nosso cérebro. Logo, são absorvidas mais facilmente. Além disso, a ausência de informações similares acarreta no menor número de vícios de linguagem.

Assim, essa é a razão porque crianças aprendem inglês mais rápido quando estão expostas ao idioma nas escolas. Mas existem também outros fatores, que tem a ver com a maneira como os pequenos se relacionam com o mundo.

 

criancas_aprendem_ingles

Como A Forma De Ver o Mundo Influencia no Por Que Crianças Aprendem Inglês Rápido?

Até os 6 anos de idade, a chamada primeira infância, a absorção de conhecimento, por parte da criança é muito rápida. Todo o tipo de conhecimento. Quem convive com crianças nessa faixa etária, perceberá isso. Desde cantar músicas e usar brinquedos de montar até utilizar smartphones naturalmente.

Isso também é válido para o ensino de idiomas, como o inglês.

O Journal of Neuroscience, por meio de pesquisa, explica a razão disto. No período dos 0 aos 4 anos de idade, a mielina, substância que atua protegendo o cérebro, ainda não se fixou totalmente na caixa craniana. Essa plasticidade é a razão porque as crianças aprendem inglês rápido, bem como outras habilidades.

Logo, a primeira infância é o melhor período pra desenvolver as habilidades de comunicação da criança. Em ambos os idiomas.

Nestes casos, os pais devem procurar escolas especializadas em ensino bilíngue, para que seus filhos tenham acesso aos mesmos conhecimentos qualificados que têm quando aprendem sua língua materna. Se isso não for possível, deve-se procurar expor os pequenos desde cedo ao inglês.

Logicamente, que o inglês deve ser apresentado da mesma maneira que o português o é. De maneira lúdica, fazendo uso de jogos e brincadeiras, para que todo o aprendizado se torne atrativo e natural para as crianças.

Os pais também devem ser compreensivos com os erros dos filhos e orientá-los de forma positiva. Isso fará com que a tendência natural das crianças de não se envergonhar seja explorada e potencialize o seu aprendizado.

Ainda segundo a pesquisa publicada no Journal of Neuroscience, a taxa de aprendizado de uma criança nessa faixa etária é espantosa. Ela vai de 50 palavras com um ano de idade a 5 mil, aos seis. Essa aceleração impressionante não é possível de ser encontrada em, absolutamente, nenhum outro período de nossas vidas.

A Importância do Lúdico No Aprendizado das Crianças

Quando as crianças estão aprendendo inglês (ou qualquer coisa) elas o fazem brincando. Pais e professores devem simular situações cotidianas para estimular o aprendizado do idioma. Existem escolas bilíngues que recriam espaços domésticos ou urbanos inteiros, para estimular a criação de vocabulário e formação de frases.

Também é importante que os professores evitem traduzir, nessa fase da vida. Sempre que possível, falar em inglês sobre o que está acontecendo ou indicar um objeto e dizer seu nome no idioma. Assim a criança aprenderá brincando, de forma natural e, por isso mesmo, duradoura.

criancas_aprendem_ingles_rapido

Alguns Mitos Sobre o Aprendizado Precoce de Inglês

Basicamente, tudo o que envolve o desenvolvimento das crianças está cercado de muitos mitos, em meio às verdades. Com o aprendizado precoce do inglês não poderia ser diferente. Veja alguns desses mitos abaixo:

  • Crianças aprendem um segundo idioma mais cedo por serem superdotadas

Não. Como vimos, crianças aprendem inglês precocemente porque seu cérebro está mais aberto a aprender novos conhecimentos e estas estão devidamente estimuladas. Ocorre justamente o inverso. Crianças que aprendem inglês precocemente tendem a terem maior rendimento escolar, por receberem mais estímulos que seus colegas.

  • O aprendizado de um segundo idioma muito cedo poderá confundir a criança

A explicação do mito anterior já desmente este também. O cérebro da criança possui uma capacidade de associação muito melhor que o de um adulto. Logo as informações são absorvidas com um cuidado maior.

E esse mito também não se sustenta se observarmos países que são, naturalmente, bilíngues ou poliglotas. Na Suíça, temos o caso de crianças que aprendem os 4 idiomas locais ao mesmo tempo a apresentam um desenvolvimento condizente com o esperado de qualquer criança desta idade.

porque_criancas_aprendem_ingles_rapido

  • Esse tipo de educação oprime a criança, tirando o lado lúdico da vida dela

Não. Logicamente, se não utilizados métodos lúdicos, nesta idade, qualquer conteúdo vai se mostrar opressor. Logo, para o ensino do inglês são sempre recomendados jogos e brincadeiras.

Esperamos ter explicado por que crianças aprendem inglês rápido. Também queremos reforçar que os métodos de imitação e aprender inglês, primeiramente, através da audição, como se fosse uma criança, nesta idade, também são mito úteis, inclusive para adultos. Isso pois o conhecimento é absorvido de forma natural.

Conheça o Cambly Kids! Melhor plataforma de inglês para crianças!

31 comentários em “Por Que Crianças Aprendem Inglês Rápido?

  • 10 de dezembro de 2019 em 10:01
    Permalink

    Ótimo conteúdo 😉

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:04
    Permalink

    Creio que por não terem medo do julgamento de outras pessoas, as crianças se expõem mais sem medo de errar.
    O Cambly é ótimo. Tive apenas uma experiência com os 10 minutos gratuitos e achei sensacional. Pena que não pude continuar pois achei os valores um tanto salgados.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:04
    Permalink

    Gostei muito desse texto.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:05
    Permalink

    Nice!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:10
    Permalink

    Muito interessante!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:12
    Permalink

    Interessante saber!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:14
    Permalink

    É por isso que quero ensinar o inglês para meu bebê,pois tem uma facilidade maior de aprendizado

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:29
    Permalink

    Eu queria ter a oportunidade de conhecer a Cambly quando eu era criança

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 10:46
    Permalink

    Uau! Muito interessante! Acho que muitos pais deveriam inserir as crianças ao ensino de inglês desde cedo, para aprenderem de forma eficiente o outro idioma!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 11:14
    Permalink

    Minha filha tem apenas 4 anos e aprende de forma natural, orgânica, sem pressão, apenas assistindo/ouvindo vídeos/músicas infantis.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 11:24
    Permalink

    porque estão em fase de aprendizagem. Então nesse período fica mais fácil mesmo.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 11:55
    Permalink

    Matéria muito legal

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:09
    Permalink

    Este blog traz uma série de informações interessantíssimas para quem se propõe a estudar e aprender sobre este imprescindível Idioma, o Inglês.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:11
    Permalink

    Material muito interessante!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:23
    Permalink

    As crianças tem mais facilidade para aprender

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 12:59
    Permalink

    Interessante

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 17:03
    Permalink

    Excelente, meu filho de 7 anos adora estudar e falar inglês, eles realmente aprendem com muita facilidade!

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2019 em 18:19
    Permalink

    Assistir desenhos infantis em inglês também pode ajudar

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2019 em 17:19
    Permalink

    Já esperava um pouco, crianças tem menos preocupação, por isso aprendem mais rápido. Ótimo texto!!

    Resposta
  • 12 de dezembro de 2019 em 11:01
    Permalink

    Interessante. Acredito que isso deve-se pq conforme crescemos envelhecemos e perdemos alguns benefícios do nosso cerébro de rápida aprendizagem. Acho que é isso, possp estar muito errada.

    Resposta
  • 12 de dezembro de 2019 em 11:19
    Permalink

    Muito interessante! Tenho um filho de 9 meses e desde já estou estimulando ele para aprender outras linguas.

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2019 em 10:37
    Permalink

    Concordo plenamente com o texto, pois tenho um filho de 8 anos que já sabe mais inglês do que eu, que estudo pela internet há mais de 10 anos.

    Resposta
  • 15 de dezembro de 2019 em 10:34
    Permalink

    Acho que as crianças ainda estão no processo de aprendizagem até mesmo da nossa língua e é mais fácil pra elas assimilar outras línguas.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: