Pronomes Possessivos em Inglês

A língua inglesa conta com diversas formas para dizer que uma coisa pertence a uma pessoa, local, etc. Os pronomes possessivos em inglês são uma dessas maneiras, e podem ser muito úteis ao falar ou escrever em inglês.

Os pronomes possessivos em inglês são um dos vários tipos de pronomes que existem na língua inglesa. Além disso, não são a única forma de que o idioma dispõe para indicar uma relação de posse ou propriedade. Por conta dessa variedade, muitos estudantes que estão tentando aprender inglês podem enfrentar dificuldades quando chega a hora de estudar essa parte da gramática inglesa.

Mas não há nada com que se preocupar, aprender sobre os pronomes possessivos do inglês é mais fácil do que parece. A seguir, vamos explicar o que eles são, quando são utilizados, exemplos de frases e os erros mais comuns. Tudo para que você domine de vez os pronomes possessivos da língua inglesa.

Pronomes possessivos em inglês

Pronomes possessivos em inglês

Assim como seu nome indica, os pronomes possessivos são usados para se referir a posse, propriedade e ‘pertencimento’. Ou seja, no inglês, eles têm a mesma finalidade e funcionam de forma parecida com os pronomes possessivos do português.

É importante dizer que eles podem ser divididos em dois tipos: pronomes possessivos (possessive pronouns) e determinantes possessivos (possessive determiners, também chamados de possessive adjectives). Outra forma pela qual os pronomes e determinantes possessivos são conhecidos é: strong (ou absolute) possessive pronouns e weak possessive pronouns, respectivamente.

Os pronomes possessivos “fracos” são usados antes de um substantivo, enquanto os “fortes” substituem esse, e portanto podem evitar a repetição de frases nominais (noun phrases). A melhor forma de entender é sabendo como eles podem funcionar em uma sentença. Veja alguns exemplos:

  • Is that your [determinante] car? It looks like mine [pronome] (It looks like my car)
  • That’s not their [determinante] car. Theirs [pronome] has got white plates.
  • It was her [determinante] fault, not his [pronome].

Their car has got white plates

Conheça mais sobre os Pronomes Possessivos em Inglês!

Os strong possessive pronouns ainda são chamados de independent possessive pronouns, já que não são usados com um substantivo (noun). Eles também podem vir no final das frases, como mostrado no terceiro exemplo acima.

Pronome pessoalDeterminante possessivoPronome possessivo
Imymine
you (singular e plural)youryours
hehishis
sheherhers
ititsits*
weourours
theytheirtheirs
oneone’sone’s*

* Evita-se usar “its” e “one’s” como possessivos, a não ser que venham junto com a palavra own:

  • The factory seemed asleep, as if it had a life of its own.
  • One doesn’t like to spend a lot of time on one’s own.

Os pronomes possessivos podem ser empregados após a preposição “of“. Pode-se dizer: “John is a friend of mine“, em vez de “John is one of my friends“. Porém, a frase “John is a friend of me” estaria errada.

Como já foi dito, pronomes possessivos são geralmente usados para se referir a uma pessoa, coisa ou lugar que já foi introduzida na conversa ou texto. Ou seja, eles nos ajudam a ser mais concisos, usar menos palavras e a não nos repetirmos para expressar algo. É por isso que são extremamente úteis quando se está falando ou escrevendo em inglês. Veja o exemplo a seguir:

  • John takes pride in John’s clothes

Soa estranho usar o nome de John duas vezes para indicar a ideia de posse (das roupas, no caso) usando um possessive noun – criado a partir do uso do apóstrofo seguido da letra “s”. O problema pode ser resolvido usando um possessive pronoun:

  • John takes pride in his clothes.

A segunda frase evita a repetição do nome/substantivo e, portanto, é uma opção melhor e mais fluente.

John takes pride in his clothes

Erros mais comuns

O uso dos pronomes possessivos pode causar confusão com outras formas de indicar posse, principalmente com apóstrofo seguido da letra “s” (ex.: Give me John‘s phone), que forma os substantivos possessivos (possessive nouns). Por isso, veja alguns dos erros mais comuns que podem acontecer:

Já conhecia a diferença entre os diferentes pronomes possessivos e como usá-los para se expressar em inglês? Se ainda tiver dúvidas sobre esse assunto, entre em contato conosco. O Cambly tem professores nativos para tirar todas as suas dúvidas sobre qualquer tema da gramática inglesa.

Você também pode conferir os outros textos do nosso blog, que abordam a gramática inglesa (Saiba as diferenças em make e do), dicas de inglês (Por que fazer aulas de inglês online?), atualidades (O feriado mais verde do mundo: St. Patrick’s Day), entre outros.

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: