Quanto Tempo é Preciso Estudar para ser Fluente em Inglês?

Afinal, quanto tempo é preciso estudar para ser fluente em Inglês? Essa é uma dúvida muito mais comum do que se imagina. Entretanto, é muito mais complicado determinar quanto tempo é preciso estudar inglês para ser fluente. Não é possível, por exemplo, chegar a um número, que vai responder a essa pergunta, sem deixar margem para discussões.

Por ser uma resposta um pouco mais complicada, é natural que ela precise de uma explicação um pouco mais detalhada. E é, exatamente, isso que vamos fazer. Portanto, fique com agente. Vamos mostrar como determinar quanto tempo você precisa estudar inglês para ser fluente no idioma.

homem quer saber Quanto Tempo e Preciso Estudar para ser Fluente em Ingles com Cambly

Quais fatores devo levar em conta para saber quanto tempo é preciso Estudar para ser fluente em Inglês?

Diversos. Para começar, existe as GLH. GLH é a sigla, em inglês para Horas de Estudo Guiadas (Guided Learning Hours). Resumindo, essa métrica se refere à quantidade de horas, sob a supervisão de um tutor, que o aluno acumula, ao longo de seus estudos.

Entretanto, esse número pode variar, visto que uma hora de estudo guiado pode ter pesos diferentes para pessoas diferentes. E os fatores que afetam esse peso incluem (mas não se limitam a):

  • Nível do aluno no início das aulas

Não podemos pressupor que todos os alunos vão partir do mesmo nível de conhecimento prévio ao iniciar o curso. Aquele que já conhece um pouco de inglês (se vícios de linguagem), certamente, possui alguma vantagem.

  • Carga horária semanal

A quantidade de aulas por semana influencia no progresso do aluno. Como regra, podemos dizer que, quanto mais, melhor. Entretanto, chega um ponto, em que nosso cérebro não consegue absorver mais tanta informação. E esse limite também não é fixo. O ideal são as tradicionais 2 a 4 horas de estudo, ao menos duas vezes por semana.

  • Estudo extra classes

O estudo não termina quando a aula se encerra. O quanto você se dedica, entre uma aula e outra conta bastante. O mais recomendado, para garantir que sua evolução seja constante é, ao menos, 15 minutos de estudo de inglês ao dia.

ritmo

  • Ritmo do aluno

Cada pessoa tem o seu ritmo. Alguns vão ter mais facilidade com um conteúdo e outros não. O seu ritmo pessoal é um dos fatores que possuem mais influência no quanto é preciso estudar inglês para ser fluente.

  • Metodologia

Algumas metodologias se baseiam, simplesmente, em tradução. E isso atrasa muito o aprendizado do aluno.

  • Qualidade das aulas

Tanto os materiais utilizados, quanto o professor influenciam, muito, no aprendizado do aluno. O mais recomendado é que o professor seja nativo e tenha domínio do assunto que está tratando.

  • Tamanho da turma

Quanto menor a turma, mais atenção é dedicada a cada aluno, especialmente, aquela relativa à conversação. Se forem aulas individuais, melhor.

Determinando quanto tempo é preciso Estudar para ser fluente em Inglês?

Geralmente, um aluno, partindo do zero, precisaria de 800 Horas de Estudo Guiado. Entretanto, esse número pode variar, de acordo com o que se entende por fluência. Se o aluno deseja aprender, apenas, um certo aspecto da língua inglesa, pode-se dar por satisfeito, a partir do momento em que domina aquele assunto.

Além disso, essas horas, dependendo de como estão distribuídas, podem ocupar um grande espaço de tempo. Se você estudar duas horas por semana, em um ano, serão 104 GLH. Horas essas que podem, ou não, serem suficientes para alcançar seus objetivos.

classicos da literatura americana - American Literature

Quais os Níveis de Fluência do Inglês?

Existem diversas maneiras de se medir a fluência em inglês, para determinar quanto tempo é preciso estudar para ser fluente em Inglês. A mais usada é a CEFR (sigla, em inglês para Estrutura de Referência Europeia Comum). Os níveis da CEFR são:

  • A1 – Iniciante (entre 80 e 100 GLH)

O aluno usa expressões cotidianas e frases simples, para necessidades básicas. Você consegue se apresentar e descrever coisas simples e concretas. Vai conseguir conversar com nativos, desde que eles falem devagar e com clareza e (claro) estejam dispostos a cooperar.

  • A2 – Básico (entre 180 e 200 GLH)

Nesse nível, você já consegue compreender assuntos relativos à família, trabalho, localização e compras. A comunicação, envolvendo informações específicas e pouco detalhadas é possível também.

  • B1 – Intermediário (entre 350 e 400 GLH)

Atingindo esse nível, você é capaz de um entendimento dos aspectos principais do seu dia a dia (escola, trabalho, lazer). Nesse ponto, quando viajar para um país anglófono, conseguirá se virar bem. Sua descrição sobre temas do passado e futuro também melhorou. É possível, também, produzir textos e emitir opiniões, de maneira simples.

  • B2 – Usuário Independente (entre 550 e 600 GLH)

Pode entender as ideias principais de textos mais complexos, mesmo abstratos ou técnicos (se o assunto for corriqueiro). A conversa com nativos já não necessita de nenhum esforço, para ninguém. A produção textual e a emissão de opiniões, em discussões, se mostra clara e detalhada.

  • C1 – Proficiência eficaz (entre 750 e 800 GLH)

Você consegue entender a maioria dos textos, mesmo os mais complexos e com entrelinhas. Os brancos são muito raros, mesmo em conversas espontâneas. Consegue usar linguagens diferentes, para ambientes diversos. A produção textual é bastante detalhada, mesmo em temas complexos. Não precisa de legendas para assistir a filmes.

  • C2 – Domínio pleno (entre 1.000 e 1.200 GLH)

Na prática, tudo o que você ler e ouvir, vai ser compreendido. Você vai conseguir construir argumentos, coesos, depois de coletar de diversas fontes. Sua fluência, na hora de se expressar será grande, mesmo em situações mais complexas e que exijam nuances mais sutis de significado.

Essa nomenclatura é bastante comum em diversos livros e, se você estiver elaborando um currículo internacional (ou mesmo nacional), é interessante colocar dessa maneira.

ingles em 30 minutos cambly aulas

Como saber, então, quanto tempo é preciso estudar para ser fluente em Inglês?

Novamente, isso vai depender de uma conversa entre você e seu professor. Ele vai determinar, quanto tempo é preciso estudar para ser fluente em Inglês, de acordo com as suas necessidades e objetivos. Por isso, os tenha bem claros, quando iniciar seu curso.

Uma vez traçados os seus objetivos, a Cambly possui centenas de professores nativos, para os mais diversos fins. Escolhendo o mais alinhado com você, o seu tempo de estudo será otimizado e você atingirá a tão sonhada fluência em um tempo muito menor.

Tenha acessos a outros conteúdos com dicas incríveis como este acessando o blog da Cambly, como também, não perca tempo e potencialize agora mesmo as suas habilidades no idioma de língua inglesa conhecendo todos os benefícios do aplicativo Cambly!

Um comentário em “Quanto Tempo é Preciso Estudar para ser Fluente em Inglês?

Deixe uma resposta

FAÇA UMA AULA DE INGLÊS GRÁTIS
%d blogueiros gostam disto: