Qual a Importância de Aprender Inglês?

O idioma inglês é fundamental, atualmente, para qualquer atividade que se queira desempenhar. Seja ela profissional, pessoal ou acadêmica. A importância de aprender inglês em nossas vidas é um caminho sem volta. Só poderá, algum dia, talvez, ser substituída por outro idioma, nunca revertida. E, mesmo essa possibilidade, é muito improvável.

E, já que vimos que o domínio do inglês é inevitável, vamos explorar um pouco mais sobre a importância de aprender inglês hoje em dia, nesse post. Mais: vamos dar dicas que podem facilitar os seus estudos, visto que eles acabam se tornando obrigatórios. Fique com a gente.

Como o Inglês Conquistou O Mundo?

Já que vamos mostrar a importância de aprender inglês, atualmente, precisamos mostrar como chegamos até aqui. Como o inglês se tornou onipresente, como citamos acima?

As explicações são variadas. Talvez seja interessante voltar até a época do Imperialismo, que começou no século XVI. Naquela época, várias nações europeias se lançaram ao mar, para explorar novas terras. Sem nos alongar muito nessa parte, a Inglaterra foi uma delas.

E a empreitada logrou êxito. O Império Britânico ficou conhecido como o Império Onde O Sol Nunca Se Põe, dada a sua extensão territorial, com colônias da América até a Ásia, se tornando o maior império da história. Um quarto da população mundial era considerado súdito da coroa inglesa.

A língua inglesa era presente nesses países. Por isso, mesmo após os vários processos de independência, a língua foi mantida e usada como ferramenta de união nacional. Países como os Estados Unidos expandiram, ainda mais seus territórios, levando, consigo, o inglês.

cambly importancia de aprender ingles nos estudos

 

Avançando na história, passamos por duas Guerras Mundiais no século XX. No final da Segunda Guerra, os grandes vencedores foral Reino Unido, EUA e URSS. Ou seja, dois países de três, falantes de inglês. A Guerra Fria, que sucedeu ao conflito foi uma disputa militar, cultural e ideológica entre EUA e URSS. E parte dessa disputa se deu pela ampliação de sua influência e, logo, de sua língua.

Assim, para se alinhar com os Estados Unidos, era grande a importância de aprender inglês. E essa importância só aumentou com o fim do conflito e vitória dos EUA, em 1989. Assim, nos deparamos com um mundo fortemente influenciado pela cultura estadunidense e, por consequência, pela sua língua.

A simplicidade do inglês conquistou o mundo

Outra razão para essa popularidade do inglês está em sua simplicidade. Ela é uma língua com uma gramática muito mais fácil que seus pares latinos e com um vocabulário um pouco mais reduzido. Também existe a possibilidade de você, facilmente, transformar substantivos em verbos, enriquecendo mais a língua, como um todo.

O importante é que não se confunda simplicidade com uma língua sem sentido e simplória. Ela também é simples por não possuir acentos e poder ser escrita em qualquer teclado ou tipo mecânico. Por isso, a importância de aprender inglês aumento, muito, com o advento da era digital, a partir dos anos 80 e 90.

 

cambly importancia de aprender ingles no trabalho

Como o Inglês Está Presente Em Nossas Vidas Atualmente?

Vimos como a importância de aprender inglês cresceu ao longo das eras. Agora vamos ver como ela se dá hoje.

O fenômeno da globalização, em que estamos inseridos, desde as últimas décadas tornou essa importância de aprender inglês fundamental. Ele se tornou o idioma falado em meios acadêmicos, profissionais e em viagens, pelo mundo todo.

Mesmo quando estamos em nosso dia a dia, não escapamos de falar inglês. É só notar quantas palavras em inglês, ou derivadas do inglês, falamos todos os dias.

A lista é enorme. Seja escolhendo uma calça jeans, levando nosso bichinho ao pet shop ou salvando aqueles arquivos importantes no pen drive. Também temos as palavras que foram aportuguesadas como hambúrguer, gol e os verbos, deletar, brecar, entre tantas outras. Pode parar para pensar, a lista vai ser ainda maior.

E essas palavras não são ditas em conversas em inglês. Mas, sim, durante um diálogo normal, pois já estão, totalmente, integradas à nossa língua e, logo, a nós mesmos.

A Importância de Aprender Inglês no Ambiente Acadêmico

Se lembra de quando falamos da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria? Pois bem, depois da Grande Guerra, cientistas alemães foram levados aos EUA, enquanto a URSS ficou com projetos e protótipos germânicos.

Enquanto no Oriente o trabalho foi focado na tradução do alemão para o russo, do lado Oeste do globo, os pesquisadores alemães publicavam seus estudos em inglês. Não foi preciso dizer que, com o conhecimento que já possuíam, o número de publicações em língua inglesa explodiu.

E essa tendência persiste até hoje. Se você quer que sua pesquisa seja reconhecida mundialmente, deve publicar em inglês. Se você deseja estudar fora, também precisa passar por um exame de proficiência em língua inglesa para poder fazer a sua aplicação. E boa parte do seu material de pesquisa estará em inglês, também.

cambly importancia de aprender ingles

 

Qual é a Importância de Aprender Inglês no Mercado de Trabalho?

No mercado de trabalho, a importância de aprender inglês é vital. Mesmo que você não o utilize na lida diária, ele se tornou exigência, para diversas vagas. Ele se tornou um diferencial em algumas profissões e um pré-requisito na maioria delas. Em média, cargos onde ele é exigido pagam 30%, a mais, que outros.

E, nesse mundo globalizado, o idioma se tornou vital para aqueles que buscam trabalhar no exterior. Também, no caminho inverso, o Brasil recebe, todo ano, centenas de trabalhadores estrangeiros, de todas as partes do mundo. Para facilitar a comunicação, toda ela é feita em inglês.

E a importância de aprender inglês, efetivamente, ainda persiste, visto que a maior parte dos profissionais oscila entre o inglês básico e o intermediário. Logo, o inglês fluente, ainda, é um diferencial.

A importância de aprender inglês reflete em toda sua vida

O inglês pode influenciar toda a sua vida, seja social, profissional ou academicamente. Entretanto, apesar da importância de aprender inglês ter aumentado bastante, não existe uma fórmula mágica para que se aprenda inglês rapidamente ou sem esforço.

O processo, por mais encurtado que seja, com métodos mais novos e eficazes, ainda repousa sobre os mesmos pilares: prática, consistência e persistência. Se apoiando sobre esses valores, é possível aprender inglês de uma forma que seja efetiva sem que ela seja traumática ou maçante.

Faça Inglês com Nativos

Agora, se quer aprender inglês de forma eficiente e rápida, baixe agora mesmo o aplicativo Cambly e comece a mudar os rumos da sua vida!

4 comentários em “Qual a Importância de Aprender Inglês?

  • 14 de abril de 2020 em 09:25
    Permalink

    hoje é um diferencial muito importante fala inglês, e o cambly é uma das maiores ferramenta para alcança esse diferencial !

    Resposta
  • 14 de abril de 2020 em 11:04
    Permalink

    Eu quero ganhar!!! heheheh (:

    Resposta
  • 14 de abril de 2020 em 14:15
    Permalink

    Vejo a real necessidade de conhecer, falar e entender inglês para uma abrangência evolutiva do indivíduo. Esta empresa Cambly faz está informação se tornar realidade.

    Resposta
  • 14 de abril de 2020 em 17:24
    Permalink

    Sendo uma língua internacional ter domínio dela é um elemento indispensável para quem quer ter uma vida profissional e social no mais alto nível.

    Resposta

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: