Professor Nativo de Inglês vs Professor Brasileiro

Conheça as diferenças Professor Nativo de Inglês e Professor Brasileiro para escolher a melhor opção para você!

Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem vai escolher um professor de inglês, especialmente, para o ensino online de inglês, onde temos mais autonomia. Em algum momento de nossos estudos vamos nos fazer essa pergunta: Devo optar por um professor de inglês brasileiro, que é fluente em inglês ou um professor nativo de inglês, que tenha (ou não, dependendo do caso) o português como sua segunda língua?

Como a maioria dos questionamentos acerca de experiências humanas, a resposta para essa pergunta não é tão simples. Mas, hoje, nosso objetivo é expor todos os aspectos desta dúvida, para auxiliá-lo a encontrar o melhor caminho, quando se deparar com este dilema. Isso se você já não estiver encarando-o.

 

cambly_e_seus_Professores_Nativos_de_Ingles

Por Que Se Dissemina Tanto No Brasil Que Professores Nativos De Inglês São Melhores?

Essa é uma das mais antigas histórias contadas aqui no Brasil (e no mundo todo) acerca do ensino de inglês. Ele começou com falantes nativos de inglês e pode-se dizer que se baseia em uma verdade. Esta afirmação prega que falantes nativos de inglês falam melhor que estrangeiros fluentes. Fato que ninguém pode negar!

Entretanto, um bom falante de inglês não é, necessariamente, um bom professor de inglês. Tomemos o exemplo de um bom orador falante nativo do português. Ele tem o domínio da fala. Mas isso não quer dizer que ele entenda toda a gramática e analise, profundamente, a língua portuguesa.

E mesmo que este seja, pode ser que, por uma diferença cultural, ele não consiga ensinar o português para um aluno de outra nacionalidade, pois precisará estabelecer uma relação com este.

Por isso, surpreende tanto a plataforma de inglês online Cambly. Nela, você encontra tutores nativos especializados para todos tipo de necessidade. É sério! No Cambly, você encontra professor americana especializado em exames internacionais, professores nativos com sotaques variados, etc. Com certeza, uma excelente opção para quem optar por comodidade de professores nativos variados.

Outro ponto preocupante para quem decide por um professor brasileiro é que, as vezes, os professores não têm acesso a tanta informação atualizada ou mesmo formação e os próprios materiais eram escassos. Logo, isso pode afetar o ensino.

Tendo em vista isso, achar que um professor nativo de inglês pode ser melhor que um professor brasileiro. Claro que alguns professores brasileiros estão sempre se atualizando e fazendo intercâmbios, adquirindo vivência internacional.

 

Professores_Nativos_ Ingles

 

Pontos Em Comum De Professores Nativos de Inglês e Professores Brasileiros

Mesmo citando as diferenças e dificuldades de cada tipo de professor, devemos ter em mente as semelhanças entre professores brasileiros, falantes do inglês e professores nativos de inglês.

A semelhança mais evidente é a necessidade constante de se atualizar, profissionalmente, constantemente. Isso é comum em qualquer profissão. Sempre são lançados novos livros e materiais didáticos. Ou desenvolvidas metodologias de ensino novas.

Além disso, a própria língua, por se comportar como um organismo vivo, está sujeita a mudanças. Por isso, tanto profissionais brasileiros, quanto professores nativos de inglês buscam conhecer melhores práticas e maneiras de se conectar com o aluno, que deve sempre ser o foco de qualquer processo pedagógico.

Isso pois, apenas o conhecimento da língua não é o suficiente. Os professores precisam saber como despertar o interesse do aluno, visto que este pode estar em busca de benefícios diretos ou indiretos do aprendizado do inglês.

Benefícios diretos são aqueles que o aluno obtém pelo simples ato de aprender. Este quer estudar inglês por que gosta do idioma e o acha interessante. Nestes casos, o professor deve ter uma formação que busca se aprofundar bastante na língua.

Já benefícios indiretos são aqueles que usam o inglês como ferramenta. Seja por objetivos acadêmicos ou profissionais, ou tantos outros, o inglês é um meio para um fim. Nesses casos, o professor deve ser mais prático, mostrando como aquele conhecimento se aplica na vida real.

Em ambos os casos, tanto professores nativos de inglês, quanto professores brasileiros, precisam estar sempre buscando novas formas de fazer o aluno participar das aulas.

Principais Diferenças entre Professores Nativos de Inglês e Professores Brasileiros

As diferenças são mais exacerbadas de acordo com os objetivos e modelos de estudo dos alunos.

Tomemos por exemplo um aluno que está tendo dificuldades na aula por não conseguir se conectar com o conteúdo. Um professor brasileiro, por partilhar de uma realidade mais parecida com este aluno, terá mais facilidade em direcionar a matéria para o estudante.

 

Professores_Nativos_de_Ingles

 

Já no caso de um aluno mais experiente, que deseja um conhecimento mais cosmopolita, um professor nativo de inglês pode oferecer uma vivência que o professor brasileiro pode não ter.

Também devemos lembrar que professores de idiomas brasileiros podem ter um conhecimento mais acadêmico, enquanto estrangeiros podem ter uma formação distinta. Logo, caberá ao aluno a escolha de um conhecimento generalista o mais aprofundado da língua. Seus objetivos ditarão sua decisão.

Um ponto que deve ser levado em conta é a própria popularidade da língua inglesa. Esta é uma língua fácil de se aprender, se tornando incrivelmente popular. Em razão disso, é a única língua natural do mundo, cuja maioria das pessoas que a fala não é nativa.

Logo, o sotaque não deve ser um fator decisivo na hora de escolher um professor, visto que a maioria das pessoas com quem você irá travar um diálogo possuirá algum tipo de sotaque.

Veredito – Professor Nativo de Inglês vs Professor Brasileiro

A escolha de um professor de inglês é importante, pois este direcionará o seu aprendizado, no decorrer de todo o curso. E influenciará bastante, mesmo após a conclusão deste. Por isso, quando possível. Não deve ser negligenciada. E deve estar de acordo com os seus objetivos.

Vale a pena sempre experimentar as possibilidades. Por exemplo, fazer uma aula teste com um tutor nativo do Cambly com o nosso código blog15minutos pode ser muito bom para ver como seria ter um tutor nativo a sua disposição.

Obviamente que estes objetivos podem ser alterados. Mas uma escolha acertada, mesmo com essa alteração, vai fornecer ao aluno bagagem acadêmica suficiente para poder prosseguir com seus estudos, sem maiores problemas.

2 comentários em “Professor Nativo de Inglês vs Professor Brasileiro

  • 10 de dezembro de 2019 em 15:20
    Permalink

    Melhor professor é o que temos empatia e relacionamento com harmonia. Tive uma professora que me constrangia muito, em alguns momentos.

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2019 em 13:49
    Permalink

    Muito ótimo

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: