Quais países falam inglês no mundo?
Com a globalização e tecnologia do mundo atual, a conexão entre as pessoas pode acontecer de lugares muitos distantes.
A internet possibilita diálogos entre pessoas de várias nacionalidades e é muito importante conhecer outras línguas. Principalmente a língua inglesa, considerada universal.
A língua inglesa é tão presente no mundo que até mesmo nos países que não têm o inglês como língua materna, é fácil encontrar palavras inglesas em diferentes locais. Tais como, placas de trânsito, letreiros de comércios e até em nomes de empresas e marcas de produtos.
O idioma de língua inglesa nasceu na Inglaterra com os povos anglo-saxônicos e se espalhou para o sudeste da Escócia. Após séculos de influência da Grã-Bretanha, Reino Unido nos séculos XVIII e dos Estados Unidos, hoje grande influência internacional, o inglês se espalhou pelo mundo.
Veja mais detalhes e curiosidades sobre esse idioma a seguir!
Lugares no mundo onde o inglês é falado
O universo das pessoas que falam inglês no mundo chega ao número de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.. Dentre elas, varia entre os nativos, que são as pessoas nascidas em países que têm o inglês como língua oficial e pessoas que moram em países que o inglês é considerado como segunda língua oficial.
Como muitos países têm o inglês como segunda língua, ela acaba tendo grande influência no mercado de trabalho. O número de falantes nativos da língua inglesa hoje é menor que o número de falantes que têm o inglês como segunda língua. Para cada pessoa que fala inglês, existem três outras que também falam a língua e não são nativos de regiões que têm o inglês como primeira língua.
Os países que tem as maiores populações de nativos do inglês no mundo são: Estados Unidos 328 milhões, Reino Unido 66 milhões, Canadá 37 milhões, Austrália 25 milhões, Nigéria 5 Milhões, Irlanda 4 milhões, África do Sul 3,7 milhões e Nova Zelândia 3,6 milhões.
E, por mais que os Estados Unidos puxem a lista dos países que mais têm habitantes que falam o inglês, a constituição norte-americana não traz em seu corpo um idioma oficial.
Os Estados norte-americanos podem escolher qual língua irão adotar por meio da criação de um artigo na legislação estadual. Já no Brasil, isso não aconteceu, pois temos na constituição de 1988 a Língua Portuguesa como a língua oficial a ser seguida. Aliás, não apenas a língua Portuguesa, mas a Libras também é considerada língua oficial no Brasil.
Inglês no Mundo
O inglês não é mais uma língua inglesa, mesmo que sua origem seja na Inglaterra, o uso desse idioma é mundial. Os países que foram colonizados pelos ingleses têm como língua o inglês, seja como língua oficial ou como segunda língua, mesmo depois de conseguirem sua independência.
O inglês no mundo é considerado como a primeira língua franca global, já que é utilizada de várias maneiras: em jornais, livros, publicações científicas e até no comércio internacional.
Países que falam o inglês no continente Americano
São vários os países que falam o inglês nas Américas e o principal, é claro, os Estados Unidos da América. Por isso, não tem como não comentar sobre esse país em relação à língua inglesa.
Por sua influência econômica, o profissional que deseja conquistar a sua ascensão profissional, precisa saber falar inglês. Isso porque esse idioma é muito utilizado em transações comerciais.
Já o Canadá tem uma cultura diferente da praticada pelos estadunidenses. Inclusive, existe até uma rincha entre os países, que podemos perceber em programas de humor em que o tema é mais explorado.
Embora o Canadá também tenha como segunda língua oficial o francês e grande parte da população fale os dois idiomas. O inglês tem grande relevância nessa nação.
Alguns países como Bahamas, Guiana, Porto Rico e Ilhas Virgens falam o inglês. Contudo, no seu dia-a-dia as pessoas se utilizam do Espanhol, do Francês e do Criolo nas conversas.
Variações do inglês no Mundo
O inglês no mundo é uma língua falada por pessoas de várias culturas diferentes, que não só falam o inglês, mas usam a língua como uma ferramenta de trabalho. Por vezes, alguns povos não a utilizam no seu cotidiano, podendo assim criar variações na língua.
As letras que mais sofrem variações no inglês são as letras “r” e “t”. Na variante nativa do inglês essas letras têm sons mais abertos e fáceis de se identificar. Em outras variantes do inglês, essas mesmas letras são difíceis de escutar pois possuem uma pronúncia mais fechada.
Um exemplo dessas variantes na pronúncia é a palavra “better”, que significa “melhor”. No inglês americano a gente pode escutar a pronúncia com o seguinte som “Bérer”, enquanto no inglês do Reino Unido, podemos escutar a mesma palavra com a pronúncia “Bettar”.
Quer saber mais?
Como o inglês tem muitas variações, a melhor maneira de aprender o idioma é tentando se aprofundar nas culturas dos países de língua inglesa, e trocando experiências com professores nativos.
Se você quer potencializar o seu aprendizado, pode encontrar pessoas de diversas nacionalidades para treinar conversação e sotaques através do Cambly!
inglês com sotaque bem diferente né! mas o importante é treinar